Resenha: Serraria Baixo-Astral (Desventuras em Série # 04) - Lemony Snicket

resenha serraria baixo-astral desventuras 4

Skoob – Avaliação: 5/5

Na opinião de Lemony Snicket, "de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora". Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma "ironia do destino", pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, "a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero"...Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: "Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!". A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado.

*Livro de acervo pessoal da blogueira*

Confiram a resenha dos livros anteriores…

          Mau ComeçoA Sala dos RépteisO Lago das SanguessugasSerraria Baixo-Astral

Olá pessoal, tudo certo?

Hoje trouxe a resenha do quarto livro de Desventuras em Série, semana passada tive que pular o post pois precisei viajar de última hora e não ia dar tempo de ler e resenhar, mas agora estamos nós aqui, e todas as postagens serão na quinta-feira ok?

Serraria baixo-astral é o primeiro livro de que não sabia nada do que iria acontecer, afinal ele foi cortado do filme (fui lá agora conferir porque eu não tinha certeza se essa parte estava lá ou não), e foi um dos livros que mais me prendeu a história, afinal de contas além de ser inédito é completamente mais cruel e triste que os anteriores.

O tutor da vez é Senhor, esse não é o nome dele mas todos os chamam assim, ele é dono da serraria Serraria Alto-Astral que fica em uma cidade chamada Paltryville, um lugar horroroso e distante de tudo. Os jovens à principio ficam animados com a possibilidade de morar naquele lugar, afinal Violet ama construir coisas e possivelmente vai poder estudar as máquinas, Klaus vai poder ler sobre as máquinas e Sunny vai ter vários pedaços de madeira para morder com seus dentinhos afiados, mas assim que eles passam pela porta e recebem o memorando acabam percebendo mais uma vez que sua vida naquele lugar não será fácil.

Eles irão morar em um quarto cheio de trabalhadores, que não possui janela e terão que trabalhar de manhã até a noite na serraria, e detalhe, com nada mais que um chiclete e cinco minutos para masca-lo como se fosse o almoço. O trabalho além de pesado (até para um adulto) é completamente perigoso, e as crianças sofrem até naquele lugar, sem nenhuma perspectiva de melhor, alias, com um pouquinho só, afinal o Conde Olaf até agora não apareceu.

Ao ler este volume da série a maior diferença dos outros livros que pude perceber é a passagem de tempo, aqui os jovens ficam muito mais tempo naquela serraria do que em qualquer outro lugar que já estiveram com seus tutores, e sofrem completamente mais também. Ali ninguém está ligando para que são crianças, se estão com fome ou se tem tudo que precisam para ficar lá, sinceramente falando a vida com o Conde Olaf era bem mais fácil para os órfãos.

Desculpe desapontar vocês, mas é claro que o Conde Olaf vai aparecer em algum momento do livro, e as crianças estão bem mais rápidas para reconhecê-lo, até o Sr Poe anda acreditando mais nelas, pena que ele demora demais e vários desastres quase acontecem naquele lugar terrível.

Acho que falar mais desse pequeno livro seria spoiler, mas podem preparar o coração de vocês para muito sofrimento desses pobres órfãos, só não digo que vão comer o pão que o diabo amassou pois nem isso tem lá para matar a fome dos coitados. A cada livro o autor consegue surpreender o leitor com uma história bem diferente da outra, e agora que os próximos livros são um mistério já que não tem série ou filme para comparar, posso dizer que será muito mais interessante ler clip_image002

Semana que vem volto com a crítica da série, que já comecei a assistir e estou gostando muito.

 

Serraria Baixo-Astral

ISBN-13: 9788535902105
ISBN-10: 8535902104
Ano: 2016 / Páginas: 176
Idioma: português
Editora: Seguinte

           avaliação cupcake - Cópia

15 comentários:

  1. Oi Sabrina,
    Com certeza esse livro é o mais triste até então (pelo que li das suas resenhas). Acho que foi cortado do filme pela questão do trabalho infantil (será?) pois realmente ficaria muito pesado para o filme.
    Suas resenhas a cada semana me motivam mais a inciar esses livros (aguardando uma promoção do box é claro kkk)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. OI.
    não sabia que esse livro foi cortado do filme, deve ter sido uma surpresa e tanto hem.
    Coitados deles, sofrem horrivelmente, espero que consigam se livrar de mais esse tutor e do Codne Olaf, ansiosa para assistir a série.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Adorei a resenha gostei muito da história desse quarto livro. Ainda não li nenhum dos livros mas gostaria muito de ler essa série!! Vou aguardar a próxima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sabrina!
    Nem sei como essas crianças aguentam tantas coisas ruins, agora até fome elas correm o risco de passar e o tal do Conde Olaf não relaxa em sua perseguição, affffffffeeeee!
    Choro só das resenhas e fico imaginando quando puder ler os livros?!...
    “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    A série tem uma historia muito rica maravilhosa, uma pena não ter grana para comprar o box, mas futuramente eu quero adquirir e me apaixonar nos personagens tão sofridos.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina! Eu tenho muita vontade de ler essa série! Até agora só vi o filme e ainda não terminei de assistir a série da Netflix! Vou ver se começo a mais rápido possível, pois ler uma resenha assim, só me deixa com mais curiosidade pela leitura desse universo!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei perdido, assumo por ser o quarto livro. Nunca li nenhum dos livros. Assisti ao filme, e comecei a série ao qual parei no episódio 3 porque não me desce mais. Quero ler os livros porque só assim talvez para gostar da história.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Apesar de desconhecer está série, achei muito interessante a forma que você descreveu aqui. Parece ser uma série maravilhosa.
    Parabéns pela linda resenha.
    Beijos
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  9. Gente, eu preciso ler estes livros. Baixei faz tempo, mas nunca me sentei para lê-los. Me Julgue mas a série que o netflix fez...nossa, achei um saco e deixou muito a desejar no que diz respeito a produção e coisas do tipo.

    ResponderExcluir
  10. Como disse estou bastante louca para ler essa serie, porém ainda não tenho recurso para esta comprando o box dela. Estou pensando seriamente em começar a serie em breve, justamente por isso. Porém ainda existe uma parte de mim que ainda quer esta lendo os livros primeiro. Enfim, os fãs deve que ficaram felizes com essa "maratona" de resenhas sobre os livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina!
    Eu não esperava que esse quarto livro fosse ainda mais sofrido e que a vida já miserável dos irmãos Baudelaire pudesse ficar ainda pior. E quem diria, ainda pior que vivendo com Conde Olaf. Fiquei curiosa para saber se a vida horrível e todo o trabalho imposto as crianças têm alguma relação com as maldades de Olaf. Ainda não assisti a série da Netflix, mas estou ansiosa para saber suas impressões sobre ela e a comparação com os livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, sou bem curiosa em relação a essa série, além de que só ouço elogios! gostei muito de sua resenha e me animou ainda mais para ler!

    Bjs Jany

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha!
    Eu gosto de desventuras em série.
    Estou louca para assistir a série rs
    Mas os livros não tenho condições de ler agora.
    Eu amei o seu blog muita coisa, garota!
    Está incrível e cheio de detalhes fofinhos.
    Um beijo pra ti e sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  14. Oi... então, gostei da resenha e confesso que sou curiosa para saber mais dessa série, mas não sei se realmente algum dia vou ler. Quem sabe?! Mas já vi muitos comentários sobre, e parece ser bem legal. E percebi que eles vão passar por muitos bocados, tadinhos 😞

    ResponderExcluir
  15. Que pena que tenha sido cortado do filme, mas é assim mesmo, né... aparentemente na série eles englobaram todos os livros, pelo que entendi do seu post, pelo menos.
    Enfim, me encheu de lágrima nos olhos só de pensar nesse livro, nas crianças sofrendo nas mãos de pessoas cruéis :( acho que tô na TPM hahaha
    A cada resenha que leio só aumenta minha vontade de ler essa série! Uma pena que eu perdi a mega promoção do box :/

    ResponderExcluir