As Cordas Mágicas - Mitch Albom

DSCN4554

Skoob – Avaliação: 5/5 Red heart

Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe.
Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas.
Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards.
No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada.
No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.

*Livro recebido em parceria com a editora*

“Todo mundo entra numa banda nesta vida. De um jeito ou de outro, a banda se desfaz.”

É certo que várias vezes aqui no blog eu digo o quanto foi difícil fazer tal resenha, mas quando terminei As Cordas Mágicas não sabia o que escrever aqui para vocês, além de que esse é um daqueles livros que precisa ser lido e degustado, pois muda sua visão sobre a música e como ela influencia na vida de todas as pessoas.

O livro nos trás a história de Frankie Presto, um músico que teve sua vida mudada logo no nascimento quando pegou mais da ‘Música’ que qualquer outra criança. Como sabemos disso? A própria Música nos conta. Apesar de meio louco a principio, o narrador aqui é a Música, ela é como uma divindade a qual quando um ser musical nasce absorve um pouco da sua essência, e quando morre ela está lá para recolhê-la de volta. É assim que essa história se inicia, no funeral de Frankie Presto.

“...Sou meiga e tranquilizadora, dissonante e irada, difícil e simples, calmante como areia a escorrer e perfurante como uma alfinetada.

Sou a Música. E estou aqui pela alma de Frankie Presto.”

Através da narrativa onisciente e onipresente da música vamos conhecer como foi a vida nada comum de Frankie e como um conjunto de seis cordas mágicas mudou não só a sua vida, mas de outras pessoas ao seu redor para sempre.

Cada capítulo se inicia com uma ‘entrevista’ de alguém que está ali no Funeral, essa pessoa vai falar brevemente como conheceu o cantor e apartir de suas memórias se dará a narrativa pela Música, contando cada detalhe importante de como esse grande músico foi formado e acabou influenciando a carreira da maioria dos músicos importantes.

Frankie nasceu em meio ao caos na Espanha, e a parte da sua infância com certeza é uma das mais emocionantes do livro, pois é trágica demais e não tem como o leitor não querer proteger o pequeno de tantos males que o cercam a todo momento. Mas todos esses obstáculos impostos pela vida nunca o impediram de achar conforto e esperança na música, e é lindo ver o seu dom em atividade, e o quanto ele está empenhado em sempre aprende mais sem deixar de ser um pequeno menino inocente.

Os personagens secundários nessa parte do livro são os que mais ganham nosso coração, seu pai adotivo Baffa é um desses exemplos, pois o amou como um pai deve amar o filho e sempre procurou o melhor para o garotinho, o Cão pelado é um exemplo de lealdade animal que o acompanhou até o fim. Mas é El Maestro que roubou meu coração, com seu ensinamento rígido sobre a música Frankie Presto se formou, apesar de inicialmente não ser um personagem agradável já que é um violinista aposentado, cego e bêbado a cada página ele conquista o coração do leitor, e no final você já está chorando com tudo o que nos é revelado e o que acontecerá, já que a vida nunca é justa.

Quando a sua jornada na América se inicia em meio a dor da perda é a música que lhe mantém vivo, seu dom além de lhe prover dinheiro para sobreviver acaba atraindo nomes importantes que ele nem imaginava conhecer um dia, e assim em meio a acasos do destino o pequeno garoto vai crescendo e mundando o mundo à sua volta, se transformando quase em uma lenda viva que sempre juntava o talento à humildade.

Mas o coração do nosso protagonista é algo que é muito trabalhado nesse livro, e ver os erros e acertos dele com Aurora, sua doce fada que comeceu na Espanha é de deixar o coração do leitor ainda mais apertado, pois como a Música diz: não dá para amar alguém e dedicar-se 100% à esse amor e ao mesmo tempo querer tudo que a fama que Ela pode lhe oferecer com o seu talento trás.

“A canção reconfortava. Não é por essa razão que, com frequência, vocês buscam a música¿ Para sentir que não estão sozinhos?”

Não vou falar muito sobre as cordas mágicas e nem qual é o mistério do livro pois é algo que vamos descobrindo gradualmente durante a leitura, mas posso lhes assegurar que é algo incrivelmente mágico e é encantador o modo como o autor conseguiu unir todas as histórias e deixar o livro tão amarrado o tempo todo.

DSCN4553

A leitura desse livro é muito fluida, porém em alguns momentos eu fiquei meio estagnada no livro, mas esse sentimento se assemelha muito ao que está acontecendo a vida de nosso protagonista na história, então logo que essa fase passa consegui voltar ao ritmo da leitura, mas me arrependi muito, pois logo o livro acabou e eu fiquei desolada pois queria muito mais.

As Cordas Mágicas é realmente um livro mágico e acolhedor, se você tem alguma ligação com a música acredito que a leitura será ainda mais prazerosa, pois você lerá ali nomes de músicos muito famosos, e fazer tal ligação deixa a história ainda mais especial. Ao ler essa obra você ficará com o coração pequeno em alguns momentos, mas com certeza ao terminar a leitura ele estará pleno e radiante, e você verá como a música está sempre presente na vida das pessoas, seja direta ou indiretamente.

Quotes:

“Quando criança, sofreu enormemente e, por causa desse sofrimento, foi-lhe concedida uma dádiva. Um conjunto de cordas que lhe deu o poder de mudar vidas.

Seis cordas.

Seis vidas.”

“Isso é porque eu nasci ao ar livre, no quebrar das ondas do oceano e no assobiar das tempestades de areia, no crocitar das corujas e no piar de alguns pássaros. Eu viajo nos ecos. Cavalgo a brisa. Fui forjada na natureza, robusta e bruta.”

“A verdade é luz. Mentiras são sombras. A música é ambas.”

“Isso é a vida. Tem coisas que são levadas embora. Você vai aprender a recomeçar muitas vezes – ou será inútil.”

"Eu tenho o poder de fazer você recordar-se das coisas. Absorvo suas memórias; quando me ouve, você revive lembranças. Uma primeira dança. Um casamento. A canção que tocava quando recebeu uma grande notícia. Nenhum outro talento proporciona uma trilha sonora para a sua vida. Sou a Música. Marco o tempo."

 

As Cordas Mágicas

 

ISBN-13: 9788580416305
ISBN-10: 8580416302
Ano: 2016 / Páginas: 352
Idioma: português
Editora: Arqueiro

 

 

avaliação cupcake - Cópia

6 comentários:

  1. Eu li poucas resenhas a respeito do livro mais foram todas positivas, eu acho que preciso ler esse livro logo porque eu adorei a historia e confesso que apaixonei desde a primeira resenha que li a respeito, imagino que todos que leram não se arrependeram.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sabrina!!
    Que livro mais tocante e sem dúvida emocionante!! Estou apaixonada por esse livro deste o seu lançamento e agora que li aqui na sua resenha os quote desse livro fiquei mais curiosa ainda para ler esse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina,
    Fiquei encantada com a proposta do livro. Um livro com narrativas feitas pela própria música?! Super criativo! Além de lindo deve ser muito mágico também!
    Esse vai pra lista de leitura, com toda certeza
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina, imagino que a leitura desse livro seja uma experiência ímpar, bem como tenho visto nas resenhas positivas que tenho lido dele. A história é diferente do que estamos acostumados, pois nunca vi uma narração feita pela música que é como uma divindade e penso também que seja um livro emocionante, afinal o livro se inicia no velório do protagonista. Ótima dica, linda capa e se tiver oportunidade vou querer conferir sim o livro ;)

    ResponderExcluir
  5. Não só de tristezas é sobre esse livro, mas também de amizades, de amor e principalmente como a música faz parte de cada ser humano. Estou louquinha pra ler esse livro e gente, QUE CAPA LINDA É ESSA?

    ResponderExcluir
  6. Oiii! adorei sua resenha, realmente parece ser um livro incrivel, parece ser um livro muito emocionamente, ja vi varias resenhas dele e cada resenha nos mostrando um lado do livro mas sempre emocionante, parece ser um livro e tanto que só de ler sua resenha fquei encantada, fiquei super curiosa pra saber sobre a infância dele, e conhecer os personagens secundários que como você disso é os que mais ganharam o seu coração, e tem sempre aquele personagem que no começo a gnt não gosta mas no decorrer da história acaba sendo um dos nossos favoritos haha. com certeza quero ler!

    ResponderExcluir