Resenha: Mau Começo (Desventuras em Série # 01) Lemony Snicket

DSCN4712

Skoob – Avaliação:  /5

Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet, são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso, roupas que pinicam o corpo e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

*Livro de acervo pessoal da blogueira*

DSCN4718

Para quem está acompanhando o Blog por esses dias sabe que resolvi fazer um Projeto Literário para ler todos os livros da série Desventuras em Série em 13 semans, um por semana, e também assistir a série do Netflix e trazer uma análise pra vocês também. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o projeto é só conferir esse post aqui.

Para essa semana a resenha é de Mau Começo, que eu já havia lido ano passado, mas ainda assim foi uma leitura muito agradável, e foi incrível ver a diagramação e o cuidado da editora com esse livro maravilhoso.

DSCN4719

Em Mau começo vamos conhecer a história dos irmãos Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny. A vida deles era completamente normal até o senhor Poe, o bancário amigo da família, avisá-los que seus pais morreram em um incêndio que ocorreu em sua casa, e que agora eles são órfãos e precisam ficar sob cuidado de um parente, como ordem do testamento de seus pais.

O parente mais próximo que mora na área da cidade é Conde Olaf, um homem que eles nunca ouviram seus pais falarem, e que quando o conhecem querem sair correndo e morar com qualquer pessoa menos com esse homem sinistro e sua casa imunda e toda quebrada.

Conde Olaf é o mau encarnado. Ele é completamente sinistro, tem uma casa toda despedaçada, coloca as crianças para trabalharem, maltrata-as fisicamente e psicologicamente, não lhes dá comida, roupa ou mesmo uma cama para dormir e é claro, só quer roubar a incrível fortuna que ficou de herança para eles, mas que só poderá ser acessada quando Violet completar 18 anos.

Toda a história do livro é de dar dó, mas como o próprio Lemony Snicket nos alerta essa não é uma série para fazer o leitor sorrir, é uma desgraça atrás da outra e infelizmente os irmãos Baudelaire não possuem nenhuma sorte nessa jornada. Mas ainda assim você não consegue tirar os olhos das páginas desse livro. O autor consegue narra-la tão bem, ás vezes interrompendo a narrativa para explicar alguma coisa que está acontecendo ou expressão que está sendo usada, que você se sente na história, torcendo para que eles consigam se livrar do terrível Conde Olaf e é claro torcendo para que sua desgraça acabe logo.

DSCN4721

A edição do livro é completamente perfeita, com um ar muito clássico e luxuoso. As folhas possuem uma gramatura mais alta e por isso são bem grossinhas, o livro possui várias ilustrações ao longo da história e a formatação do texto às acompanha, quebrando aquele texto quadrado e alinhadinho. A revisão e tradução está perfeita e a capa foi mantida igual a original. No vídeo de introdução à série eu tinha esquecido se o box possui a mesma ilustração do anterior, que avia sido lançado pela Companhia das Letras, porém pesquisando esses dias eu descobri que não é, esse possui as ilustrações da versão estrangeiras, que são ainda mais lindas que o primeiro publicado que era todo liso.

Enfim, Mau Começo é um ótimo início para a vida dos irmãos Baudelaire, à cada página você torce para que tudo acaba bem e se encanta ainda mais com essas crianças e com os talentos especiais que possuem. É um livro para ser lido em poucas horas, e que vai agradar todo o público literário e instigar ainda mais os leitores a acompanhar toda essa jornada para saber se no final eles vão finalmente ter uma paz e serem felizes.

Agora é começar A casa dos répteis e torcer para os Baudelaire se livrarem mais rápido do Conde Olaf dessa vez.

DSCN4724

 

 

 

 

 

 

Mau Começo

 

ISBN-13: 9788535900941
ISBN-10: 8535900942
Ano: 2016 / Páginas: 152
Idioma: português
Editora: Seguinte

14 comentários:

  1. Oi, Sabrina!!
    Que livro mais lindo!! Pelo jeito não é só o box que é muito bonito, os livros também são maravilhosos!! No momento só assisti o filme de Desventuras em série e um episodio da série pela Netflix!! Espero ansiosa as proximas resenhas!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Sabrina,suas fotos ficaram lindas.Tanto quanto a edição desse livro.
    Já li uma coisinha aqui e outra ali,e sei que essas crianças vão passar por maus bocados...E continuará por um bom tempo.

    Não assisti o filme,que também parece ser bom!

    ResponderExcluir
  3. Tenho paixão demais pelo filme e agora pela série!
    Não li os livros mas a cada resenha fico mais curiosa, amo os irmãos *_*

    ResponderExcluir
  4. OI Sabrina!
    Enquanto li sua resenha assistia ao filme e posso garantir que além de aumentar minha curiosidade por essa série me deixou curiosa também pela série. Adorei as resenhas e as fotos estão lindas. Parabéns!!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina, sou louca pra ler esses livros, mas é uma série tão longa e o box tá tão caro que o meu desejo vai ficando de lado por hora. Já assisti aos filmes antigos, ainda não assisti a série do Netflix, mas pretendo muito. Beijooos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sabrina!
    Que bom, que você dedicou um um tempinho para escrever sobre esses livros, sou louca para ler esse box!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sabrina!
    A série literária tem feito o maior sucesso por causa da série dos filmes na Netflix.
    Assisti ontem o filme mesmo e adorei, embora todo sofrimento das crianças, elas são muito inteligentes e se safam do Conde Olaf.
    Adorei saber que o livro traz ilustrações, facilita mais a leitura, né?
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola, tudo bom?
    Gostei da resenha, tenho muita vontade de ler Desventuras em série, porém quando eu for iniciar a leitura tenho que sempre estar atenta ao detalhe de que o livro é uma historia de dar dó, porém espero muito gostar dos livros.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa serie, mas o que me encantou foram os personagens. Eles são bastante felizes e cheio de encanto, o que faz a gente ama-los logo de cara. E legal isso, pois muita obra levam personagens bem depressivo e que ao decorrer do livro que fez algo e leva a felicidade até eles. Neste livro não, a presença da alegria já esta no sangue dos personagens, e isso me encantou

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina!
    Tive a oportunidade de ler o primeiro livro da série quando ainda estava entrando na adolescência. Encontrei em uma biblioteca, li apenas o primeiro e o segundo, mas na época era muito nova e não procurei saber se haviam outros volumes. Realmente, a vida dos irmão Baudelaire se torna miserável depois da morte dos pais e Conde Olaf é o pior, o mais cruel e repulsivo vilão que já encontrei em um livro! Estou ansiosa para continuar acompanhando seu projeto literário e saber se existe alguma esperança de felicidade na vida dos irmãos Baudelaire!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Esse mau começo dos Baudelarie é muito mau mesmo, ficar órfãs e ainda sofrer nas garras do Conde Olaf?! Mas como você disse ainda há esperança, mesmo que o autor nos avise que não há. Pela sua resenha posso dizer que a série é bem fiel ao livro. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  12. Olá Sabrina,
    Como havia dito eu apenas vi o filme, mas creio que gostarei dos livros. Acho que sai do clichê que tudo da certo para os protagonistas. Mesmo fadados a "desgraça" vão acontecer muitas aventuras com esses irmãos. Adoro livros de gramatura maior.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Estou doida para ler desventuras em série, faz um tempo que minha amiga falou dessa série e desde lá estou bem curiosa, a história desses irmãos parece ser mesmo muito triste mas estou torcendo para um final feliz, essa edição está mesmo maravilhosa !!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    É complicado dizer se eu leria ou não por acontecer tanta coisa ruim, tenho fases que quero isso e fases que quero coisas felizes.
    Vou acompanhar seus posts e a análise da série no Netflix (quem sabe eu assista?).
    Bjs

    ResponderExcluir