O Sol Também é Uma Estrela - Nicola Yoon

DSCN5101

Skoob – Avaliação: 5/5

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

*Livro recebido em parceria com a Editora*

Ai meu deus que livro fofo!

Resultado de imagem para gif tumblr fofo

É oficial. Nicola é a autora que faz as histórias YA mais fofas desse Universo.

Natasha é uma Jamaicana ilegal em Nova York que está a poucas horas de ser deportada para um país do qual tem lembrança nenhuma, e tudo por uma atitude idiota de seu pai que foi pego dirigindo bêbado, e acabou contando aos policiais que era ilegal naquele país. Desesperada, ela sai para conseguir uma segunda chance, alguma fagulha de esperança para que eles possam continuar na América do Norte. Assim ela recorre à assistência do serviço de Imigração para que eles possam reavaliar seu caso e quem sabe mudarem de ideia quando à extradição de hoje a noite.

Daniel é segundo melhor filho, que acabou de se tornar o primeiro após seu cruel irmão Charlie ser expulso de Harvard. Seus pais coreanos são bem rígidos com a educação dos filhos, e já traçaram todo seu destino por ele, começando pela entrevista que deve fazer hoje para entrar na Yale e cursar medicina, ele será um médico e não um poeta como sempre sonhou.

O destino de dois jovens diferentes já está traçado, nenhum deles pretende mudar o curso de suas vidas drasticamente nesse dia completamente atarefado e importante que eles terão. Mas será que existe um Destino capaz de fazer com que duas pessoas tão diferentes se encontrem e se apaixonem? Será que em algum Universo paralelo existe uma vida onde Natasha e Daniel se apaixonam e ficam juntos até o fim? Em que Universo será que a história desses dois jovens está se passando? Como será que eles terminarão no final desse dia?

tumblr_ojkeb0unAG1rfwx2ro1_500

Sabe, quando eu li o primeiro livro da Nicola publicado aqui no Brasil me apaixonei muito pela sua escrita tão diferente e tão fofa, mas ao terminar O Sol também é uma estrela em poucas horas (sim, eu não consegui largar esse livro) ele se tornou o meu favorito do gênero, e um livrinho especial que estará guardado em meu coração pra sempre.

A autora aborda questões muito importantes nessa história além de um simples romance adolescente. Imigração, cultura, preconceito, racismo, física, amor, ciência, família, sonhos… Todos esses temas são amplamente abordados aqui, mas o que mais me chamou atenção com certeza foi saber mais sobre Imigração e como essas pessoas se sentem em um país que não é o delas.

A família de Natasha veio para ter mais oportunidades, e nunca saiu de um pequeno apartamento com um único quarto; A de Daniel veio para que os filhos não passassem por toda pobreza que eles passaram quando jovens, mas lutam constantemente com a perda da sua cultura naquele país estranho. As duas famílias parecem muito diferentes, mas a questão da cultura do país novo vs antigo é muito abordada na história, você consegue ver como a de Daniel é sempre frustrada por estar perdendo cada vez mais sua cultura, Charlie por exemplo nem gosta de falar em coreano, outros narradores também desse país nos apresentam pontos de vista bem peculiares, como a garçonete que foi proibida pelo marido de falar com o filho porque ele se casou com uma americana. Já a de Natasha que veio para ter oportunidades se sente cada vez mais oprimida por não ter sucesso em nada, e agora voltar para um país que abandonou há anos pode ser um choque cultural imenso, principalmente porque eles não se lembram de nada mais da Jamaica.

Daniel é um amor, um fofo sonhador, um poeta, e por mais que em alguns momentos ele seja um pouco impulsivo e doidinho acho que ele foi o protagonista perfeito para Natasha, o toque de sonhador que faltava na menina de fatos, o improviso na menina dos planos. Seus pontos de vista são sempre interessantes de acompanhar, ver como a família o controla, como ele faz de tudo para não desagradar os pais e mesmo assim nunca é o suficiente é bem triste, mas mostra a realidade de uma cultura que é controladora por ‘Natureza’, a Coreia do Norte não é conhecida por ser um país fácil, e a autora consegue passar isso com muita clareza na história.

Fato observável: a gente nunca deveria tentar uma possibilidade remota. Melhor estudar as chances e tentar a possibilidade provável. Mas, se a remota é a única, é preciso tentar.

DSCN5111

Já Natasha se tornou uma das minhas protagonistas favoritas. Enquanto sua família está conformada de ter que ir embora ela vai atrás de uma solução, uma entrevista, alguma coisa que ela possa se agarrar para ter esperanças de permanecer naquele país que ela cresceu, e não voltar para a Jamaica da qual ela não se lembra de nada. Ela é prática, inteligente, adora ciência e não acredita em destino, através dela conhecemos bastantes fatos curiosos sobre o Universo. Suas conversas são inteligentes e dão uma segurada no livro, para que ele não fique parecendo um YA bobo entre dois adolescentes que acabaram de se conhecer.

E por falar na questão do casal, achei a sacada da autora para essa história brilhante, por mais que tenhamos um romance ai que começa e se desenvolve no mesmo dia, ele não é forçado. As coisas sempre acontecem por um motivo, ambos conversam sobre tudo e todas as coisas (hahahaha, olha o trocadilho kkkk) e isso deixa tudo mais embasado, a química surge da convivência, então porque não poderia surgir entre dois jovens que estão em uma situação bem complicada e que querem apenas se apegar a única coisa boa que conseguem ver no momento?

Outro aspecto brilhante desse livro é que temos vários outros narradores além de Natasha e Daniel. Seus pais, o advogado, o Universo, a teoria do avô, a secretária… Todos que tem a ver de alguma maneira com a história dos dois acabam colocando seu ponto de vista naquele livro, embasando o principio de que qualquer mínima ação que você faça acaba modificando uma coisa lá na frente, que pode ser boa ou não: toda ação tem sua reação.

Os seres humanos não são criaturas razoáveis. Em vez de governados pela lógica, somos governados pelas emoções. O mundo seria um lugar mais feliz se o oposto fosse verdade.

DSCN5119DSCN5122

A edição da Editora Arqueiro é linda, cada narrador tem uma ilustração no começo de seus ‘nomes’, ilustrações que são as mesmas da cartela de adesivos que quem comprou o livro na pré-venda ganhou. A diagramação e revisão do livro estão incríveis. A capa foi feita por uma designer australiana: Dominique Falla, e seguiu o mesmo padrão da versão estrangeira. Amei também os mimos que a editora enviou para os blogs parceiros, então: brigadão seus lindos <3

Há uma expressão japonesa da qual eu gosto: koy no yokan. Não significa exatamente amor à primeira vista. É mais parecido como amor à segunda vista. É a sensação que a gente tem quando conhece uma pessoa por quem vai se apaixonar. Talvez você não a ame imediatamente, mas é inevitável que acabe amando.

DSCN5094

O Sol também é uma estrela é um livro sobre viver o hoje, sobre aproveitar cada segundo daquele momento especial e único nas nossas vidas. É sobre pensar que cada coisa que você faz, cada mínima ação, escolha ou minuto tem uma reação na vida de outra pessoa, o famoso efeito dominó, e que muitas vezes não pensamos nisso antes de realizar algo que irá nos mudar pra sempre. É um livro sobre família, sobre escolas e principalmente sobre sonhadores e céticos, ninguém deve ser demais somente uma dessas pessoas, deve saber aproveitar o bom dos dois lados, sobre recomeços e segundas chances. É um livro que vai fazer você refletir em cada página, e pensar mais nas consequências de suas ações antes de fazer algo que pode mudar a sua vida e a do próximo pra sempre.

Nicola conseguiu desenvolver esse livro improvável com maestria, e por mais que essa resenha esteja chegando ao fim, sinto que não está no nível que esse livro merecia. Esta é uma obra que todos deveriam ler, dar uma chance e se apaixonar ainda mais pela escrita dessa autora tão improvável e brilhante.

Nós temos cérebros grandes e lindos. Inventamos coisas que voam. (...) Somos capazes de grandes coisas. De uma grande história. Por que aceitar menos? Por que escolher a coisa mais prática, a coisa mais corriqueira? Nós nascemos para sonhar e fazer as coisas com as quais sonhamos.

DSCN5100DSCN5104

O Sol Também é Uma Estrela

 

ISBN-13: 9788580416589
ISBN-10: 8580416582
Ano: 2017 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Arqueiro

Compre: Amazon | Saraiva | Submarino

    avaliação cupcake - Cópia

15 comentários:

  1. Ainda espero conhecer esses dois em breve acho que vou amar, apesar de não ter lido Tudo e todas as coisas para conhecer a escrita da autora eu sei que ela é maravilhosa e o livro já teve muitas vendas por aqui e então quero ler em breve.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. AI MEU DEUS! Que história mais delicinha <3
    Parece ser daquelas que super aquecem seu coração mesmo.
    Se eu já quero? Sim, claro ou com certeza?
    Sua resenha me deixou super animada, sério! Já vou colocar na minha listinha de desejados.
    E o que falar dessa edição? Parece estar bem caprichada! Esses mimos também, super amorzinhos.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Que resenha bacana e completa, fiquei curiosa e com vontade de ler, amei a almofada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina
    Que kit lindo que a Editora enviou para os parceiros.
    Realmente parece uma história bem autêntica que foge a tudo que já li. Legal que mesmo sendo em um dia nada é forçado (o que as vezes chega a irritar). Além disto aborda um tema super atual que é a imigração.
    Pretendo ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi ! Tudo bem ?
    Muito boa sua resenha !
    Primeiro de tudo queria falar da capa do livro que achei incrível ! Que impecável !
    Segundo que essa história é de aquecer o coração ! Tenho uma amiga que ama histórias assim ! Já vou indicar 💕

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro para ser lido com calma e ir refletindo. Nos mostra que devemos correr atrás dos nossos objetivos. Quero ler.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tô louco por esse livro *-*
    Adorei sua resenha assim como as fotos. A curiosidade e vontade de adquirir essa belezura só aumentou.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sabrina!
    E se eu te dizer que acabei de conferir uma resenha desse livro e que, se ela já havia me deixado com vontade de ler o livro, a sua só me deixou DESESPERADA para fazê-lo?! Fala sério, tantos elogios assim, e suas ressalvas parecem justificar tudo ainda mais. É bem incomum livros falarem sobre essa questão da imigração, e é uma sacada ótima da autora quanto à esse livro mesmo, além dos demais temas que você citou que, dentro do contexto e desenvolvimento certo dado por Nicola, devem mesmo só acrescentar ao enredo e fazer a leitura ser tão intensa, envolvente e gratificante também. Ainda não li o anterior dela, mas já decidi que quero começar a ler a autora por esse livro. Espero poder lê-lo ainda esse ano e gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu pirei nesse livro, primeiramente pela capa. Depois pela sua resenha, que ficou perfeita. Parabéns. Eu quero ler.

    ResponderExcluir
  10. Oii, eu já tinha visto a capa mas não fazia ideia de que falava. Gostei da sinopse, apesar de não estar lendo muitos romances eu gostei muito da premissa e do que você falou sobre os personagens. bjos

    ResponderExcluir
  11. Ola, Sabrina!
    Já tinha lido a resenha desse livro, mas quando li de novo, tive a certeza de que vou ler o quanto antes esse livro. Amei as frases dele, são muito inspiradoras, amei tudo!!
    Gostei da resenha!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Sabrina!
    É verdade, para toda ação, existe uma reação, lei básica da física.
    Gostei muito de ver que a autora abordou temas como: Imigração, cultura, preconceito, racismo, física, amor, ciência, família, sonhos e ainda tem um romance fofo e sem discriminação, embora a família não aceite bem.
    Não li ainda nenhum dos livros da autora, mas bem quero, porque abordam temas importantes.
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!



    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser mesmo uma delícia de ler!
    O livro é lindo e a história mais ainda!
    Super doida para ler.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Fiquei interessado pelo livro depois de ler a sua resenha! Achei fantástica e achei lindo os itens. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Eu estava super curiosa para saber mais sobre esse livro, desde que a Arqueiro lançou no Brasil. Mas essa é a primeira resenha que leio dele. Deu para perceber que se trata de uma história mais interessante do que eu havia imaginado e com temas importantes sendo abordados. Geralmente tenho um certo receio de história em que os protagonistas se apaixonam logo de cara, então gostei de saber que Nicola não criou um romance forçado. Espero ter oportunidade de lê-lo em breve!
    Abraços!

    ResponderExcluir