Resenha: Sorrisos Quebrados (Quebrados) - Sofia Silva

DSCN5606

Skoob – Avaliação: 5/5 Red heart

Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.
Viver para sempre juntos.
Mentiu em tudo.
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.
André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.
Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas.

 

*E-book de acervo pessoal da blogueira*

Ambos sonhamos com uma vida tão diferente e tudo que não aconteceu moldou quem somos agora.

É difícil trazer essa resenha aqui pra vocês hoje, juro que passei horas na frente do computador sem saber como começa-la, mesmo estando com minhas ‘ideias’ semi-prontas no caderno, pois tenho certeza que eu posso falar desse livro o dia todo aqui no blog, mas vocês só vão conseguir captar toda essência, toda grandiosidade dessa leitura somente se a lerem, somente se conhecem a fundo a vida de Paola, Sol e André.

Sorrisos Quebrados começa com um prólogo difícil, acho que nunca li algo tão doloroso na minha vida, de modo que precisei parar várias vezes pra respirar e pensar como é possível um homem que jurou amar a mulher fazer isso com ela, uma crueldade sem tamanho, uma cena dolorosa para Paola e que ficaria marcada pra sempre em sua pele e alma. 

“O Roberto era a prova de como os homens não são românticos somente na literatura. Ele era o meu conto de fadas. Só não imaginei que o papel dele na nossa história não era de príncipe, mas o pior dos vilões.”

Após essa cena o livro dá um salto de seis anos, onde Paola está morando em uma clínica e vemos como esse dia moldou sua vida a transformando completamente, destruindo além de sua aparência, seu coração, o fechando completamente para o amor. É a partir desse ponto que vamos conhecer melhor essa personagem e entender tudo que aconteceu e como ela lida com as sequelas de seu trauma.

Apesar de SQ ser um livro onde o ‘foco’ é o relacionamento abusivo, Sofia Silva foi brilhante ao escrevê-lo de uma maneira completamente diferente, em escrevê-lo com amor para inspirar cada pessoa que passou por dores parecidas, mostrá-las que há uma segunda chance para elas lá fora. Por isso esse livro é tão diferente dos outros, ele não vai mostrar a violência de um relacionamento abusivo, ele vai mostrar a superação, a luta diária de pessoas que passaram pelo pior da vida e sobreviveram, e precisam se manter vivas a cada dia e conviver com todas as marcas desse passado difícil.

Tento encontrar fragmentos do homem que amei, mas cada vez mais acredito que nunca existiu.

Os personagens desse livro são encantadores, acho que um dos fatos de todos gostarem tanto dessa leitura é que eles são reais demais, com sentimentos, dores e dúvidas reais. André foge do clichê de qualquer livro que já li, seja ele erótico, romance, drama ou outros infinitos gêneros da literatura. Ele é um homem comum que trabalha no ramo da construção civil, um trabalho árduo debaixo de chuva e sol, que acaba com suas energias e que ele faz sem reclamar, pois é desse trabalho árduo que vem o dinheiro para sustentar sua filha Sol, que é o centro de seu mundo.

As dores que esse personagem vivenciou no seu passado vão cortar o coração, então se preparem para chorar. Ás vezes você vai achar ele fechado demais, preso demais ao passado, mas a cada página você vai entender um pouco mais desse personagem, vai entender seus medos, suas dores e vai entender o porquê de seu passado ainda estar tão presente em sua vida, o impedindo de abrir seu coração para um novo amor.

DSCN5605

Estar em um relacionamento, por mais simples que pareça ser, requer o que já não tenho; o que sinto não poder dar a outra mulher, pois quando tentei desenterrar a única que amei, fiquei preso no caixão de onde ela saiu.

Sol é uma criança encantadora, ela é a leveza da história, é a partir dela que os personagens vão se tornar mais próximos, afinal onde todos viam feiura nas cicatrizes de Paola ela viu beleza, viu uma Princesa no lugar da Fera. Aquela menininha tão pequena e tão cheia de medos ajudou a colorir ainda mais o mundo de Paola que já era tão cheio de cores, é impossível não se apaixonar por essa pequena com toda sua energia e alegria, toda sua vontade de contar as coisas boas que passou naquele dia e todo seu amor por aqueles ao seu redor.

Já Paola, é a mestre desse livro, tudo que ela passou com seu ex-marido marcou ela pra sempre, a deixando com medo de outros homens e vários outros traumas na sua mente e na sua pele. O simbolismo com relação às cores torna sua história muito mais interessante e madura, pois na pintura ela encontrou uma maneira de superar seus traumas, nas estrelas uma paz para seu espírito, as cores um alívio para a escuridão que foi sua vida com Roberto e tudo que passou por causa dele.

DSCN5597

— Às vezes precisamos olhar para as pessoas com os nossos corações e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são.

A autora tem sensibilidade para escrever sobre assuntos tão pesados como os traumas vividos por esses personagens sem deixar a história pesada, a profundidade com que ela aborda tais emoções é repleta de delicadeza, fazendo com que o leitor não se sinta incomodado com a história em momento algum, mas que ainda assim sinta e vivencie cada emoção, cada recordação pelos olhos de Paola e André.

O relacionamento entre o casal é tão bem construído, que dá vontade de mandar pra algumas autoras internacionais de exemplo para ‘como escrever um livro de superação certo’ rsrsrs. Brincadeiras a parte, esse amor entre os personagens é construído sem pressa, com o tempo certo para cada um deles curar sua ferida por completo e assim criar uma base sólida para um novo relacionamento, uma relação segura que não irá os quebrar novamente. Esse ponto da história é muito real, pois pessoas que passam por traumas tão grandes como os dos personagens não se curam da noite pro dia, de uma semana pra outra, isso é um processo lento e doloroso, e que precisa de muito amor para acontecer.

As cenas sexuais do livro também são um show a parte, pois elas não firam vulgares/eróticas em momento algum, são quase poéticas. É na promessa de ‘só mais uma noite’ que duas pessoas tão quebradas vão encontrar conforto para suas almas e seus corações que já sofreram tanto e precisam de algum conforto, mesmo que momentâneo.

DSCN5601

O cuidado com a diagramação do livro é outro elogio (acho que só fiz elogios nessa resenha né rsrsr). A autora – pra quem não sabe- é portuguesa, e pagou revisão copidesque para o Português do Brasil para lançar o livro por aqui, de modo que a revisão dele está muito boa e eu não encontrei erro algum. Ela também ‘encomendou’ tais ilustrações que vemos nesse livro, que deixaram a obra muito mais especial, afinal se não pudéssemos ver o amor de Paola pelas cores e pelas estrelas o livro perderia um pouquinho do encanto. Os capítulos são intercalados dos pontos de vista de André e Paola, e no começo de cada possui a mesma ilustração da capa – linda –. 

Enfim, não sei mais o que falar aqui para convencer vocês a lerem esse livro (aliás, nem sei se consegui passar tudo que senti lendo, pois escrever essa resenha sem soltar spoilers foi um parto rsrsr).

Sorrisos Quebrados é um livro lindo, é uma experiência única de literatura que você lerá em sua vida, pois apesar de ter um tema tão duro e difícil, a autora conta essa história de superação de uma maneira colorida e poética, e com personagens tão marcados encanta o leitor e enche sua vida com mais cores. Não se engane achando que você lerá mais uma história clichê aqui, pois de clichê esse livro não tem nada, é uma história bela cheia de sentimentalismo e mensagens bonitas, onde fica a lição no final que mesmo quando você tem seu destino mudado e rasgado em sua alma, você ainda tem o que oferecer, ainda há esperança para o amor se seu coração estiver batendo, ainda há beleza mesmo que você não consiga ver isso, ainda há espaço para as cores, mesmo vivendo na escuridão.

— Eu sou como aquela Caixa preta, Paola. Sou grande e dou abrigo a todos que amo, mas sou oco por dentro. Era escuro, vazio... até você entrar e me iluminar. E... e eu não quero viver mais sem cor.

O livro ainda está disponível na Amazon (link para comprar no final da resenha) mas será lançado em versão física pela editora Valentina em Setembro na Bienal no Rio, e sim, a linda da Sofia Silva vem também para o evento, então peguem seu livrinho no lançamento e corram para pegar um abraço, autografo e beijo dessa autora tão simpática que acolhe em seus braços cada leitor, cada Quebrado.

Mais quotes

Um filho é o amor máximo, mas não é exclusivo. Precisamos viver diferentes amores.

Não me interessa se ela e eu temos problemas. Quando estamos só nós duas, somos apenas pessoas que gostam de colorir o mundo.

A vida é como as estrelas. Uma bela mentira que, ao contrário de outras, precisamos tentar agarrar com toda a força porque é fugaz. É a mentira mais linda do mundo.

“Só existem essas duas mentiras que podemos aceitar: a vida para aproveitarmos ao máximo e as estrelas para tocar.”

— Quando arrancaram pedaços do seu corpo, o coração ficou aí dentro. Batendo.

Quero que esta noite seja a exceção à nossa realidade. Uma noite que recordaremos como algo bom.

Fazemos amor na escuridão, mas surpreendentemente brilhamos mais do que estrelas.

A vida é um labirinto onde todos tentamos encontrar a saída e onde poucos têm a sorte de encontrar o parceiro ideal para a aventura. Alguém que não solta a nossa mão quando erramos na escolha do caminho e nós também não temos vontade de fazer isso porque percebemos que mais importante do que a saída, é conhecer o labirinto.

Sorrisos Quebrados

ISBN: B010PHTR62
Ano: 2016 / Páginas: 286
Idioma: português
Editora: AMAZON

avaliação cupcake - Cópia

23 comentários:

  1. Resenha perfeita.
    Sorrisos Quebrados é dos livros mais lindos que li na vida. Vivo indicando para todos lerem. Leitura obrigatoria. Não vejo a hora de conhecer a autora e pegar meu livro na Bienal.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    esse livro está na minha lista de desejados há um bom tempo, sem contar que sou apaixonada por essa capa e porque também já li ótimos comentários a respeito. Amei poder conferir suas impressões e os quotes também, o que me deixaram ainda mais motivada por essa leitura. Já sabia sobre o seu lançamento pela editora Valentina, e com certeza irei adquirir meu exemplar.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi. :)
    Enquanto comento na sua resenha, estou baixando esse livro. Me deixou sem palavras a sua resenha. Adoro livros que marcam o leitor, que traz algo pra se pensar e que sempre tem uma criança pra amenizar todas as dores, ou parte dela.
    Amo romance, mesmo que ele venha depois de um relacionamento trágico, já vou colocar no cel pra ler. Preciso!
    Amei a dica, pois tb não conhecia esse. Já fui em vários blogs e nenhum dos livros eu conheço rs. Ando fora da net por muitos dias, então dê um desconto rs.
    Simplesmente amei os quotes! Amo resenha com quotes, pra mim resenha se quotes perde toda a vontade de ler, pq o quote é o que dá a curiosidade. Muitos não colocam e fica aquela resenha do tamanho do mundo, o que acaba dando preguiça de ler rs.
    As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina, eu adoro livros assim, bem sensíveis e carregados de drama. A capa do livro também é uma verdadeira obra de arte, o que me deixa com mais vontade de poder conhecer esta história.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Até um certo tempo atrás, esse livro era só o que se falava em grupos literários no Facebook, e sabendo que será lançado físico em breve, minha vontade de ler tá nas alturas!
    Adorei sua resenha, apesar de muita gente falar nele, não sabia exatamente do que se tratava, mas agora descobrindo e sabendo o tema pesado, que é tratado com certa leveza, fiquei mais curiosa ainda pra ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Um livro tão elogiado como esse não pode ser menos que ótimo.
    Vi que ele será publicado em edição física e já anseio pelo meu exemplar. Relacionamentos abusivos existem desde que o mundo é mundo, a diferença hoje é que as vítimas estão começando a entender que não merecem ser tratadas assim, as mulheres que são as principais vítimas da agressão doméstica estão aprendendo a unir-se e dizer chega, muitas ainda morrem sem conseguir livrar-se do conjugue opressor, mas tenho fé que um dia iremos virar o jogo, vamos diminuir se não zerar essas estatísticas lamentáveis e acredito que obras como essa são importantes para que as pessoas continuem se colocando no lugar do outro, ler uma narrativa tão real como essa pode sim, funcionar como um estímulo a empatia, e quem sabe mais pessoas olharão essas mulheres, não apenas com aquela que "apanha por que quer", mas como as vítimas de um crime bárbaro que são.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Acho a capa muito linda dessa obra, só não sei se o gênero da história faça o meu estilo de leitura, por enquanto vou deixar passar a dica, mas com certeza vou deixar a dica anotada, pois a sua resenha me deixou bastante curiosa!

    BJss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que delícia ler mais uma resenha de SQ, é difícil falar desse livro sem puxar muito o saco já que estive envolvida com esse lançamento na Amazon. <3
    Como sempre digo a uma amiga, Sofia Silva já estava pronta para ganhar o mundo, só faltava o momento certo.
    Ele chegou e estou ansiosa por ver esse livro na minha estante, guardarei com carinho para sempre!
    Abraços
    Joyci.
    livrosagogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Não fazia idéia de que esse livro era sobre esse assunto.
    Eu sempre achei a capa lindíssima, e era o meu maior atrativo na obra.
    Após ler sua resenha, minha vontade de ler aumentou MUITO. Quero conferir a obra e ver como o tema é tratado, com tanta delicadeza, como você disse! <3

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?
    Amei a resenha, não conhecia esse livro! Mas ao saber que ele será lançado na Bienal do Rio ele será o primeiro da minha lista! Já amei a história e os personagens, achei as imagens tão lindas *---* Já estou apaixonada por ele sem nem ter lido...

    ResponderExcluir
  11. Olá Sabrina,
    Já fiz essa leitura e gostei muito, mas não achei tão maravilhosa assim, pois senti que, em alguns momentos, a autora apelou para o sexo e não achei isso legal. Entretanto, o sofrimento dos dois personagens, a criança mais linda de todo universo, a diagramação mais amor do mundo são pontos extremamente positivos nessa história.
    Sua resenha, como sempre, está extremamente apaixonante e as fotos estão lindas também.
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    QUE CAPA MAIS MARAVILHOSA MEU POVO! Estou apaixonada <3
    Já ouvi muita gente comentar sobre a obra e eu simplesmente amo livros em que os personagens são reais. E você dizendo que iremos chorar? Meu DEUS, já estou nervosa haha. A sua resenha realmente está maravilhosa, me deixou SUPER com vontade de conhecer a obra, mas acredito que eu vá esperar o físico. Mas obrigada pela dica, pelo visto o livro é incrível ♥
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Vi muitas resenhas positivas sobre esse livro, uma amiga leu e ficou tão apaixonada que já tinha até colocado na minha lista de desejados, mas essa resenha sua ! *suspiros* me fez ficar ainda mais interessada!

    Parece ter uma premissa incrível, principalmente pelo fato de não ser somente sobre o abuso e sim sobre a superação dele, quantas mulheres sofrem abuso diariamente? quantas não conseguem se reerguer após um relacionamento abusivo? Preciso muito muito muito ler essa história!

    Obrigada pela dica e resenha linda!

    Beijs
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu lembro desse livro pelas divulgações de lançamento, mas não conhecia essa premissa, achei incrível! O fato de trazer personagens tão fortes e histórias tão intensas me chamou atenção, além disso suas fotos ficaram incríveis e os quotes que separou então nem se fala!! Amei de paixão sua resenha 💜

    ResponderExcluir
  15. Que bacana que a Valentina vai publicar a história! Eu já li algumas resenhas dele e todas são maravilhosas, como a sua! Não duvido da profundidade da história e com certeza vou querer fazer essa leitura, só voi esperar lançar o físico porque a leitura de ebooks está complicada por aqui!
    Excelente resenha, parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Todos falam sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Nossa, já percebi que será uma leitura muito emocionante, e essa história de superação deve ser linda! Adorei essa dica, com certeza vou ler o livro, e já vou me preparar que vou adorar e acredito que vou me emocionar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, preciso dizer que sua resenha está maravilhosa. Você conseguiu expressar muito bem seus sentimentos durante a leitura e abordou todos os aspectos importantes do livro.
    Eu tenho muita vontade de ler essa obra, porém, estou esperando o momento certo. Mesmo a escrita da autora sendo sensível e ela ter focado mais na superação desses dois personagens, do que no relacionamento abusivo que Paola viveu, acredito que ainda é uma leitura muito dolorosa. No momento, estou precisando de livros mais alegres.
    No entanto, é uma dica que já está anotada e pretendo ler assim que possível.
    E, mais uma vez, adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Olha, eu confesso que já vi inúmeras resenhas desse livro por aí, mas nunca li nenhuma delas, não havia me interessado pelo livro ainda, mesmo ele tenho essa capa linda! Mas caramba, que resenha intensa e profunda, posso afirmar que consegui sentir todos os sentimentos que você sentiu através de suas palavras.
    A trama parece ser bem forte e muito dolorosa também, pelo que puder perceber. Amo livros assim e já vou colocá-lo na minha lista de desejados. Muito obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  19. Oi! E uau... Preciso dizer que eu nunca tinha me deparado com uma resenha que abordasse de forma tão profunda e que fizesse realmente sentir toda a carga emocional, o drama que ela possui. Sendo bem sincera, eu achava que era apenas mais uma obra como muitas outras existentes por ai, mas chegando aqui eu vejo que se trata de uma obra que mexe com o leitor. Uma obra que ensina a quem sofre se deixar dar mais uma chance e é impossível ficar indiferente a isso. Os quotes que você colocou aqui são de uma sensibilidade sem tamanho e eu já consigo me enxergar chorando rios e rios ao ler, porque eu definitivamente preciso ler! A diagramação está realmente linda e essas ilustrações estão maravilhosas, é um livro que eu não sei como até agora não tinha entrado para minhas leituras, mas que já está mais do que adicionado depois dessa resenha maravilhosa! Parabéns pela resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro pela blogosfera, mas nunca li nenhuma resenha sobre ele, por isso fiquei animada com seu post. A premissa é muito interessante, eu gosto bastante de histórias sobre superação e os temas abordados nessa me deixaram animada. Creio que seja uma história dolorosa, mas a autora parece ter escrito de uma forma linda e poética mesmo. Enfim, gostei muito da sua resenha, espero ler esse livro em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oiee Sabrina ^^
    Eu acabei de comprar este livro! Estou doida para lê-lo, lembro que, quando ele tinha sido lançado, o pessoal só falava disso...haha' foi o bastante para me deixar curiosa para saber do que se tratava, e agora estou muito animada para ler, pois sempre vejo resenhas positivas (o que só aumenta a minha expectativa, mas tudo bem). Fico feliz em saber que você gostou, espero achá-lo tão lindo quanto você ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  22. De tanto ver bons elogios sobre esse livro, o adquiri recentemente mas ainda não o li. Pensando agora, não sei como me sinto em relação ao tema. Mas fico feliz por ela mostrar a superação e não a dor que sente após um relacionamento abusivo e tão violento.

    fico muito feliz que tenha apreciado tanto assim a leitura. Espero que eu tenha experiencia similar à sua!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Que resenha maravilhosa ! Acho que esse livro com certeza é um daqueles que me fazem chorar horrores , mas que eu simplesmente amo. Morro de amores por livros que tratam de assuntos delicados como depressão, suicídio , relacionamentos abusivos e etc. Achei mais interessante ainda pelo fato de tratar da parte de superação. Anotei a dica . Beijos e sucesso no blog

    ResponderExcluir