Noturnos - John Connolly

Skoob - 4/5

Crianças acreditam que monstros são reais. Adultos tentam convencê-las do contrário — ou de que, no final, eles sempre serão derrotas. Nesta que é sua primeira coletânea de contos, John Connolly escreve sobre os mundos infantil e adulto em confronto em dezesseis histórias absolutamente assombrosas, com ecos de alguns dos mestres do horror — M.R. James, Ray Bradbury, Stephen King —, mas sem abrir mão da voz única e inconfundível que o consagrou em O Livro das Coisas Perdidas. Amores perdidos, crianças desaparecidas, demônios predatórios e fantasmas vingativos são apenas alguns dos ingredientes que compõem esta imperdível antologia.

*Livro recebido em parceria com a Editora Galera Record*



Podem me chamar de diferentona, mas simplesmente adoro histórias que envolvam muito terror e uma grande dose de mistério, e Noturnos do autor John Connolly conseguiu de maneira prazerosa saciar essa minha necessidade sombria.


O livro é composto por breves narrativas. Ao todo são dezesseis contos assombrosos, que abrangem componentes fictícios e outros nem tantos irreais, de congelar os ossos como espíritos, divindades, feitiçaria, rituais sinistros, e singular terror psicológico que tornam o mais experiente leitor em um ingênuo expectador.


O livro definitivamente tem alguma coisa para todo o leitor que se atrever a perscrutar suas páginas. Jonh Connoly de maneira inteligente disserta sobre temáticas distintas, tendo como fator comum um ambiente inquietante. O autor mostra de maneira convincente seu talento para desfechos inusitados além de mostrar que o mal pode ser combatido, mas jamais destruído.

Ás vezes, quando estou sozinho à noite na igreja, tenho a impressão de escutar o monstro escavando com paciência e determinação, tirando pedregulho por pedregulho do caminho, progredindo em uma lentidão infinita – que nem por isso deixa de ser progresso. A criatura não tem pressa. Afinal, tem a eternidade a seu dispor.
Acredito que algumas histórias renderiam um prolongamento que seria bem-vindo por todos, afinal a evolução coerente dos personagens, bem como a narrativa clara e objetiva, conquistariam um número bem mais volumoso de páginas sem grande esforço.


A escrita de Connolly é sedutora e muito intuitiva, intimando o leitor a um envolvimento mais profundo do lado mais obscuro de sua narrativa.

A edição está deslumbrante, simplesmente me encantei pela capa. Fonte e diagramação impecáveis e na abertura de cada capítulo podemos contar com uma ilustração que dá uma leve pincelada no conto que nos espreita.






34 comentários:

  1. Oláaa, olha eu vou te falar que antigamente eu adorava livros assim porém o tempo foi passando e eu lendo livros mais variados, mas quando cheguei ate uma certa fase da vida cheguei a conclusão de que historias reais me chamam mais atenção. Achei a escrita irradiante do tanto que li aqui e a capa maravilhosa e criativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta oferecer uma oportunidade a esse tipo de leitura Marília. As vezes nos surpreendemos. Beijos!

      Excluir
  2. Adoro histórias de terror! Adorei a capa do livro e amei a resenha! Se esse livro conseguiu saciar sua necessidade sombria, espero que sacie a minha também. Rsrs
    Com certeza vai para a lista de desejados!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nádya...
    Em primeiro lugar parabéns pelas fotos... Ficaram lindas...E a capa está incrível!!! Sou fã de contos, porém um tanto quanto medrosa no que se trata de contos ou livros de terror... rsrs... No entanto, esse me parece ser um livro muito bom... Fiquei curiosa para ler esses contos que parecem ser envolventes e cheios de mistério.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! Realmente os contos são demais! Grande beijo!

      Excluir
  4. Oii Ná ♥♥
    Nossa, eu adoro livros com um tom mas sombrio, é uma delícia o suspense que a gente cria por trás de cada palavra, fiquei muito feliz em conhecer alguém com o mesmo gosto assombroso que o meu, haha ♡♡.. mega curiosa pela obra !!
    Dica anotadinha .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty adoro livros tenebrosos...rsrsrs. Fico feliz de possuirmos gostos semelhantes. Grande beijo!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Olá!
    Que capa mais linda *-*
    Apesar de ter medo (confesso) eu gosto bastante de histórias de terror e me sinto sempre instigada a saber mais e mais sobre isso. Adorei a sua resenha e o seu marcador de perninha é incrível <3

    ResponderExcluir
  6. Olha, também gosto muito de livros de terror apesar de ser bem medrosa e deixar um parte deles no meio da leitura por não ter coragem de continuar kkkkk..
    Gostei muito desse aí, ainda mais por serem contos, que eu adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um livro muito interessante e por ser contos as histórias fluem com muita rapidez. Grande beijo!

      Excluir
  7. Primeiramente... essa gif? Que horror kkkkkkkkk
    Segundamente... que fotos lindas <3
    Não gosto de livros do gênero e por isso acho que não leria esse não, confesso.
    Mas quem sabe num futuro próximo não dê uma chance? Vai que né rs
    Acredito que pra quem gosta desse tipo de leitura é uma boa pedida né?
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Olhando a capa eu nem imaginei que o livro seria assim! Parece ter bastante terror, eu gosto disso! E gosto de contos, esse livro com certeza é pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thuanne você vai adorar, tenho certeza! Grande beijo!

      Excluir
  9. Olá!!
    Eu adorei a capa ela é muito linda, mas não sou muito fã de livros de terror então provavelmente não lerei ele, mas quem sabe daqui a algum tempo eu não mude de opinião e leio ele haha
    Outra coisa que adorei foram as fotos <3

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Ola!
    Não sou muito fã de ler contos, mas quando de trata de terror isso me ganha.
    Sou fissurada em livros de /suspense/terror e fiquei bastante curiosa com este. É uma pena que o livro é curtinho e poderia ter sido melhor desenvolvido. Quero ler o livro.
    Essa edição é mesmo deslumbrante.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo livros de mistério e suspense, mas corro do gênero terror, por isso não é um livro muito indicado para mim, mas se um dia eu tomar coragem eu leio. Gosto de contos com cenários bem construídos, o que esse livro parece apresentar, e também seria a chance de conhecer a narrativa desse autor. Te entendo nessa parte de querer um livro para alguns contos rsrs é sempre assim, nós leitores queremos saber sempre mais. Pelas fotos percebo que a capa e a diagramação estão lindas e com um efeito deslumbrante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que o bom dura pouco! Obrigada pela participação aqui no blog. Grande beijo!

      Excluir
  12. Oi Nádya.
    Não gosto muito de livros nem filmes de terror, pois depois fico pensando na história e até sonho com o que eu vi/li =/ Por isso eu não vou ler esse livro.
    Mas é bom saber que os contos são bem construídos e possuem desfechos inusitados. É bem legal quando somos surpreendidos e os autores saem da mesmice.
    A capa é bem fofa e até acharia que se tratasse de uma fantasia e não de terror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena você não curtir o gênero! Mas fica a dica! Grande beijo!

      Excluir
  13. Segunda resenha que leio dessa coletania de contos e a cada palavra lida me sinto mais tentada a comprar. Tenho tentado sair da minha zona de conforto (romances) ultimamente e ir para outros tipos de histórias, e terror é uma delas. Nunca fui muito fã do gênero, principalmente para filmes, mas tenho certeza que uma boa escrita como você disse, irá me agradar. Além do mais, a capa é muito linda e chamativa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será ótimo você sair da sua zona de conforto. Poderá ler histórias maravilhosas. Grande beijo!

      Excluir
  14. Recomendaria para meu primo de 12 anos que adora histórias de terror, confesso que gosto quando se trata de filmes, mas esse tipo de livro não me interessa tanto, posso até ler, mas não reler, sabe? O fato de ser uma coletânea de contos deve torná-lo mais dinâmico e isso que vc citou do mal poder ser combatido, mas não extinto é a essência de toda a trama de terror/mistério.

    ResponderExcluir
  15. Nossa que contos! Pena que não curto terror, tenho muito medo. Mas gostei das histórias, se um dia eu tiver coragem, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nádya,
    Vou confessar de uma vez: sou assumidamente medrosa, já tive um treco só com essa gif tenebrosa ai kkk
    Apesar de amar um bom suspense e uma narrativa cheia de mistérios, tenho pavor de ler livros de terror, e passo longe de filmes desse gênero também. Não adianta, fico muito intimidada com histórias assombrosas, não me sinto confortável lendo algo assim, fazer o que né? Gosto ler algo que tire da minha zona de conforto, mas por enquanto não vou apostar em livros com tom mais sombrio, quem sabe futuramente (bem futuramente) kkk
    Mas adorei a capa desse livro, e parabéns pelas fotos, estão lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Ao contrario de você eu já não curto muito historias de terror hahaha pensa em uma pessoa medrosa, sim essa sou eu hahahaha, gostei da resenha e achei super bacana termos vários contos, achei a capa linda, e por enquanto não pretendo ler, fico feliz que tenha gostado e conseguido degustar o livro, quem sabe quando eu for mais corajosa eu venha a ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Vou adicionar esse livro na minha lista de desejos amo terro ❤
    Participando

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Parabéns pela resenha, perfeita!E as fotos também estão ótimas. A capa desse livro está realmente muito bonita. Gosto de contos e de terror, melhor ainda! Já adicionado a minha lista. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi,concordo com você. A capa está linda e a cor então,nem se fale!

    Bem,acho que sou tão diferentona como você,pois adoro um mistério! :)
    Já terror,tenho um pouquinho de medo. Só leio durante o dia! Rsrs

    Como também gosto de contos,esse livro juntou o útil ao agradável.

    ResponderExcluir