Lúcida - Ron Bass, Adrienne Stoltz

DSCN4420

Skoob – Avaliação: 5/5

Um thriller psicológico eletrizante, do roteirista de Rain Man e O casamento do meu melhor amigo. Sloane é uma aluna nota 10, com uma grande e amorosa família. Maggie vive uma existência glamorosa e independente, como aspirante a atriz em Nova York. As duas não poderiam ser mais diferentes. A não ser por um pequeno detalhe, algo que não têm coragem de revelar a ninguém. À noite, cada uma sonha que é a outra. Os sonhos são tão vívidos que as garotas sentem e experimentam o que a outra está passando naquele momento. Seriam as duas reais? Uma delas estaria mentalmente instável e imaginando a outra? Seriam ambas a mesma pessoa? Qual delas é real?

*Livro recebido em parceria com a Galera Record*

Hoje venho aqui para mais uma tarefa difícil, Resenhar Lúcida sem soltar nenhum spoiler ou jogar vocês em uma linha de pensamento para solucionar esse livro antes de lê-lo.

Lúcida narra a historia de Maggie e Sloane. Duas garotas prestes a completar 17 anos, mas que levam vidas completamente diferentes, e que nunca se viram pessoalmente, mas que todas as noites ao fechar os olhos uma vive o dia da outra, sente o que a outra sentiu e sabem dessa existência maluca a qual compartilham em segredo.

Sloane é uma garota linda e normal que frequenta o ensino médio. Com a morte de seu melhor amigo Bill no dia do seu aniversario um ano atrás ela mudou completamente, mas ainda possui um pai e mãe que a amam, e um irmãozinho super agitado que pensa que meninas possuem doenças e meninos não podem chegar muito perto delas. Seu amigo Gordy agora é quem lhe dá forças para continuar, pois ele também perdeu o melhor amigo assim como ela. Mas quando um garoto se muda para seu colégio, sua vida parece mudar, Sloane pode finalmente se permitir aproximar de alguém novamente, mas como se entregar com um segredo tão grande como esse?

Maggie é a garota prodígio, que se esforça cada vez mais para ser uma atriz incrível aos 17 anos. Mas aua vida não é nem de longe perfeita, pois seu pai faleceu e sua mãe é uma desmiolada ausente, deixando ela a cargo de cuidar de sua irmã Jade quase sozinha. Sem um namorado ou outra coisa além de ensaios e mais ensaios ela também vê a vida de Sloane como algo que poderia ansiar, uma vida normal de uma adolescente normal, com amigos, família presente e paixonites. Mas quando Andrew entra em sua vida guardar esse segredo para além de sua psicologacomeça a ser um problema.

Quando os sonhos de ambos começam a se chorar com a realidade tudo fica mais perigoso. Afinal, quem é Sloane? Quem é Maggie? O que é real e o que é invenção da sua cabeça? Até onde a lucidez pode ir sem passar a se tornar loucura?

DSCN4416imagem-41

Confesso que Lúcida não foi um livro fácil de ler. Até meados do livro eu estava me perguntando quando as coisas iriam começar a ficar mais claras, quando o livro iria ter alguma bomba ou iria me apresentar quem era a louca, ou algum elemento que me explicasse os sonhos, pois até então víamos uma vida normal de duas garotas, com seus problemas é claro, mas tudo dentro de uma realidade mais que aceitável.

Narrado em primeira pessoa pelas protagonistas com capítulos intercalados, os autores fizeram um ótimo trabalho no mistério do livro, pois quanto mais você lê, mais quer entender o que está acontecendo, quer uma solução para a angústia das meninas e sua angústia, afinal você consegue sentir na pele a loucura que é sonhar com a vida de outra pessoa e nunca poder contar isso pra alguém sem que essa lhe mande para uma camisa de força.

Sloane com certeza é a personagem que mais cativa na história, principalmente pela perda de Bill, seus capítulos são regados de emoções intensas, ao ponto que Maggie só vai cativar mais pra frente, quando para um pouco com seus chiliques contra a mãe. Mas quando olhamos a vida das duas garotas em um plano mais amplo, percebemos que ambas são muito corajosas mesmo sendo tão diferentes, e deseja que ambas sejam reais, afinal de contas todo o mundo em que ambas se descrevem é muito bem construído, muito bem detalhado, de modo que você não percebe nenhuma falha na narrativa de nenhuma delas para você começar a solucionar o livro sozinha.

Mas em fim, não posso dizer mais sobre esse livro, mas com certeza preciso recomendá-lo. Como disse Lúcida não é uma leitura fácil, mas que da metade pra frente fica insano e desesperador, a ponto de você não conseguir mais despregar os olhos das páginas com medo de perder algum detalhe, e quando terminar você fica olhando para o nada pensando naquele final, no que aconteceu, e em como você não estava preparada para isso.

DSCN4417

Maggie acaba de ter esse dia fantástico, mesmo estando triste pelo pai. Ela escolhe enxergar a vida pela melhor perspectiva sempre que possível. E eu tenho dificuldade em não me concentrar na escuridão. Às vezes desejo ser de fato Maggie. Apenas Maggie.

large

 

Lúcida

 

ISBN-13: 9788501077646
ISBN-10: 850107764X
Ano: 2016 / Páginas: 364
Idioma: português
Editora: Galera Record

 

avaliação cupcake - Cópia

10 comentários:

  1. Olá!
    Acho que a história possa prender bastante a pessoa quando se tem um quebra cabeça do começo até o fim no momento eu diria que fico um pouco sem muita paciência para ler livros assim mais se eu realmente gostar da história concerteza irei ler até o final acredito que esse livro seja maravilhoso e quero tentar desvendar esse quebra-cabeças.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina, acho que você conseguiu cumprir a missão de não soltar um spoiler que já me fizesse criar uma linha de raciocínio sobre essa história rs, terminei a leitura da resenha completamente perdida e curiosa pra saber mais dessas protagonistas que compartilham sonhos, mas são opostas. O livro parece ser muito interessante e intrigante e quero sim lê-lo pra tirar minhas conclusões ;)

    ResponderExcluir
  3. Insano e desesperador é de arrepiar só de ler. Acabei de ler um com final assim e não estou recuperada rsrs Suspense não é um gênero que leio com frequência apesar de curtir. Fiquei bem interessada na Maggie pq acho que por prodígio a questão das expectativas a torne uma personagem cativante e surpreendente.

    ResponderExcluir
  4. Aposto que é um livro sobre gemeas separadas ou algo do tipo hahahaha

    Adoro thrillers psicologicos e por isso me deu vontade de ler essa obra que eu ainda nao conhecia...Mas saber que o livro se arrasta mais ou menos até o final me fez brochar um pouco.

    Obrigada pela indicação hahahaha

    bjbj

    Lá... E de volta outra vez

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina!
    Uau fiquei muito curiosa pra ler. Adoro thrillers psicologicos. Só não quero me cansar antes de chegar na metade do livro... Não curto muito quando o desenrolar é muito no final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina, tudo bem?
    Nossa que enredo diferente, e tem tudo para ser um livro incrível mesmo.
    Adorei a resenha, nem preciso dizer o quanto fiquei curiosa pela leitura né?
    E claro, ansiosa para saber qual das duas é um sonho, achei incrível não ter nenhum 'furo' e o leitor ficar preso na história assim, e ainda se surpreender com o final.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sabrina!!
    Adoro thrillers psicológicos!! Estou de olho nesse livro faz um tempinho, a história é super interessante e diferente!! Gostei da resenha pois não tem nenhum spoiler!! E também porque você soube misturar na proporção certa e apropriada a história do livro. Adorei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. adoreeei sua resenha, o livro parece ser otimo e bem cativante, fiquei super curiosa!! Eu não sou muito de ler livros assim, mas confesso que ultimamente tenho lido bastante, eu nao conhecia essa história e nunca tinha ouvido falar do livro, mas é algo que mexeu bastante comigo e com certeza quero dar uma conferida !! e já estou torcendo para que seja tudo real e não coisa da cabeça delas e que elas realmente existam, mano, já imaginou você chegar em casa cansada e querer tirar uma boa noite de sono, mas não consegue porque seus sonhos são sobre o dia de uma menina e você acorda super cansada e etc ? isso é loucuraa !! eu querooo !

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por livros que mexem assim com a imaginação. Que deixam essa pontinha de angústia. Esse misturar de realidade, fantasia..e questionamentos.
    O tema não é tão comum, outro ponto que acaba despertando ainda mais a curiosidade!

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu acho a capa desse livro muito bonita e a premissa interessante (e ainda mais você deu 5 estrelas/nota). Gostei da sua resenha. Eu não sei se leria, pois se o encontro da vida das duas se der da mesma forma que um outro livro que eu li e que tinha uma premissa parecida, eu provavelmente vou detestar o livro. Mas vai que...

    ResponderExcluir