Resenha: O Elevador Ersatz (Desventuras em Série # 06) - Lemony Snicket

DSCN5615

Skoob – Avaliação: 5/5

Como nos episódios anteriores, o sexto livro de Desventuras em série está repleto de desgraça, desespero e mal-estar. Quando essa nova desilusão começa, os irmãos Baudelaire estão acompanhados do Sr. Poe, um executivo de banco que ficara encarregado das crianças depois da morte dos pais deles num horrível incêndio.Eles vão até à residência da família Squalor, os novos tutores dos Baudelaire. O Sr. Poe acredita que ali Violet, Klaus e Sunny estarão a salvo do ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, que foi o primeiro tutor dos três irmãos e que pretende, desde então, apropriar-se da fortuna herdada pelos Baudelaire. A última maldade cometida por Conde Olaf foi raptar os trigêmeos Quagmire, de quem os Baudelaire haviam ficado amigos no colégio interno.Jerome e Esmé Squalor moram num apartamento de cobertura na Avenida Sombria. Para o desânimo dos três irmãos, o elevador do prédio foi desligado e eles são obrigados a chegar ao último andar pelas escadas escuras e tenebrosas. Depois de muitos e muitos degraus, eles finalmente chegam à casa nova, um enorme apartamento com 71 quartos, e descobrem que seus novos pais os tinham adotado apenas porque ter órfãos estava na moda.Os irmãos parecem bem instalados, mas uma nova aparição do Conde Olaf vem trazer pavor aos Baudelaire. Eles agora têm de descobrir um jeito de se livrar dessa pérfida ameaça. A resposta pode estar no elevador ersatz, uma passagem secreta tão escura quanto "uma pantera negra como azeviche, coberta de piche, comendo alcaçuz preto no ponto mais profundo da parte mais funda do Mar Negro". E os perigos estão só começando. Dali em diante, uma montanha de horrores e desgostos ainda espera pelos desafortunados irmãos Baudelaire.

*Livro de acervo pessoal da blogueira*

Confiram as resenhas dos livros anteriores:

   Mau ComeçoA Sala dos RépteisO Lago das SanguessugasSerraria Baixo-AstralInferno no Colégio Interno

Após quase serem pegos por Conde Olaf no Colégio Interno e ver os amigos Quagmire serem raptados pela equipe do terrível vilão, os órfãos estão novamente à caminho de um novo tutor. Agora eles morarão na mesma cidade em que viviam, a poucas quadras da sua antiga casa, porém a Avenida Sombria 667 é um tanto quanto peculiar, já que seis moradores estão sempre antenados em o que está In e o que está Out, e nesse momento a escuridão está In, logo a Avenida está cercada de árvores imensas que não deixam passar a luz, e todo o prédio de 48 andares está em plena escuridão, para melhorar ainda mais o elevador está Out, então eles terão que subir os 48 andares de escadas para conhecer os novos tutores.

A família Squalor é bem peculiar, assim como toda a vizinhança. Eles moram na cobertura, um apartamento com mais de 70 quartos e vários cômodos, de modo que as crianças vivem se perdendo pelos corredores até encontrar o seu destino, Eve e tutora só os aceitou porque órfãos estão In, e Jerome porque era muito amigo dos pais das crianças e sempre quis adota-los após o incêndio, mas apesar do bom coração ele segue tudo que a esposa dita, e naquela época órfãos estavam out.

Mas apesar de toda essa peculiaridade os órfãos estão vivendo bem naquele incrível apartamento, e estão de olhos abertos para a chegada do Conde Olaf, porque é certo que ele aparecerá mesmo com toda segurança do prédio. E  tem também a preocupação com os trigêmeos Quagmire que estão desaparecidos e ninguém está realmente preocupado em encontra-los. Como será que acabará mais esse capítulo de desventuras do órfãos mais desafortunados da literatura?

Ersatz é uma palavra que descreve uma situação em que uma coisa está fingindo que é outra.

O Elevador Ersatz até agora pra mim foi um dos melhores livros da série, ainda que a história siga o padrão dos outros livros de: órfãos vão para um  novo tutor – momento de alegria – Conde Olaf aparece – Momento tensão que ninguém acredita neles – resolução do problema - órfãos vão para um novo tutor….; aqui os irmãos Baudelaire estão muito mais aventureiros, muito mais espertos e desconfiados de cada passo que o Conde Olaf está dando.

A história aqui está muito mais investigativa e cheia de aventuras, os órfãos estão a todo momento bolando planos para desmascarar o Conde Olaf e salvar os seus amigos Quagmire, então temos cenas ótimas das invenções de Violet, a inteligência de Klaus e é claro Sunny com seus dentinhos super úteis.

Um dos pontos mais fortes desse livro pra mim são as reviravoltas que ele apresentou, de modo que eu não desconfiei de nada em momento algum, e quando tudo aconteceu fiquei de boca aberta igual os nossos protagonistas. Lemony também aborda mais a questão do C.S.C nesse livro e também os túneis subterrâneos que são vistos na série da Netflix, que interligam vários pontos principais da história. Espero que esses dois elementos sejam ainda mais trabalhados nos próximos livros pois estou morrendo de curiosidade, e me coçando para pesquisar o que significam esses mistérios srrsrsr

Enfim, O Elevador Ersatz é um livro bem mais maduro dessa série, que mostra uma evolução na narrativa imensa, e também um amadurecimento nos órfãos que estão cada vez mais preparados para o pior. Com muita aventura e vários mistérios não tem como não ficar preso a mais esse capítulo da vida dos Baudelaire, e é claro se emocionar no final com tamanha tristeza que é a vida deles.

Dica do dia: No site CupomTerra vocês encontram vários cupons de desconto para várias lojas online, e clicando aqui –> Cupom de desconto Casas Bahia vocês irão para uma seleção de cupons para usar nas Casas Bahia, na loja online que está com ótimas ofertas de livros e é claro tem esse BOX maravilhoso de Desventuras em série.

O Elevador Ersatz

ISBN-13: 9788535903201
ISBN-10: 8535903208
Ano: 2016 / Páginas: 232
Idioma: português
Editora: Seguinte

avaliação cupcake - Cópia

14 comentários:

  1. Oi Sasá sou louca pra ler essa série de livros espero ter a oportunidade, porque o box infelizmente está fora de minhas condições financeiras.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Acho que desse volume, sua resenha foi a primeira que li a respeito e fico cada vez mais curiosa com o desenvolvimento. Quero muito comprar essa série e poder conferir todas as desventuras. Bom saber que há uma evolução nesse livro, e obrigada pela dica sobre o cupom de desconto.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,
    Após ler a sua resenha fiquei ainda mais curioso para conhecer os outros livros.
    Detalhe: Eu parei de ler no primeiro, e isso me deixou um pouco chateada, porque eu parei de ler e fui (correndo) ler a resenha do próximo livro e acabei pegando um spoiler.
    Mas eu adorei a sua resenha, você além de ser sincera com a escrita do autor e a estória. Foi uma fofa tirando as fotos.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Quero ler esse livro então confesso que li sua resenha bem por cima.
    Já assisti o filme e a série, e a série foi muito mais proveitosa ao meu ver (dois dos meus atores favoritos fizeram parte). Espero ter a chance de ler em breve!

    ResponderExcluir
  5. Pensa em uma série que tenho uma vontade danada de assistir e de ler, mas tenho receio de comprar o box e não gostar, vou seguir a sua a dica e dar uma olhada nas casas bahia

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Nunca li nenhum desses livros, apesar de já ter assistido ao filme. Tem estórias de livros que eu não sou chegada, se bem que nesse livro em especial há muitos elementos interessantes e pode ser que qualquer dia eu venha a ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    eu acabei de finalizar a leitura do primeiro livro da série e estou super animada para continuar lendo, fico feliz que a narrativa evolua e que haja um amadurecimento notável nos irmãos, já gosto muito deles e prevejo essa afeição aumentando ainda mais. Eu não comprei o box, por motivo de não tenho dinheiro haha ganhei os dois primeiros livros como cortesia da editora e no momento tenho apenas esses, mas pretendo comprar os demais livros aos poucos e individualmente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Um dos meus sonhos de consumo é adquiri esse box, sou doida para ler essa série desde que assisti o filme e depois da série então, só intensificou esse desejo. Confesso que li sua resenha bem superficialmente, porque não quero saber mais do que já sei da história. Espero ler essa série muito em breve, ela promete ser bem divertida e uma ótima forma de entretenimento.

    ResponderExcluir
  9. oi tudo bem
    mesmo só escultando coisas positivas sobre esta serie de livros
    eu infelizmente não tenho vontade nenhuma de ler pois eu vi a serie e achei muito cansativa e muito mesmo .

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Eu adoro essa série <3 De fato esse livro apresenta uma evolução enorme na narrativa e nos personagens, que não ficam sendo pegos desprevenidos por tudo como nos outros livros. Quanto ao acontecimento final, também me surpreendeu. Não conseguia imaginar que aquilo estava por vir rs
    Espero que continue gostando da série ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  11. Ooi,
    Eu amo a série mas nunca consegui terminar de ler!! A frustração de ver Conde Olaf escapar todas as vezes acabou me desanimando completamente e parei no quarto ou quinto livro. Pretendo reler os primeiros e terminar a história mas não sei bem quando vou conseguir.
    Adorei o blog.

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  12. Olá Sabrina!
    Ainda não deu andamento a essa série, mas gostei muito de conhecer suas impressões, pois percebi que a história vai amadurecendo. A única coisa que me incomoda um pouco nessa trama é que os livros parecem ficar apenas na mesma situação. Acho que, apesar disso, vou dar andamento nessa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oii!!
    Todo mundo fala muito bem dessa série de livros, mas até hoje, não consegui ler nenhum. Eu vi somente o filme, e achei bem legal. É o tipo de série que eu gosto de ler. Não sei quantos livros são ao todo, mas tenho certeza que é uma leitura que vale a pena. Uma pena o Conde Olaf ser tão mal assim, ele poderia deixar as crianças em paz, mas ai a história não teria graça hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler os livros dessa série, pena que nunca tive oportunidade. Adorei ver que você continua recomendando a série e que esse volume é muito contagiante. Pretendo ler em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir