Histórias Assustadoras para Contar no Escuro - Alvin Schwartz

P_20170107_170040_EFF

Skoob – Avaliação: 5/5

Uma seleção imperdível de contos de terror, histórias de vinganças cruéis e relatos sobrenaturais, recontados por Alvin Schwartz. Alvin Schwartz escolheu as histórias do folclore americano e as lendas urbanas mais inquietantes e que fazem todo mundo tremer de medo há muito tempo. Isso porque essa tradição de contar histórias de terror começou há milhares de anos, com grupos se divertindo e se reunindo em volta de fogueiras para ver quem assustava mais. E é claro que um pouco de escuridão e muito silêncio fazem toda a diferença na hora de contar. Neste livro, você vai aprender como deixar todo mundo horrorizado e imaginando as criaturas mais estranhas e arrepiantes. Um livro perfeito para ser lido no escuro!

*Livro recebido em parceria com a Galera Record*

Janeiro está sendo um mês de ótimas leituras, sinceramente só ando me surpreendendo esse ano, e Histórias assustadoras para contar no escuro foi uma dessas surpresas do mês. Um livrinho todo despretensioso, que não arranca medo algum nas primeiras 10 páginas, mas que me cativou a cada história que eu lia.

P_20170107_170230

Contar histórias assustadoras é algo que as pessoas vêm fazendo há milhares de anos, porque a maioria de nós gosta de sentir esse tipo de medo. Como as emoções são fruto da imaginação, e ninguém corre perigo de verdade, achamos que é divertido.

O livro é dividido em cinco capítulos, cada um com uma peculiaridade e estilo de contar essas histórias. Temos histórias para assustar, com um narrador nos ensinando até o momento certo que você deve gritar, pular na frente do amigo em uma roda de histórias… Enfim, o primeiro capítulo é cheio desse dinamismo, e se você gosta de reunir a família ou amigos para contar histórias de terror quando a luz acaba (se bem que com as modernidades hoje em dia ninguém faz mais isso, mas que era legal fazer era viu!) vai aprender uns bons truques para assustar todo mundo.

Outros capítulos contam histórias de fantasmas, premonições, bruxas, cadáveres… um prato cheio para quem gosta do estilo literário, confesso que a maioria das histórias são tão interessantes que eu fiquei imaginando um livro inteiro sobre elas, queria mais detalhes e mais páginas, e depois se você conferir as notas do livro, vai saber direitinho onde elas surgiram e as outras versões contadas sobre as mesmas, deixando assim tudo mais diferente.

P_20170107_165940_EFF

Outro fator que com certeza colaborou para esse livro entrar para os meus queridinhos foram as ilustrações. Há de se esperar que um livro de contos de terror as imagens deixem o leitor com medo pois o nosso cérebro vai associar aquela cena a história e deixar tudo mais sombrio, e nesse ponto o livro está de parabéns. São imagens minimalistas que ganham o coração dos leitores apaixonados por terror, imagens que mostram a essência do conto e que por si só já são uma obra de arte.

Mas tenho que fazer uma ressalva a esse livro, em um dos capítulos há algumas histórias de terror com uma pegada de humor, e santo cristo, nunca ri tanto na minha vida hahahahaha. O primeiro conto da velha surda e do sótão me deixaram gargalhando no final, mesmo tendo aquela pegada de mistério no começo.

P_20170107_170437_EFFP_20170107_170350_EFFP_20170107_170413_EFF

Enfim, Histórias assustadoras para contar no escuro é um livro de contos incrível, que surpreende muito o leitor que gosta de terror, e que pode deixar alguns bem assustados e com medo de sonhar com uma bruxa e seu cavalo… Se você gosta do gênero e gosta de fazer rodinhas de histórias de terror recomendo bastante esse livro, principalmente para aprender a contar novas histórias e assustar todos os seus amigos e parentes.

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro

 

ISBN-13: 9788503012850
ISBN-10: 8503012855
Ano: 2016 / Páginas: 128
Idioma: português
Editora: José Olympio

 

classificação terror

10 comentários:

  1. Adoro lendas urbanas seja de qualquer país eu adoraria ler esses contos e conhecer uma pouco mais das lendas americanas e achei perfeita as imagens.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina, essa resenha me trouxe altas lembranças de quando a luz acabava e fazíamos (eu, minhas irmãs e primas) as rodinhas pra contar histórias de terror que você citou, e era muito divertido. Contudo tenho que dizer que hoje em dia estou mais medrosa haha e não é todo terror que encaro, mas estranhamente acho que encararia esse livro, gostei da capa, das ilustrações e os contos parecem ser ótimos :D

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser medrosa para caramba e ter medo de ler terror, a resenha me deixou desejando demais o livro rsrs No primeiro capitulo com todas as dicas, acho que vou gargalhar demais rsrs Curti a capa e parece ser uma ótima leitura, ainda mais depois de ter ganhado 5 estrelas

    ResponderExcluir
  4. É realmente incrivel um livro de contos se manter bom do inicio ao fim e pelo que eu entendi na resenha eu fiquei realmente impressionada!
    Eu ficaria com vontade de ler o livro se eu não tivesse preguiça de ler contos hahahaha
    PS. adoro livros/contos de terror que fazem a gente dar risada hahahaha

    bjbj
    Lá... E de volta outra vez

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina
    Adoro livro de contos, assim você pode dar um intervalinho entre eles, sem aquele compromisso de ler tudo de uma vez. Claro que se o livro é bom você acaba devorando não é mesmo?! Amo livros ilustrados e isso sempre ganha um ponto extra na escolha. Acho que vou adorar ler ele com meu namorado que ADORA histórias de terror e suspense!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina *-*
    Nossa, que saudades dessas rodinhas e histórias de terror sendo contadas. Queria reviver momentos assim kkk
    Eu amo livros de terror, e fiquei curiosa para ler as histórias assustadoras desse livro, afinal não é toda história que te faz ficar com medo e no final te faz rir né? kkk
    Ilustrações não podem faltar, acho incrível quando leio algo assim, e de repente tem uma imagem fazendo total sentido e me deixando arrepiada.
    Adorei. Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sabrina!!
    Adorei conhecer esse livro, gosto de contos de terror mais notei que além de contos de terror as histórias envolvem também muito humor, pois não é sempre que nós leitores achamos engraçado algum contos de horror da história.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros de terror e livros ilustrados. Pena que a historia não seja tão assustadora

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu simplesmente não gosto de livros de terror pelo fato de morrer de medo !! e tambem não curto contos, talvez tenha preguiça de ler haha, mas achei interessante que você conseguiu dar risadas com o livro, o que é bem dificil quando se trata de um gênero assim. mas pelo o que eu li alguns trechinhos na foto não me deu medo algum hahaha !

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina como você falou que em algumas tem uma boa pitada de humor fiquei me questionando se esse livro tem uma cara mais jovem, afinal a capa é super adolescente (pelo menos pra mim) mas acho que será um livro leve para se ler sem muita pretensão. um livro para intercalar entre leituras mais densas

    ResponderExcluir