Resenha: A Sala dos Répteis (Desventuras em Série # 02) Lemony Snicket

DSCN4880

Skoob – Avaliação: 4/5

Lemony Snicket é um autor que não pode ser acusado de falta de franqueza. Sabe que nem todo mundo suporta as tristezas que ele conta e por isso - para que depois ninguém reclame - faz questão de avisar: "Se você esperava encontrar uma história tranquila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar...".Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arquiinimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em Mau começo ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram.

*Livro de acervo pessoal da blogueira*

Vamos a segunda resenha do Projeto 13 semanas, 13 desventuras?

Confira a resenha do livro anterior clicando aqui.

O livro dessa semana foi A Sala dos Répteis, confesso que era o que eu menos lembrava (com relação ao filme) e que me deixou mais surpreendida com tamanha crueldade e falta de caráter do Conde Olaf.

Pois bem, depois de conseguirem escapar do terrível Conde Olaf no primeiro livro, Mau Começo, os três órfãos Baudelaire estão novamente com o senhor Poe a caminho de seu próximo tutor, em uma estrada horrível e mal cheirosa (Mau caminho, parece bem irônico não é mesmo?! hahaha) para viver com um cientista bem peculiar, um cientista de répteis.

Montgomery Montgomery é um primo bem distante da família, e apesar de sua casa ser cheia de víboras para todos os lados trazendo uma sensação de perigo, ele é o sonho que os órfãos precisavam após sofrerem nas mãos de Olaf. Além de eles terem comida, um quarto para cada um, e poderem visitar a sala dos répteis sempre que quiserem, seu tio os leva para o cinema, adora conversar e os instiga a ler e desenvolver suas melhores habilidades para se prepararem melhor para ir ao Peru em uma expedição para descobrir novas espécies.

As crianças estão realmente felizes e não podem acreditar na sorte de terem encontrado alguém realmente bom. Mas espera, isso daqui é uma resenha de Desventuras em Série não é? Então é claro que essa alegria dos órfãos não iria durar muito tempo, afinal eles são os irmãos mais azarados do mundo.

Tudo muda quando o novo assistente de Dr. Montgomery chega e os órfãos o recepcionam. Mas sua aparência é logo reconhecida, sem sobrancelha, com uma longa barba branca, e um monstruoso olho no tornozelo... Conde Olaf. Parece que ele não desistiu da fortuna dos órfãos, e voltou para suas vidas disfarçado de Stephano, e fazendo altas ameaças as crianças para que não ousem contar ao seu tio quem ele realmente é. Com a expedição cada vez mais perto e temendo pelas duas vidas os órfãos vão ficando cada vez mais tristes, será que eles nunca vão se livrar do conde Olaf?

 

DSCN4879

A Sala dos Répteis mais uma vez ganhou meu coração, e Lemony Snicket me enganou direitinho ao me fazer pensar que talvez um dia os órfãos fosse conseguir se livrar de Olaf e encontrar alguém que os criasse com amor e dedicação, deixando-os completamente felizes.

A cada livro parece que a má sorte dessas três crianças aumentam, e que Conde Olaf está mais desesperado para conseguir essa fortuna, chegando à níveis completamente cruéis com ameaças de morte e coisas ainda piores. Vemos o quanto ele está preparado, o quanto consegue arquitetar seus planos para que ninguém descubra e principalmente o quanto ele está despreocupado em seu preso por seus crimes, afinal seus planos estão sempre à frente da inteligência do senhor Poe.

As crianças estão ficando cada vez mais espertas também, e é muito triste ver que elas conseguem sempre descobrir as coisas a tempo de evitar várias catástrofes, mas que nenhum adulto as dão ouvidos, acham que elas só querem chamar atenção e não conseguem enxergar o óbvio. Se levarmos isso para nossa realidade podemos perceber que acontece isso muitas vezes também, não ouvimos as crianças quando elas mais precisam e em alguns casos não acreditar pode deixar sequelas muito graves em suas vidas.

Além da história ser muito instigante, faz você torcer para que Conde Olaf seja desmascarado a tempo, mas não podemos esquecer do quão incrível é ver o narrador ‘andar’ no meio da história, além de ensinar várias palavras novas ao público (que é infanto juvenil) ele também explica muitas coisas que estão acontecendo ali, e nos dá uma visão melhor da história não deixando ela travada só em uma criança ou em um cenário.

A Sala dos Répteis foi uma agradável leitura, e me deixou com bastante medo do que vai acontecer com esses órfãos até chegar no último livro. Conde Olaf está cada vez mais maldoso e não mede esforços para conseguir seu objetivo: a fortuna dos Baudelaire. Mesmo sendo um infanto tenho certeza que vai agradar a todas as idades, e você vai querer que tudo melhore para essas crianças, que parece que nasceram com o azar pregado nas suas costas.

 

A Sala dos Répteis

 

ISBN-13: 9788535901436
ISBN-10: 8535901434
Ano: 2016 / Páginas: 184
Idioma: português
Editora: Seguinte

 

 

avaliação cupcake - Cópia

16 comentários:

  1. Oi Sabrina!!
    Nossa, eu amo essa série. Desde pequenininha lembro de ver o filme váaaaaaarias vezes, eu amava. Quando soube da série da NETFLIX então?! PIREI!!!
    Amo amo amo os livros, e adoro que eles são miudinhos, que dá pra levar fácil dentro de uma bolsa!

    Bom, o Montgomery sempre foi um dos meus familiares dos orfãos preferidos, ele sempre cuidou bem das crianças e sempre se importou com elas. A peculiaridade dele de gostar de tantos animais exóticos é algo que acho sensacional, ainda mais a víbora mortífera! Acho ele uma figura!

    BJS

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabrina!
    Eu queria muito ler os livros dessa coleção, ainda não tive a oportunidade, mas estou assistindo a série lançada pela Netflix (aos poucos, pra não ter que esperar tanto até a segunda temporada no ano que vem kkk) e estou adorando. Parei exatamente nos episódios da Sala dos Répteis e realmente é de se espantar tamanha crueldade do Conde Olaf. Você tem razão ao dizer que apesar de ser um livro infanto-juvenil, irá agradar a todos, acho que por ser algo leve e pela insistência do autos em dizer para que os leitores não continuem a ler kkk Estou sempre garimpando sites pra achar o box em um preço razoável, espero ter a sorte que teve!
    Aguardo a resenha da próxima semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sabrina!
    E lá vem mais sofrência, né? Gostcho!!kkk
    Fico com dó das crianças e com uma raiva do tal Conde Olaf, fala ´sério!
    Pelo menos nesse livro eles vivem algumas aventuras com os répteis e conseguem mais uma vez se safarem do tal conde, embora ninguém acredite nos coitados.
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. AMO Desventuras em Série, ainda não terminei a série, mas até agora o tio Monty é um dos meus personagens favoritos, adorei esse livro quando li e claro, meu ódio pelo Conde Olaf só continua crescendo, fala sério, nunca vi pessoas tão desafortunadas quanto os Baudelaires, teve vezes em que parei no meio de um livro só pra respirar e pensar em como sinto pena desses três, mas mesmo assim sempre vou amar essa série para todo o sempre. <3

    ResponderExcluir
  5. A cena dos répteis é uma das que mais quero ver na série. Estou querendo comprar o box mas ainda não dá kkk gostei demais da resenha e confesso que sofro bastante com o azar dos irmãos e realmente o conde é odiável

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina.
    Eu assistir o filme e confesso que amei, impressionante a autora ter te "enganado" mas infelizmente como você mesma citou o livro são de desventuras, espero que as crianças consigam se livrar do conde Olaf, como faz muitos anos que assistir não me lembro o que acontece, mas não vejo a hora de começar assistir a série, mas confesso que não tenho curiosidade pelos livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sabrina!!
    Que bom que você está falando sobre "Desventuras em Série" aqui no blog, porque eu gosto muito do filme, agora a série (que claro que eu estou assistindo), mas preciso do livro também...
    Amei a resenha e sobre o post da série!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sabrina,
    Pelo que entendi o filme é um mix de todos o livros não é mesmo? Se já gostei do filme com certeza vou amar esse box, pois vai se aprofundar ainda mais na história desses irmãos.
    A parte do filme referente a sala dos répteis são ótimas! Vou adorar ler esse livro <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca nem mesmo assisti esse filme? :O ou se assisti era muito nova e não lembro hahaha na verdade vi alguns trechos na Sky mas sempre acontece alguma coisa. Da última vez que tentei ver, acabou a luz ¬¬
    Enfim, não tenho Netflix então a série está fora de cogitação
    No entanto estou com os livros em versão digital para ler mas se for tão apaixonante quanto todos dizem devo adquirir meu box também

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina!
    Acho que já comentei aqui que li o primeiro e esse segundo livro, quando estava entrando na adolescência, mas não dei continuidade a série literária. Em À Sala dos Répteis os Baudelaire podem mesmo respirarem aliviados, mas somente por poucas páginas. O Conde Olaf é um dos piores e mais terríveis, quiçá o pior vilão da literatura, principalmente por exercer toda sua crueldade com crianças. Já estou ansiosa pela resenha do terceiro livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Sabrina, eu estou louca para poder ler todos os livros da série e poder começar a série da Netflix, mas por enquanto ficarei apenas lendo as resenhas e a cada uma que leio percebo que essas crianças nunca terão paz, porque né... E eu estou odiando o Conde Olaf de uma maneira grandiosa, esse cara não presta.

    ResponderExcluir
  12. Eu quero ler todas os livros para saber se é igual a série, estava querendo ler primeiro mais ta difícil de esperar abaixar um pouco esses preços, fora que os livros são tão lindo todas as capas dão a impressão de uma leitura de forma tranquila.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  13. Hey, Sabrina! O único contato que tive com A Sala dos Répteis foi o episódio da série da Netflix baseado na obra KKKK A história dos órfãos Baudelaire é extremamente triste e até eu, no episódio, me iludi achando que os momentos de felicidade dos pequenos duraria muito tempo, fui feito de trouxa, né. Parabéns pela resenha e deixe-me confessar uma coisa aqui: acredito que não lerei os livros, gostei muito não da história em si :/

    Abs.

    ResponderExcluir
  14. Desde que tu mostrou sua caixa de correio fiquei apaixonada por esse box de livros
    Prevejo varias resenhas uma atras da outro porque essa historia é maravilhosa. Estou querendo ler, mas acho estarei lendo em PDF porque ainda quero tá vendo a serie. Espero que ela seja boa como os livros são

    ResponderExcluir
  15. Já quero ver ler <3
    Sempre amei o filme é sempre quis ler os livros. Já li o primeiro é amei, achei muito bom e depois desta resenha estou com mais vontade ainda de continuar a ler.

    ResponderExcluir
  16. É uma pena que ainda não li nenhum dos livros de Desventuras em Série, mas adorei o filme e a série da netflix.
    Bjoss

    ResponderExcluir