Ed & Lorraine Warren: Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais - Gerald Brittle

resenha livro ed & lorraine

Skoob – Avaliação: 4/5

Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral.
Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

*Livro de acervo pessoal da blogueira*

Acho que todos aqui já ouviram falar ao menos uma vez na vida em Ed & Lorraine Warren, os famosos demonologistas da gringa que explodiram de sucesso após Invocação do Mal 1 e 2 (se você ainda assim não sabe do que estou falando, saia já da bolha e vai ver o filme 1, vai ver Annabelle, vai lá recuperar o tempo perdido).

gif ed e lorraine valak

Pois então, ano passado a linda da DarkSide Books resolveu lançar o livro do casal: Ed & Lorraine Warren: Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais, uma obra de Gerald Brittle que  de uma forma bem informal como um bate-papo vem nos contar sobre como o casal entrou nesse mundo obscuro e principalmente as coisas que devemos evitar para ficar longe dos devidos capirotos que atingem várias casas mal assombradas por aí.

Se você não mente fraca para assuntos de arrepiar os pelos do corpo já aviso que o que lerá nesse livro vai deixar até o mais cético com medo, e vai fazer você pensar em quantas vezes já viu um filme de casas mal assombradas e pensou ser ladainha quando a realidade daquilo está mais próxima de você do que imagina.

O livro é dividido em quinze capítulos, e de forma bem descontraída o autor bate um papo com Ed e Lorraine (apesar de Ed ser aquele que responde mais as perguntas, ficando à sua esposa pouca participação) e vem nos contar tudo desde o princípio, todas as experiências que tiveram com esse mundo obscuro, detalhes importantes, gravações dos casos que são comentados na história e principalmente como os dois se envolveram nesse ramo, como até a infância de ambos os preparou para as provações que iriam enfrentar até o final de suas vidas.

gif ed e lorraine

O que faz o livro prender o leitor com certeza é a exatidão de detalhes que Ed coloca em suas narrativas. Ele não poupa o leitor de nada que aconteceu durante todo o seu trabalho como demonologista, e nos ajuda a entender como ocorrem as infestações, como esses espíritos humanos e inumanos são atraídos às casas de pessoas normais e também como mesmo sendo extremamente experientes e convivendo com casos dia a dia, as forças malignas nunca deixavam de surpreender os dois.

Ao longo da grande entrevista que é esse livro, Ed e Lorraine vão nos contar alguns dos seus casos mais famosos e que explicam com exatidão como as forças demoníacas nunca param de agir, e podem atacar qualquer pessoa, de qualquer idade. Vamos ter mais detalhes do caso da boneca Annabelle, sobre Amityville e sobre outras casas que passaram pelo verdadeiro horror, famílias que viveram semanas, meses e até anos com espíritos inumanos destruindo, ferindo, aterrorizando e que não tinham nenhuma esperança de sair disso até que o casal chegou para ajuda-los com essas forças ocultas que estavam além da compreensão de pessoas normais e religiosos que nunca haviam presenciado tal terror.

Caso real ed e lorraine

ed & lorraine resenha

Eu sei que algumas das coisas contadas por eles parecem mentiras, mas a medida que você vai lendo, vai entendendo como tudo isso funciona, como o casal corre perigo a cada novo chamado mas que nunca recusa ajudar – sem cobrar nada – a aqueles que realmente precisam você vai entendendo que há coisas nesse mundo que realmente nos são desconhecidas, forças que estão além da compreensão de pessoas que nunca presenciaram tal atividade paranormal, que nunca sofreram e passaram o verdadeiro terror que as famílias citadas no livro presenciaram.

Além dos relatos é claro que o livro conta com vários registros fotográficos dos casos, afinal uma das ‘regras’ do casal era sempre registrar tudo que acontecia de anormal para terem provas do que estava acontecendo, para não serem chamados de fraude ou caso a situação saísse do controle e eles precisassem de forças extras como exorcistas, por exemplo. E olhando as selecionadas para o livro você fica realmente apreensivo, imaginando como seria ter sua casa daquela maneira, ter que conviver com tudo aquilo com móveis flutuando, coisas desaparecendo, caos absoluto sendo que você nem sabe o que realmente está provocando aquilo ou o que ‘você fez para merecer tamanha prova’.

ed e lorraine atual

Por fim só me resta dizer que Ed & Lorraine Warren: Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais é um livro que consegue deixar sim até os mais céticos com medo, com uma linguagem simples você consegue compreender como esse mundo em que o casal Warren ingressou é muito maior do que pensamos e está presente em nossa realidade o tempo todo. Depois de ler esse livro você vai pensar duas vezes antes de assistir um filme de terror e achar que aquilo tudo é mentira, vai pensar duas vezes ao jogar o tabuleiro Ouija e brincar com o oculto de maneira leviana, pois como Ed já não está nesse plano, quem irá lhe socorrer caso um capiroto deseje invadir sua casa é uma incógnita, então é melhor passar longe desses apetrechos de invocação do mal se não quer ficar pra sempre com o capiroto na sua casa levitando seus móveis e pichando suas paredes.

Annabelle real resenha

 

Um beijo da Annabelle pra vocês e lembrem-se que para tirar essa foto, alguém abriu a caixinha em que ela fica presa, e nunca se sabe onde essa boneca pode aparecer amanhã.

 

 

 

 

Quotes especiais:

Se há uma mensagem que Ed e Lorraine Warren tentam transmitir com clareza é que o oculto é basicamente um acidente esperando para acontecer. “Na última década”, diz Ed, “houve um aumento de cem vezes em práticas ocultistas negativas. Por quê? Porque, na sua maioria, as pessoas não sabem que existem forças negativas reais no mundo. Em vez disso, fazem com que o oculto pareça um jogo, uma diversão, uma panaceia para tudo que os aflinge. Basta ver o modo como o oculto é tratado nos jornais e revistas hoje em dia – como uma novidade inofensiva. Bem, ele não é inofensuvo, ele pode ser perigoso! – página 31.

“As pessoas sempre se interessam pelo oculto”, responde Lorraine. “Mas nos últimos dez anos, o público tem sido exposto a tanta informação sobre o tema dos espíritos e do sobrenatural que agora está tentando realmente compreendê-lo. Em todos os lugares a que vamos, as pessoas já leram O Exorcista, já leram sobre o nosso envolvimento no caso Amityville. E querem saber mais. Querem descobrir como e por que esses fenômenos aterrorizantes ocorrem, e o que está por trás deles. O argumento de que espírito são uma ilusão ou uma idiossincrasia psicológica já não se sustenta mais. As pessoas querem saber a verdade, mesmo que a resposta seja abertamente desagradável.” – página 31

Após uma vida investigando o desconhecido, os Warren agora compartilham esse conhecimento do sobrenatural e de como ele funciona. Mas cuidado “O demônio vem em muitas formas”, diz Ed, com entonação significativa, “algumas bem piores do que aquelas sobre as quais falamos esta noite!” – página 32

Caos absoluto! E, envolvendo tudo isso, haverá uma atmosfera de perversidade tão densa que você poderia corta-lá com uma faca. Ecoaram gritos pavorosos, profundos gemidos sinistros ou gargalhadas maníacas, capazes de fazer o seu sangue gelar nas veias. Então, em algum momento - se você estiver sem sorte –, o próprio espírito pode surgir pela porta, ou sair da parede, ou se manifestar atrás de você e, de repente, fica muito claro que aquilo não é uma fantasia distorcida passível de explicação. É um verdadeiro ataque físico contra a humanidade e que ocorre de maneira proposital é direcionada. – página 57

“Ed, eu jamais entraria em casas para confrontar o tipo de entidades que você confronta, qualquer que fosse o motivo - e em especial quando se trata do demoníaco. Uma vez que você cruza o limiar e entra no mundo das trevas, você passa a viver para sempre em perigo, e também aqueles a quem você ama. Goste ou não, você será único – e solitário - entre os homens. Nunca se esqueça: as forças diabólicas que você desafia são astutas, pois, ao contrário de qualquer mortal, elas possuem a sabedoria e o conhecimento das eras”. página 112

resenha ed e lorraine demonologistas

E por último, deixo aqui pra vocês a playlist do livro criada pelo pessoal da Darkside Books, e também o audio original do caso do Poltergeist de Enfield

gid dark side demonologistas

   

 

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas

 

ISBN-13: 9788594540164
ISBN-10: 8594540167
Ano: 2016 / Páginas: 272
Idioma: português
Editora: DarkSide Books

 

 

classificação terror

9 comentários:

  1. OMG! OMG! Duvido que vou brincar com o tabuleiro depois de ler o livro.
    Eu tenho fascínio pelo sobrenatural e amo ler tudo relacionado ao gênero, mesmo sendo bem medrosa. Amei a resenha. Achei fascinante e quero conhecer melhor o casal e ver se isso vai mudar o que penso a respeito dos demônios

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter lido nenhum livro relacionado a eles, eu já o amo só pelo fato de já ter passado por tanta coisa juntos, esse livro ainda está na minha lista de espera para as próximas compras.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina,

    Conheço Ed e Lorraine pelos filmes Invocação do Mal I e II. Fiquei muito tempo "atordoada" com aquelas histórias, principalmente por serem baseadas em fatos reais. Porém após ver o vídeo original de entrevista do caso relatado no filme II achei que era tudo montado. Talvez realmente ocorreram coisas sobrenaturais naquele local, mas naquela entrevista foi tudo montado de uma forma bem principiante e diríamos até cômica. Isso me fez desacreditar um pouco nos dois. Quem sabe lendo eu possa mudar minha perspectiva né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina, soube sobre esse casal através de algumas resenhas que tenho visto desse livro, mas sou medrosa pra esses assuntos, então não fui e nem pretendo ir além das resenhas haha (a única exceção que abro e acompanho é Sobrenatural - a série - porque tem Dean e Sam rsrs). Achei interessante o fato deles não cobrarem para ajudar nos casos e não sabia que Annabelle e Amityville eram baseados em casos deles. :)

    ResponderExcluir
  5. Esse livro ainda esta preso na minha lista de leitura e só o fato de ser da Darkside já faz esse livro ter um lugarzinho reservado no meu coração.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sabrina!!
    Adoro a editora Darkside!! Esse livro é fantástico!! A resenha ficou maravilhosa e aguçou minha curiosidade sobre esse livro!! Decerto quero muito ler esse livro fantástico!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Sabrina, tenho O exorcismo de Thomas B Allen, mas ainda não li, quero muito poder ler esse e o outro juntos, acredito sim nas forças do além. Desde pequena sinto e vejo muita coisa então estou mais cuidadosa ao fazer esse tipo de leitura, porque quando pequena passei por situações muito delicadas com o mundo invisível!

    ResponderExcluir
  8. EU conhecia o casal do livro de Amityville, mas achei q eles fossem simples personagens na histpória, então quando eu vi esse lançamento da Dark eu fiquei toda ouriçada, querendo comprar logo e ler hahahahaha
    Não sabia q ele possuia registros fotográficos...Já to vendo q vou ler com o cool na mão hahahaha

    bjbj

    ResponderExcluir
  9. geente, que livro interessante, confesso que não gosto muito do gênero terror porque sou muito medrosa, mas fiquei super interessada nesse livro, e saber como tudo funciona, eu não conhecia o casal, nem nunca tinha ouvido falar deles, mas realmente quero conhecer esse livro e saber mais, nunca achei que esses filmes de terror eram mentiras, na verdade sempre acreditei no oculto, por isso sou tão medrosa haha, e adorei saber que possuem registros fotográficos, adoraria ver eles.

    ResponderExcluir