Mau Começo (Desventuras em Série # 1) - Lemony Snicket

Skoob – Avaliação: 5/5

Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".
Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.

*Livro de acervo pessoal da blogueira*

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Quem conhece o blog à algum tempo sabe que eu sou louca para ter o box do Desventuras em série, e principalmente ler os 13 livros, pois eu adoro o filme e sempre vejo comentários falando que a série de livros é bem mais completa.

Pois então, eis que eu finalmente comecei a ler a série, a convite dos canais Pronome Interrogativo, Dear Mandy e Indice X que estão fazendo uma leitura conjunta dos treze livros, com vários desafios e lives durante o processo. Para quem quizer participar vou deixar aqui o vídeo da Thais explicando como funciona a leitura conjunta Smile 

           

A história de Desventuras em Série – Mau começo se inicia com Lemony Snicket nos contando um pouco mais da vida dos irmãos Baudelaire, e já avisando o leitor que esse será um livro onde nada dará certo na vida dos órfãos e que muito menos terá um final feliz, então se prepare para a vida desafortunada desses irmãos, e prepare-se para ler uma história completamente diferente do filme.

Caro Leitor, Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças. Neste pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã. É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere. Respeitosamente, Lemony Snicket

Após perderem seus pais em um incêndio, os órfãos Violet, Klaus e Sunny são recolhidos pelo bancário Sr. Poe que era amigo da família e que cuidará das questões do testamento dos Baudelaire pais. De acordo com um documento deixado por eles, as três crianças só poderão ser criadas por alguém de sua família, e preferencialmente na cidade, então os órfãos acabam sendo deixados na terrível casa do Conde Olaf, um velho magrelo de olhar aterrorizante, que fará a vida dessas crianças um inferno, em uma casa completamente precária e imunda, e um temperamento assustador, que não medirá esforços para roubar toda a fortuna deixada aos irmãos até completarem 18 anos.

Diferente do filme, aqui a história é muito mais pesada. Olaf é assustador até o último fio de cabelo, além de tratar as crianças super mal, ele as coloca para fazer todos os serviços da casa (desde varrer o chão a pintar a casa todinha), não lhes provém roupas ou uma cama para deitar, agride fisicamente as crianças e coloca a vida delas em risco, tudo para que ele possa roubar o dinheiro deixado pelos pais Baudelaire que será da Violet assim que ela completar a maioridade.

É bem triste acompanhar a história desses três irmãos, mas ao mesmo tempo é brilhante acompanhar o modo de Lemony Snicket narra-la, toda em terceira pessoa como se realmente estivesse contando a história a um conhecido, interrompendo a narração várias vezes para acrescentar um sentido á aquela palavra ou mesmo para nos alertar que se a história parece estar se encaminhando para um final feliz, é porque ainda não terminou.

Apesar de ter lido em e-book, deu pra perceber que a diagramação do livro é toda linda, cheia de ilustrações que mostram os irmãos, o conde e o olho sinistro que é encontrado em vários canos da casa. Vale super a pena ter a versão física, e pra quem está esperando pra comprar o box fica ligado porque a Companhia das Letras está tentando relançar o box, então em breve poderemos comprar.

Enfim, não posso contar muitas coisas mais porque a história aqui é super curta (apenas 152 páginas) e toda linha a mais seria um spoiler. Mas posso dizer que o filme não retrata 10% da história do livro, e que se você possui algum receio em começar essa série, não tenha, pois mesmo que ela seja bem grande, você se encantará com a história dos três irmãos, e não vai conseguir parar de ler até terminar o livro (o que acontece em poucas horas).

MauComeco-ColorindoNuvens

Foto do blog: Colorindo nuvens

Desde a linda de seus pais, a maioria dos amigos dos órfãos Baudelaire tinham desertado… não apareceram nem uma vez para ver como estavam, deixando-os muito solitários". É evidente que vocês e eu jamais faríamos uma coisa dessas com algum conhecido que estivesse de luto, mas é uma triste verdade da vida: quando perdemos um ente querido, os amigos às vezes nos evitam, justamente quando a presença de amigos é mais necessária.

Com o penetrar das primeiras luzes da manhã no quarto da torre, Violet se pôs a pensar em todas as coisas horríveis por que ela e seus irmãos tinham passado nos últimos tempos. Seus pais morreram súbita e tragicamente. A sra. Poe lhes comprara roupas feias e ordinárias. Eles se mudaram para a casa do conde Olaf e lá eram tratados de maneira terrível. O sr. Poe se recusara a ajudá-los… No final das contas, os órfãos Baudelaire tiveram que lidar com catástrofe em cima de catástrofe, e Violet considerava a situação deles lamentavelmente deplorável.

 

avaliação cupcake - Cópia

Nenhum comentário:

Postar um comentário