Amor Plus Size - Larissa Siriani

DSCN4263

Skoob – Avaliação: 5/5

Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida?
Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz.
Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.

*Livro recebido em parceria com a Galera record*

Sabe quando você encontra aquele livro amorzinho, e se apaixona completamente pela história e a mensagem que ele trás, e acima de tudo se identifica com a protagonista? Amor Plus Size foi assim pra mim, aquele livro que vou me lembrar para sempre de forma doce, e que queria muito que todos pudessem ler também.

Maitê é a garota de 17 anos que sofre bullying por causa do seu peso e corpo, dia a dia na escola ela é humilhada e em casa a situação só piora, pois além de sua mãe sempre a colocar em dietas e médicos malucos ainda controla sua comida, a jogando mais pra baixo ainda. A única pessoa que Maitê pode confiar e com quem ela pode ser ela mesma sem as neuras do peso é Isaque, seu amigo de infância que nunca lhe negou um consolo quando precisou.

DSCN4267

O livro é narrado em primeira pessoa por Maitê, e vemos como é difícil estar naquela situação, passando por tantas humilhações dentro e fora de casa, e odiando seu corpo cada dia mais. A autora conseguiu transmitir cada sentimento da protagonista de maneira simples, porém tão verdadeiros que não tem como não se deixar levar por tais, e tenho certeza que se você já passou por algo assim, uma humilhação por causa de seu corpo na escola, em casa, em lojas… com certeza vai chorar ao ver Maitê passar por tantos problemas comuns em pessoas que não seguem o ‘padrão’ exigido pela sociedade.

A linguagem do livro é bem condizente com a idade da personagem (entre 17 e 18 anos) e então terá todos os dramas e paixonites dessa fase, mas é isso que torna a obra muito mais importante e válida, afinal é nessa idade que as meninas estão passando pela mesma situação de Maitê, e quem sabe ao lerem esse livro vão acabar percebendo que não é preciso ser magra para ser linda, e principalmente que o ideal de beleza das capas de revista não existe, e NUNCA deve ser o objetivo de sua vida, o importante sempre deve ser se amar acima de qualquer padrão que lhe imponham.

Ao ler esse livro eu só pude imaginar como eu teria crescido com uma mentalidade diferente se tivesse conhecido esse livro a partir dos meus 13-15 anos, quando eu comecei a ficar super pra baixo por causa do meu peso e com as humilhações que passava na escola por ser gorda. Como eu teria tiro uma adolescencia mais leve, como minha família teria aprendido melhor a lidar com o meu peso sem me deixar ainda mais deprimida e com raiva de ser gorda… Se o propósito de Larissa foi fazer o leitor pensar nesses aspectos, pode ter certeza que ela o alcançou de maneira suprema, pois eu teria sido mais feliz e me amado mais sim, se tivesse conhecido essa história alguns anos atrás.

Mas enfim, Amor Plus Size mesmo que voltado para um público mais jovem é um livro perfeito, que todos deveriam ler para entender o peso do bullying na vida de uma pessoa, principalmente na sua adolescencia, onde os hormônios estão uma confusão e você já tem preucupações demais na cabeça. Com uma linguagem leve Larissa mostra os dois extremos da busca pelo corpo ‘perfeito’ e mostra como a vida pode ser muito melhor quando você aprende a se amar e se importar menos com os números que aparecem na balança. Se você já passou por alguma questão parecida com a do livro, com certeza vai adorar essa história e se envolver de maneira extrema, e se nunca passou, vale a pena conferir para poder aprender como o bullying e a imposição dos ‘padrões’ estéticos pode acabar com a vida de uma pessoa, e quem sabe no final após aprender algumas coisinhas Amor Plus Size não entre para a sua categoria de livros amorzinhos também.

avaliação cupcake - Cópia

9 comentários:

  1. #tcoutubro
    Apesar de ser um livro voltado para adolescentes adorei a resenha sou apaixonada por esses tipos de personagens que sempre tem barreiras a enfrentar com a cara e a coragem , me admira muito, pelo jeito a autora e bem realista .

    ResponderExcluir
  2. Já tive essa idade, e lembro bem de todas as neuroses típicas dessa época.
    O meu problema era diferente. Era magra demais,e minhas amigas cheias de curvas...Isso me deixava mal.
    E acho sim,super importante livros como esse,para abrir os olhos da garotada, para perceber que não devem ter como padrão de beleza,meninas de capas de revista.

    E tenho vontade de ler o livro, mesmo sendo juvenil.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina...
    Que resenha incrível.... Preciso ler esse livro... Com certeza vai ser um dos amorzinhos da minha estante... Ele traz o drama da maioria das adolescente, que é justamente não estar no 'padrão' que a sociedade impõe... Como se isso fosse a coisa mais importante do mundo... Livros com essa temática são incríveis principalmente para os adolescentes, para que eles possam se aceitar como são.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina,
    Amei a proposta desse livro, amo histórias assim, onde podemos acompanhar o crescimento pessoal do personagem, e através da sua jornada de aceitação tirar belas lições pra vida. Eu sofria muito com bullying na minha adolescência, mas era por ser magra e alta demais, e ainda sofro com isso, sei muito bem como essa imposição dos padrões estéticos afetam a autoestima de uma pessoa. Quero muito ler esse livro, com certeza será um dos queridinhos da minha estante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sua resenha está ótima e motivadora a leitura. Não é muito meu estilo de leitura, mas se tiver oportunidade, vou conferir! Com certeza tem uma linda mensagem.
    E por suas palavras, sei que vou gostar. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sabrina!
    Achei a capa do livro uma graça, e concordo que é um livro que faria diferença na vida de muitas meninas que crescem pensando que sofrer bullying e ter vergonha do próprio corpo é algo normal.
    Se eu o ver por aí darei sim uma chance para a leitura pra conhecer mais sobre o assunto e também a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  7. Acho que deveria haver mais livros com essa temática porque sinto que as meninas e mulheres sofrem por não encontrarem pessoas em que possam se espelhar. O que mais vemos na mídia é esse esteriótipo absurdo de que você precisa ser super magra para ser linda e conquistar os homens. Quem não se encaixa nos padrões acaba se sentindo mal e cobrada pela sociedade, por isso admiro a autora por tratar disso, ainda mais na adolescência, fase em que estamos mais suscetíveis ao ataque dos outros.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito dessa historia principalmente a proposta do livro pois com certeza quem passar por isso acaba encontrando alguém que entende, também achei interessante que, pelo livro falar de bullying ele acaba se encaixando em diversas situações e gostei muito da forma que a autora passa essa mensagem ao leitor através da historia da Maitê !!

    ResponderExcluir
  9. #tcoutubro

    não sei se gosto desse tipo de leitura!!tenho que experimentar!

    ResponderExcluir