O Despertar do Príncipe (Deuses do Egito # 1) - Colleen Houck

DSCN4078

Skoob – Avaliação: 4/5

Aos 17 anos, Liliana Young tem uma vida aparentemente invejável. Ela mora em um luxuoso hotel de Nova York com os pais ricos e bem-sucedidos, só usa roupas de grife, recebe uma generosa mesada e tem liberdade para explorar a cidade.
Mas para isso ela precisa seguir algumas regras: só tirar notas altas no colégio, apresentar-se adequadamente nas festas com os pais e fazer amizade apenas com quem eles aprovarem.
Um dia, na seção egípcia do Metropolitan Museum of Art, Lily está pensando numa maneira de convencer os pais a deixá-la escolher a própria carreira, quando uma figura espantosa cruza o seu caminho: uma múmia — na verdade, um príncipe egípcio com poderes divinos que acaba de despertar de um sono de mil anos.
A partir daí, a vida solitária e super-regrada de Lily sofre uma reviravolta. Uma força irresistível a leva a seguir o príncipe Amon até o lendário Vale dos Reis, no Egito, em busca dos outros dois irmãos adormecidos, numa luta contra o tempo para realizar a cerimônia que é a última esperança para salvar a humanidade do maligno deus Seth.
Em O Despertar do Príncipe, Colleen Houck apresenta uma narrativa inteligente, cheia de humor e ironia. Este é o primeiro volume da aguardada série Deuses do Egito, uma aventura fascinante que vai nos transportar para cenários extraordinários e nos apresentar a criaturas fantásticas da rica mitologia egípcia.

arqueiro

Colleen Houck sempre foi uma autora que me chamava atenção pelas resenhas positivas, mas que eu sempre adiava a leitura com medo de não gostar. Porém, a Arqueiro lançou a continuação de Despertar do Príncipe e eu resolvi pegar os dois pra ler de uma vez (com uma pequena ameaça da Ana mandando eu ler logo esse livro).

Lily é a filha certinha, que sempre faz o que os pais exigem, e não se permite sair da linha, mas tudo muda quando ao estar no muse para escrever, uma múmia (ou um louco, como ela imagina) desperta depois de mil anos, e para piorar ele liga seu corpo ao dela, sugando sua energia para sobreviver.

Amon é uma múmia com uma missão, a casa mil anos ele e seus dois irmãos acordam para realizar um ritual e deter Seth, um deus antigo malígino que só trás caos e destruição. Só que dessa vez sua missão está mais difícil, pois ao invés de despertar no Egito, sua terra natal, ele despertou em NY, e dias de atraso podem atrapalhar o ritual, visto que ele ainda tem que despertar seus irmãos no Egito, e não faz a menor ideia de onde eles estão lá.

Lily irá nessa aventura com Amon, tanto porque é obrigada – já que eles estão ligados – e também porque ela anseia viver uma aventura como nunca viveu antes, e conhecer o Egito, ressuscitar múmias e deter um deus antigo com certeza é uma aventura e tanto.

Dizem que um amulheto feio com o Olho de Horús é capaz de afastar o mal e proteger quem o usa. O símbolo é um sinal da proteção do deus do sol e um lembrete: quando somos privados de tudo aquilo que valorizamos, finalmente conseguimos ver a verdade.

DSCN4081

O despertar do príncipe caiu como uma luva para essa semana, onde eu estava em uma ressaca literária e precisava de algo divertido, emocionante e um pouco mais leve até para me distrair.

Colleen consegue jogar o leitor de cabeça na história, tanto quando estamos em NY e principalmente no Egito. As passagens de Amon explicando certas coisas sobre o Egito antigo, costões, deuses e crenças me deixaram borbulhando de vontade de aprender mais sobre aquele lugar, principalmente pela autora ter um jeito de contar histórias leve, ensinando o leitor sobre algo novo sem deixar o livro cansativo ou didático demais, você consegue se transportar para as cenas e vivenciar tudo que os personagens estão vivendo na mesma intensidade.

Mas uma coisa que realmente preciso destacar é o crescimento de Lily durante essa jornada. No começo do livro ela é a menina que só quer ficar na dela, seguir o que seus pais determinam (ainda que não concorde 100%), mas a medida que vai seguindo Amon (e sentindo algo a mais por ele) ela vai entendendo como é importante viver uma grande aventura pelo menos uma vez na vida, e a importância daquela para o mundo, assim ela se torna uma pessoa mais corajosa e altruísta.

DSCN4084

O deus Seth exige que três jovens de sangue real sejam sacrificados a ele para lhe servir eternamente na vida após a morte. Caso contrário, ele jura que fará chover destruição sobre otdo o Egito.

Amon é difícil não se apegar a ele, um semi deus altruísta, dedicado, que ama seu povo e se ressente por nesse milênio as pessoas terem uma imagem tão distorcida de múmias, e por terem perdido a fé e o conhecimento de sua própria história. O peso que ele carrega de ter sido jogado nessa missão de a cada mil anos despertar e passar o resto de seus dias na escuridão, viver para sua missão também é bem explorado no livro, e espero que no segundo ele seja um pouco mais feliz.

Há um princípio de romance no livro, mas acreditem, ele não é o foco e não é nem um pouco forçado. Lily cria sentimentos por Amon, mas ele sabe que isso é impossível, pois além de ele ser uma múmia, é uma criatura que só está ali para salvar o mundo, e depois será colocado em um sarcófago de novo e vai passar seus próximos mil anos no além. A autora soube construir bem os sentimentos, as dúvidas e as preocupações dos personagens, de modo que você torce pra eles, e no final fica arrasado, porque ela foi cruel.

Mas o que quebra mesmo o clima do livro são as cenas da adaptação de Amon e seus irmãos as modernidades desse milênio. Coisas como usar celulares, roupas modernas, câmeras, gírias e termos desse século rendem altas risadas, e faz pensar que se um despertar acontecesse mesmo hoje em dia, seria muito engraçado mesmo ver alguém não sabendo lidar com tudo que avançamos nesse século.

DSCN4086

Ele possuía uma aura de poder e, pelo menos pra mim, irradiava todo tipo de sensação cálida e ensolarada. desconfiei que isso fosse natural nele ou então um reflexo das dádivas do rei-sol. Nós todas parecíamos girassóis virando a cabeça na direção de um astro-rei estonteante.

A diagramação do livro é maginífica, como todos publicados pela Arqueiro. O livro é dividido em três partes, cada uma com um despertar, e a imagem de cada divisória representa o irmão que está despertando agora com seus poderes – sol, lua e estrelas. A capa remete ao olho de Horús, que tem muita importância na história, e que ainda dará muito pano pra manga até o final da trilogia.

DSCN4088

Enfim, O despertar do príncipe é um ótimo livro, que trás uma jornada magnífica e muito bem construída, dosando conhecimento e humor na medida certa. Você vai aprender mais sobre a cultura egípcia e ficar com vontade de conhecer mais a fundo esse povo tão incrível, você vai grudar os olhos nessa história e só parar de ler quando terminar. E no final vai implorar pelo segundo livro logo porque este terminou com uma bomba que mudará tudo na vida de Amon e Lily.

avaliação cupcake - Cópia

27 comentários:

  1. Bom diaaa, os livros dessa autora são excelentes não é mesmo? em relação a esse livro eu não li mas posso afirmar que é maravilhoso escrita perfeita e de fácil entendimento, eu sei que já saiu o segundo volume então quero começar a ler o livro cultura egípcia deve ser maravilhosa, essa autora me encanta a cada dia mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina.
    Adorei a sua resenha.
    O despertar do príncipe parece ser um ótimo livro, com ação, aventura, uma pitada de romance e um clima bem descontraído.
    Adorei as imagens das divisões das três partes. São lindas!
    Lily e Amon parecem ter um boa química e já estou ficando triste com o não final feliz deles =/
    Não li nada da autora e depois de ler a sua resenha fiquei com bastante vontade de começar a ler essa série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho uns 4 livros da autora aqui em casa, mas não tive coragem de ler ainda.
    Apesar de ter visto muitos comentários positivos a respeito da escrita dela e das histórias, ainda não bateu aquela vontade de conhecer um pouco mais.
    O despertar do príncipe parece ser uma história interessante, com um enredo bom e que faz o leitor apreciar bastante a leitura.
    Quem sabe daqui a pouco não consiga dar uma chance pra ele?
    Adorei as fotos <3 e a resenha.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Estou apaixonada por este livro!! Romance misturado com magia e mistério e missão a cumprir por parte do príncipe e Liliana!! E a autora não contar a respeito de um possível triangulo amoroso só dá mais vontade de ler!!

    ResponderExcluir
  5. Eu li tantas resenhas do segundo livro, muitas mesmo, e nenhuma do primeiro, até me deparar com essa. Por causa disso: obrigada, realmente queria saber melhor do que se tratava. Adorei o fato de a múmia acordar pra deter o espírito maligno, isso me lembrou muito um filme que eu já havia assistido que agora não me lembro o nome. E essa diagramação realmente está magnifica. Estou ainda mais curiosa pra conhecer toda essa loucura.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo esse livro, amo essa autora. Acho os livros dela incríveis, super bem escritos <3

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Ainda não tive o prazer de ler nada da autora, mas estou apaixonada por esse livro! A capa desse e do segundo livro, são lindas! E a premissa me conquistou! Com certeza é uma leitura que eu quero fazer. E depois de ler sua resenha e tudo que comentou a respeito do livro, mais ansiosa fiquei. Eu acho muito interessante a cultura egípcia, mas meu conhecimento é somente de filmes, em livros muito pouco eu li, então, esse será uma ótima pedida. Resenha perfeita. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Depois que lançou o segundo livro comecei a ler vários comentários positivos, as capas são lindas e a escrita da autora parece ser excelente. Estou precisando de leituras leves e divertidas, como você descreveu, e adoraria saber como a autora explorou a cultura do Egito. Quero ler esses livros e espero que também consiga sentir o amadurecimento dos personagens.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já li muitas resenhas sobre esse livro, principalmente o segundo e fiquei com muita curiosidade. O enredo é muito interessante e diferente. E apesar do que você disse que o livro não ter muito foco no romance gosto ver ver como a autora destaca o amadurecimento dos personagens durante a jornada. Com certeza faz parte das minhas futuras leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oie, ainda não conheço essa autora mas fiquei curioso pra ler, achei essa resenha bem legal sem contar que eu achei linda essa capa *-*

    ResponderExcluir
  12. Sou fissurado em livros de mitologia, deuses... mas ainda não tive a oportunidade de ler algo relacionado a cultura egipcia, deuses egipcios. O enredo do livro me atrai, gosto de livros de como esse. Ja to anotando na minha lista de futuras compras :) Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oiii Sabrina, como vai?
    Garota que resenha maravilhosa, fiquei chocada diante da sua resenha porque foi a primeira que li em relação a essa obra e super anotei a dica, mitologia desperta tanto meu innteresse que já está na minha lista de desejados <3 amei as fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha...
    minha amiga disse que leu este livro e amou...desde então estava ansiosa pra ler também ..
    Depois de ser a resenha me apaixonei pela aventura da Liliana ...

    ResponderExcluir
  15. Não sei se é o meu tipo de livro, o plot é um tanto inusitado, uma múmia despertando em NY! O ponto a favor é que gosto de História (a matéria) e ainda mais essa parte da Antiguidade que é bem interessante. Imagino que um romance entre a garota e o egípcio deva ser um pouco estranho pelos dois viveram épocas totalmente diferentes.

    ResponderExcluir
  16. Agora fiquei com vontade de ler esse livro , so com sua resenha ja estou curiosa e super vocês sabem aquele sentimento envolvente que você sabe que não vai ti deixar dormir direito ate ler o livro pois é to sentindo isso.

    ResponderExcluir
  17. Gente, estou vendo vários elogios sobre o livro, e pelo visto ele é muito bom, ainda não li nada parecido, seria bem bacana ler livros que tivessem múmias, e gente meu sonho conhecer o Egito, então me parece ser algo bem diferente e inovador.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Eu vi um spoiler em algum lugar sobre como terminava o livro, e fiquei super curiosa pra lê-lo. Sua resenha conseguiu me deixar ainda mais curiosa, pois eu não tinha muita noção de como apareciam os personagens e do que tratava a história. Vou ler esse livro logo logo, mas estou apreensiva por que não foi lançado o último volume da trilogia, e não queria ficar esperando.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  19. Oi Sabrina,
    Estava curiosa para conhecer um pouco mais dessa história, pois amo as capas desses livros e compraria apenas pela capa (sou dessas) e, também sou fascinada pela mitologia egípcia, só que ainda não li um livro com esse enredo. Então, é claro que estou empolgada para ler essa saga, e já vi muita gente suspirando pelo Amon, uma múmia na lista dos crushes literários, que maravilha! hahaha
    A curiosa aqui leu uma resenha do segundo livro e pegou um baita de um spoiler, infelizmente já sei como esse livro termina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Quero muito conhecer a escrita dessa autora, mas tenho muita vontade também de ler sua outra série, tenho o Despertar na minha estante a um tempinho na fila da próximas leituras, e sua resenha me deixou muito ansiosa pra começar a leitura do meu, a presença de tantos elementos mitológicos imersos na narrativa me impressionam muito ! A capa é uma das mais lindas ♥

    ResponderExcluir
  21. OOi! A edição desse livro é incrível como a história deve ser também, eu amo livros desse gênero, com muita aventura e estava há um tempo querendo ler algo sobre a história egípicia, tomara que eu tenha a oportunidade de lê-lo em breve, valeu !!

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler esse livro. Entrou pra lista, adorei a resenha ♡

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler esse livro. Entrou pra lista, adorei a resenha ♡

    ResponderExcluir
  24. Esse livro sempre me chamou a atenção pela capa, contudo não tive curiosidade de ler nenhuma resenha. Gostei bastante da história criada pela autora, também estou numa ressaca literária danada e preciso de algo leve e engraçado para sair dela Rs... O Despertar do Príncipe com certeza entrou para minha lista de desejados, acho que vou gostar bastante.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu sou completamente apaixonada por esse livro *__* Estou louca para ler o segundo, adoro livros que nos faça viajar para outra cultura, outra religião e é exatamente o que esse livro faz <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Olha,vou começar a ler o livro agora,e estou com minhas expectativas bem elevadas.
    Parece ser um livro leve e escrito para distrair os leitores,com esse universo diferente criado pela autora.

    E essa capa está divina!

    ResponderExcluir
  27. Outro xodó da minha prima, tenho muitas expectativas para lê-lo, acho super empolgante como a autora combina a boa escrita com o humor e conhecimento, como vc disse na medida certa, fazendo com que o livro se torne mais atrativo ao leitor, sei que não é um livro único, você vai resenhar o segundo volume? Espero que sim! Parabéns pela resenha. Adorei as fotos.

    ResponderExcluir