O Bosque Selvagem (Crônicas de Wildwood # 1) - Colin Meloy

DSCN4441

Skoob – Avaliação: 4/5

A vida de Prue McKeel é extremamente normal. Isto é, até que seu irmão é raptado por corvos e levado para o instransponível e impassável bosque, denso e emaranhado nas bordas de Portland. Ninguém nunca vai até lá, ou pelo menos nunca ninguém voltou para contar. Assim começa uma aventura que levará Prue e seu amigo Curtis profundamente na impassável floresta. Lá, eles descobrem um mundo secreto no meio de uma agitação violenta - um mundo cheio de criaturas guerreiras, mistícos pacíficos e figuras poderosas com as mais sombrias intenções. E o que era para ser um resgate se torna algo muito maior. Eles se encontram entrelaçados em uma luta pela própria liberdade do bosque. Um lugar que os locais chamam de Wildwood.

*Livro de acervo pessoal da blogueira*

Prue é uma menina de 12 anos que leva uma vida normal em Portland, quando seus pais precisam passar o dia trabalhando é ela que olha o irmãozinho Mac, um bebê que não sabe falar nada ainda e está começando a andar. Em mais um dia desses ela decide passear com Mac pela cidade, e ao ir ao parque percebe que muitos corvos estão naquela região, que muitos corvos estão se agrupando… Que muitos corvos estão levando seu irmão e levando ele pelo céu afora…

Apesar de isso parecer uma loucura, ela pega sua bicicleta e vai atrás dos terríveis corvos, mas eis que a caçada termina cedo demais, pois eles entram na floresta impassível, e toda criança de Portland sabe das histórias sobre essa floresta, e de como NUNCA, JAMAIS deve entrar lá se não quer se perder para sempre.

Mas, ignorando todos os avisos do seu cérebro sobre como não deveria entrar na Floresta Impassível, ela esconde de seus pais que Mac sumiu e parte logo cedo para sua jornada, munida de vários equipamentos que vai precisar. Mas no meio do caminho Curtis, um colega de escola, a segue e acaba entrando nessa jornada com ela, mesmo com os constantes avisos de Prue para voltar.

O que eles não esperavam era que ao entrar naquela floresta iriam encontrar um exército de Coiotes que falam e portam armas, uma Rainha Viúva que quer vingança e vários outros animais lutando para expandir suas terras e livrar a Floresta dos perigos que enfrentam há anos.

Em uma aventura muito eletrizante Prue e Curtis vão embarcar em um mundo completamente diferente do que imaginavam para resgatar Mac, caindo em uma briga muito maior que eles e que seu propósito, e que dependendo do lado que escolherem, pode mudar o rumo de seu mundo e suas vidas para sempre.

DSCN4444

Todos sabem que eu sou uma leitora assídua de fantasias, eu adoro Universos mágicos onde tudo é possível e nada é julgado louco demais, e de vez enquanto eu me aventuro em fantasias juvenis, que apesar de não serem as minhas prediletas, trazem aquele sentimento gostoso de inocência e são ótimas oportunidades para que eu incentive a minha irmã de 12 anos a ler também (apesar de não precisar de muito esforço pra isso, ela quase rouba meus livros hahaha).

Quando solicitei O bosque Subterrâneo em Novembro acabou passando despercebido que era o livro 2 de uma série, mas assim que percebi meu equivoco baixei o e-book do livro 1 para conhecer a história do princípio, e não me perder em nenhuma parte dessa fascinante jornada de uma menina de 12 anos chamada Prue.

Logo de início já me apaixonei pela história e pelo detalhismo que Colin aplica a cada cenário, deixando o leitor grudado nas páginas e praticamente enxergando aquele cenário lindo que o autor criou. Prue é uma menina nova sim, mas extremamente esperta e corajosa, que ao primeiro sinal de perigo que Mac corre ela já está disposta a desbravar céu e terra para recuperá-lo. Quando ela entra na Floresta Impassível é que sua determinação fica ainda mais forte, mostrando que mesmo sem entender muito daquele reino louco onde animais falam e corvos raptam bebês ela está disposta a ser ouvida, e que fará de tudo para conseguir as ajudas certas para salvar seu pequeno irmão.

Curtis a princípio não me agradou muito, um menino todo doidinho que não sabia o que queria fazer ao certo, só queria seguir Prue para ajudá-la, mesmo sabendo que a floresta impassível não é um lugar para se aventurar, principalmente sendo uma criança. Mas o desenvolvimento dele durante a história é o maior presente que os leitores podem ganhar, de um menino todo desengonçado e perdido ele se torna um garoto que encontra o seu lugar, que quer fazer a coisa certa e ajudar quem precisa, mesmo que pra isso tenha que tomar escolhas difíceis.

Os vilões desse livro são muito bem construídos para um infanto juvenil, ainda que trabalhados com simplicidade e a inocência que o gênero propõe tudo é muito bem escrito, e você torce para que eles não consigam alcançar seus objetivos maléficos e principalmente para que não causem muitos danos no caminho para alcançar este, afinal de contas um reino mágico está em jogo.

A edição deste livro é maravilhosa, mesmo em e-book pude conferir o quanto a Galera Record manteve as características originais da obra e a deixou perfeita. Todo começo de capítulo temos uma ilustração que remete ao que vai acontecer, há ilustrações em preto e branco no meio da história, e ao final há algumas coloridas que sinceramente dá vontade de usar de plano de fundo no celular, de tão bem feitas que são. Os capítulos não são tão grandes e nele há pontos de vista de Prue e Curtis, deixando tudo mais fascinante.

Enfim, se você gosta de uma fantasia muito bem escrita recomendo muito este livro. Mesmo sendo um pouco grandinho, acredito que seja a história perfeita para incentivar as crianças a lerem, pois são simples e contém um Universo mágico muito lindo e único, e dá para ler um capítulo por dia e não pesar muito para os pequenos. E mesmo que você já seja grandinho, acompanhar a jornada de Prue e Curtis pode ser muito gostoso, vale a pena se jogar nessa Floresta mágica que é o Universo de Wildwood.

DSCN4446DSCN4447DSCN4449

O Bosque Selvagem

 

ISBN-13: 9788501097866
ISBN-10: 8501097861
Ano: 2014 / Páginas: 480
Idioma: português
Editora: Galera Record

 

avaliação cupcake - Cópia

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!

    Acho que eu ainda não tinha ouvido falar da obra, mas dá mesmo pra perceber como tiveram cuidado com a diagramação e como a capa é bonita!
    Eu gosto muito de fantasia tbm e fico feliz q a autora detalha bem as coisas... Mas fico meio assim de ler e nem sei pq, uma vez q vc foi só elogios! Acho que é trauma da floresta de corvos! hahaha

    bjbj

    Lá... E de volta outra vez

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Comecei a ler sua resenha pensando que a historia daria um perfeito filme, achei linda as imagens e mostra um pouquinho do que se possa imaginar as imagens do livro e embarcar na aventura. Nunca tinha lido nada sobre o livro mas com toda certeza que irei ler e se possível indicar.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina!

    Achei fascinante a história, amo fantasia! Meu gênero predileto. Quero conhecer logo Prue e Curtis e saber quais aventuras eles vão viver nesse livro. Achei a diagramação muito linda e a capa me chamou bastante a atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina, fiquei encantada com o resumo e a resenha deste livro, que até então não conhecia. Apesar de não ser uma leitora ávida de fantasia, gosto de ler uma ou outra de vez em quando e essa tá me parecendo uma ótima indicação e tenho que dizer que também curto fantasia por suas histórias virem carregadas de criatividade e liberdade, poucas coisas podem ser descritas como "loucas" rsrs. Vou anotar a dica e se tiver a oportunidade, quero ler sim ;)

    ResponderExcluir
  6. O, Sabrina!!
    Achei o livro com uma história bem interessante. Gosto muito de livros de fantasia e esse livro parece ter de sobra!! Também gostei da edição que está bem legal, mesmo no formato e-book pude perceber que ficou muito bacana a edição do e-book.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Esse livro, sem dúvidas, é um dos melhores que eu já li! É muito bem escrito, com um enredo maravilhoso e cativante com personagens adoráveis. A escrita (e criatividade), de Collin foi realmente uma surpresa ao longo de todo o livro! Recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  8. nunca tinha ouvido falar do livro, porém me interessei bastante, eu amo livro de fantasias e curto livro juvenis tbm kkk, eu adoro ver livros que mesmo os personagens e as vzs a protagonista serem novos, eles são fortes e corajosos, o livro me chamou muito a atenção mesmo!! e eu gostei de Curtis kk tadinho não sabia pra onde iria mas só queria ajudar, kk muito fofinho !!

    ResponderExcluir
  9. Imaginei algo completamente estranho quando li que o irmão foi levado por corvos kkk o único livro que li que tinha adolescente como protagonista foi Hp a muitos e muitos anos rsrs Gostei da resenha, mas geralmente livros com crianças não me atraem muito pq acho que os personagens não tem características de adolescentes reais

    ResponderExcluir
  10. Também sou super curtidora de fantasias, mas não muito do gênero infanto-juvenil. gosto mais de algo mais maduro e denso, não me interessei muito ainda mais com essa história dele ser levado por pássaros, ficou meio estranho, não sei meio fantasioso demais!

    ResponderExcluir