Warcraft–Durotan - Christie Golden

DSCN3841

Skoob – Avaliação:  5/5

Prequel do aguardadíssimo filme de ação e fantasia, dirigido por Duncan Jones.
Em Draenor, sob a sombra da Montanha do Grande Pai, entre a Serra do Fogofrio e as terras do sul, o forte, honrado e ferozmente livre clã Lobo do Gelo enfrenta invernos cada vez mais rigorosos... e caça talbuques e fenocerontes cada vez mais escassos. No entanto, um Lobo do Gelo não reclama. Sob a liderança sábia de Garad eles perseveram, honrando os Espíritos da Terra, do Fogo, do Ar, da Água e da Vida. Outros orcs podem sentir prazer na matança... Não os Lobo do Gelo. Quando Guldan, um misterioso forasteiro, chega ao inóspito território ao norte, oferecendo uma terra rica em alimentos em troca da submissão do clã à sua Horda de orcs, o chefe declina. A dignidade de seu povo não está à venda. Assim como sua liberdade.
Arauto da morte, a partida de Guldan traz a reboque a morte de Garad e a ascensão de seu filho: Durotan. Agora cabe ao jovem líder manter seu povo unido em um dos momentos mais críticos de sua história. Contra a fome, o inverno rigoroso, a fúria dos elementos e os Andarilhos vermelhos... Será possível?

galera record

Quando aconteceu o lançamento do filme Warcraft, o encontro de dois mundos, a maioria das críticas se dava ao fato do filme ser muito superficial à história dos Orcs, que estes foram colocados lá seguindo Gul’dan o orc ‘bruxo’ na sua Horda de orcs e não explicaram muita coisa sobre eles, principalmente sobre os Lobos de Gelo, que tem muito destauqe na história.

Mas, eis que a Galera Record lançou no mesmo mês dois livros relacionados á franquia Warcraft, e eu logo os solicitei, pois mesmo gostando muito do filme estava super curiosa para saber mais dos Lobos de Gelo, e principalmente da história de Durotan que foi o orc que mais ganhou destaque no filme, e o personagem que eu mais gostei neste.

A história do livro começa quando Durotan ainda é garoto, e o clã pertence ao seu pai Garad que era um Lobo do Gelo justo e respeitado por todos os orcs que o seguiam. Porém, a cada estação o mundo ficava mais difícil para eles, a comida estava ficando mais escassa, as estações difíceis estavam durando mais tempo, e mesmo que no Norte as coisas ainda estivessem um pouco controlada, já não eram como antigamente.

Um dia, um orc verde chega a vila dos Lobos de Gelo, e pede uma conferência com Garad, este é Gul’dan um bruxo, que anda adornado com ossadas estranhas em suas vestes, ossos de faces destorcidas e sinnistras, e uma escrava muito diferente acorrentada a ele. O bruxo pede que o clã se junte a Horda que ele está construíndo, pois o mundo está morrendo e há uma promessa de uma terra nova e verde fora dali, se o clã se juntasse a ele a vida de seus seguidores seria mais fácil, com mais comidas, e eles não morreriam quando o Norte também acabasse como o Sul está agora: sem vida, sem comida e sem água pura. Garad não aceita a oferta do velho bruxo, pois os espíritos não confiam nele, e assim o Orc verde parte, deixando a vila cheia de dúvidas e morrendo de medo. E para piorar Gard morre dias depois em combate.

Agora Durotan é o chefe dos Lobos de Gelo, e sua liderança vem seguida de várias dificuldades, pois o mundo está cada vez pior, as comidas que antes eram fartas agora tem que ser racionadas, a grama que sempre  foi verde está morrendo, e os espíritos da Água, Terra, Fogo e Ar que sempre falaram com o xanã da tribo os guiando estão cada vez mais calados. O Orc tem a difícil missão de comandar um clã com mais e mais dificuldades, e não cair na tentação de se juntar ao bruxo Gul’dan no Sul.

DSCN3835

Quando fui começar a ler os livros relacionados ao filme, fiquei um pouco confusa sobre qual ler primeiro, pois não há necessariamente uma ordem certa neles, no fim acabei iniciando a história pelo livro do Durotan, e deixo esse conselho a vocês. Se assistiram o filme ou não, é melhor começar pelo livro do Orc, pois há muitos detalhes importantes na jornada dos Lobos do Gelo e que fazem toda a diferença na história dos Humanox vs Orcs que acontece no livro oficial do filme.

Bom, a leitura desse livro foi incrível pra mim, apesar de não ter sido tão fluida e ter enganchado mesmo após a liderança de Durotan, que foi um dos personagens que mais me apeguei no filme.

Aqui nesse livro, conhecemos muitos mais sobre os Orcs, sobre seus custumes, a diferença de cada clã e suas crenças, e principalmente aprendemos mais sobre os Lobos do Gelo, que são um clã que vive mais ao Norte, e tem toda uma bagagem de honrar os espíritos só consumindo da Terra o necessário para viver, e tendo uma moral muito maior que qualquer outro clã citado.

Como disse no início da resenha, aqui é explicado melhor que o mundo está morrendo, e vemos as consequências disso. As frutas nascem podres, os animais estão diminuindo e desaparecendo, as fontes de água se tornam venenozas, não há mais verde, não nasce ou cresce mais nada no solo e as estações estão cada vez mais confusas e duradouras, uma nevasca pode surgir no meio de um dia escaldante no verão, pegando todos desprevinidos e levando vários Orcs a morte, mesmo que estes estajam acostumados com o frio.

A liderança de Durotan é incrível. Aqui vemos o quando ele é justo, sábio e prutende, assim como seu pai, ele não aceita a oferta do bruxo orc, e tenta sobreviver ao máximo com seu clã na sua terra natal, mesmo que passem dificuldades eles não fraquejam, eles sobrevivem.

A diagramação é muito bonita, cmoeçando pela capa que trás Durotan em um cenário de destruição. Cada capítulo começa com um machado – Talho – que é a arma da família. As páginas são amareladas, as fontes são grandes e bem espaçadas, e não encontrei nenhum erro de revisão/escrita.

DSCN3836

Acho que esse livro é MUITO importante para entender melhor a história do filme (e consequentemente a do livro oficial do filme) pois entendemos os motivos do Orc estar com a Horda, e suas crenças verdadeiras, seu sendo de justiça sempre presente e a sua devoção ao seu clã, que nunca se deixou abater.

Acho que eu não posso dizer muito mais sobre a história pois estragarria toda a jornada dos Lobos de Gelo deste livro, mas aconselho a todos os leitores de uma boa fantasia a conhecer a história. Mesmo se você nunca viu falar de Warcraft, se assistiu apenas ao filme o livro com certeza vai ser uma ótima leitura e vai lhe fazer entender muito mais sobre essa raça tão diferente dos humanos, mas com valores tão iguais.

 

avaliação cupcake - Cópia

19 comentários:

  1. Olá
    Imagino que sejam leituras mais do que recomendadas aos fãs da história, entretanto não tenho interesse na leitura e nem em assistir ao filme porque não faz o meu estilo. Só de ler seus comentários já fiquei meio confusa,apesar de saber que muitos adorariam fazer a leitura.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar nisso, até ve ro cartz do filme... é, sou dessas.
    Gostei das características de liderança que você mencionou e acho que independente de ver o filme, a leitura deve ser uma aventura bacana.
    Dica anotada.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sabrina!
    Não conhecia o livro, nem o filme. É a primeira vez que "ouço" falar neles. Confesso que, ao ler sua resenha, descobri que não é o tipo de leitura que me atraí, a premissa não chama minha atenção. Não flui para mim, acredito eu.
    Historiar

    ResponderExcluir
  4. Olá Sabrina,
    Gostei muito de ler sua resenha e achei muito legal você ter dito que a história é importante para entender o filme. Entretanto, apesar disso, não me senti curiosa em relação a essa história, pois não é do estilo que gosto e nada despertou minha curiosidade.
    Enfim, parabéns pela resenha, está incrível, como sempre.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina
    Gostei muito das suas impressões sobre os livros, mas sinceramente não me atraiu. Nem o filme sinto vontade de ver, pois não faz muito meu estilo. Mas mesmo você falando que não te atraiu de cara, senti que depois você se apaixonou completamente.
    Adorei a riqueza de detalhes em sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina, nossa meu noivo ficou muito bravo pois não conseguiu assistir o filme nos cinemas e creio que ele vai amar esse livros ( eu nem sabia da existência deles antes de ler esss post) e como mês que vem è aniversário dele...já sei o que dar de presente. Adorei a dica!.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa, eu nunca vi graça nenhum nem nos jogos, nem no filme, nem em nada hahaha Apesar de ser uma grande fã de fantasia, essa saga não me desce. Mas achei muito legal você gostar tanto, mesmo a leitura ficando arrastada em um ponto. É um ótimo complemento para a história e pelo o que pude ver uma leitura obrigatória para quem só assistiu aos filmes.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sabrina, tudo bem?
    Ainda não tinha conhecido esses livros, acho que não faz muito minha praia..mais vou indicar seu post porque ele é super lindo, amei seu blog e essa resenha ficou mara! É um tipo de livro que não me atrai por seu enredo mais essas capas (tenho louca por capas de livro) são incríveis..sério. Beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Confesso que só conheço um pouco da história por causa do meu namorado que adora o game e me deu vários vislumbres da história. Como os livros narram a história do filme, fico mais tentada a aderir a obra, pois poderia assistir e ler conjuntamente e isso talvez conseguisse sanar minhas dúvidas. Por fim considero o universo de warcraft maravilhoso e muito criativo.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Acho que não gostaria do livro por não fazer meu gosto literário, mas certamente deve ser uma ótima leitura para os fãs. Gostei dos aspectos positivos da história e também acho que ficaria confusa assim como você. Que ótimo que a leitura tenha te agrado, a resenha ficou ótima!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu ainda não vi o filme, mas cheguei a ver o trailer algumas vezes, e gostei bastante. Não sou muito fã de Orcs e seres do tipo, livros com personagens assim nunca me chamam a atenção (apesar de que eu vejo filmes e séries nesse estilo... Vai saber...), e fantasia não é lá o meu gênero literário favorito... Mas acho que vale a pena arriscar, né? Você falou tão bem do livro que eu fiquei animada.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu adoro histórias que se passam nestes mundos, com seres fantásticos e com muita fantasia.
    Porém , não sei se este em questão me interessaria muito, pois além de não ter muito conhecimento sobre Warcraft, vi o trailer e não me entusiasmei.
    Talvez compre para o meu irmão ler, que adora esses livros de jogos.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sabrina, eu fui ver o filme, e não imaginava que acontecia isso com a ordem dos livros. Apesar de ter gostado do filme e gostar de livros de fantasia, confesso que provavelmente não vá ler. De qualquer forma foi bom saber melhor o que esperar deles e a melhor forma para ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sabrina, confesso que fiquei um pouco confusa lendo a sua resenha pois de fato não sabia nada sobre esse livro e muito menos tinha visto algo sobre o filme. Por isso, de modo geral, acredito que a história deve ser uma boa fantasia para quem gosta do gênero, além da trama ser bem escrita e me parecer ser bem mais explicativa- o que torna o enredo mais envolvente. Enfim, apesar de não ter me interessado pelo livro, aprecio sua resenha. Parabéns!

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não vi o filme, mas quer muito assistir!
    Fico feliz de saber que os livros contam um pouco mais dos Lobos do Gelo e de Durotan, acho que torna a leitura bem complementar ao filme.
    Eu não conheço bem o universo da obra, mas eu curto bastante histórias com Orcs, então isso já é um ponto positivo para mim.
    Vou ver se assisto ao filme e se curtir, vou procura esses livros para conferir.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, já ouvi falar dos jogos , do filme e agora do filme, nossa kkk
    mas eles não fazem muito meu gênero, guerra, fantasia mistura, nada q eu gostei muito,
    mas fico muito feliz que você gostou, bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu vi os livros e fiquei animada, porque lembrei do meu irmão jogando e tals kkkk Mas esse tipo de leitura não é algo que costumo fazer, sabe? Logo só fiquei animada na hora, mas não tentada a ler. Bom, parece ser realmente leituras bem completas para quem quer saber mais sobre essa história depois de ter visto o filme. Então é uma bela dica mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!

    Eu não conhecia o livro mas o filme sim, sabe queria ser como você. Assistir ao filme e gostar de ler o livro, eu não consigo. Sempre se torna algo cansativo para mim :(
    Gostei muito da sua resenha. Da forma como você se empolgou com a leitura. Mas eu passo a dica.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Sabrina, tudo bem?
    Para ser sincera eu não consigo sentir vontade de ler esses livros, talvez por ser de fantasia e não sou muito chegada. Mas fiquei feliz em ver que você gostou, talvez um dia eu leia e quem sabe mudo de opinião, né? mas não no momento. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir