Frozen - Mundo de Gelo, Coração de Fogo# 1 - Melissa de la Cruz e Michael Johnston

DSCN3815

Skoob – Avaliação: 5/5 Red heart

Melissa e Michael criam um universo distópico em Frozen. A obra se passa em Nova Vegas, uma cidade outrora cheia de brilho, mas que atualmente é coberta de gelo. A protagonista, Natasha Kestal é uma jovem crupiê à procura de uma saída. Como muitos, ela ouviu falar de um lugar mítico simplesmente chamado de Azul, um paraíso onde o sol ainda brilha e as águas são turquesa — e um lugar onde Nat e seus semelhantes não serão perseguidos, mesmo que seu segredo mais obscuro venha à tona. Mas o caminho para o Azul é traiçoeiro, senão impossível de atravessar, e sua única chance é apostar em um grupo de mercenários liderados pelo arrogante Ryan Wesson para conduzi-la a seu destino. Ciladas e perigos os aguardam em cada esquina, à medida que Nat e Wes se veem atraídos um pelo outro.

galera record

Natasha é uma garota que tem um dom, em Nova Vegas esse ‘tipo’ de pessoa é visto como um monstro, como alguém que tem uma doença e que é muito perigosa, então todos que possuem a marca: um olho colorido e algum domo como ler mentes, prever futuro, convencer as pessoas só falando, são mortas a sangue frio, na frente de todos os ‘normais’ e ninguém faz nada. 

Ela é uma protagonista forte, que desde o começo da história esconde de todos que é uma marcada, mas diferentes outros tipos de pessoas com dons, ela não faz a mínima ideia do que ela faz, só sabe que é especial, se não, não teria ficado presa durante tanto tempo sendo alvo de teste cruéis. Fugir para o Azul pode ser sua única chance de permanecer viva, já que a cada dia o governo cria novas coisas para achar asas pessoas, e lentes quase não conseguem esconder seus olhos coloridos mais.

Porém várias pessoas já morreram em busca desse Paraíso chamado Azul. Ele é uma lenda sobre um ‘país’ que tudo está limpo ainda, onde há natureza, um céu limpo, sol, água, animais, frutas a vontade… Quando as pessoas não morrem no trajeto pois não encontram o tal Paraíso, possuem destinos ainda piores: vários mercenários os jogam nos mares tóxicos para morrerem e roubam seu dinheiro, alguns os entregam para as autoridades em troca de dinheiro, ou mesmo você morre tentando fugir de Nova Vegas, o que não é nada fácil. Porém a protagonista possui um objeto ainda mais lendário, um colar que mostra o mapa à Azul, e fugir será sua única maneira de sobreviver.

A menina não queria ser diferente. Ela não queria ser marcada. Não queria ser o que a voz dizia que ela era. O que o comandante e os médicos acreditavam que ela fosse. Uma aberração. Um monstro.

DSCN3818

Aqui, a realidade está muito clara na fantasia. O mundo em que a protagonista vive é todo congelado, mas antes disso era um mundo normal, cheio de tecnologia, carros e afins do século XXI, mas uma grande enchente destruiu tudo, e os poucos países que conseguiram sobreviver são rodeados de lixos e eletrônicos, os mares são inavegáveis por toda poluição que essa enchente gerou, todos os animais e plantas morreram, e coisas que antes eram simples como um copo de água pura, hoje custam quase um salário, isso é claro, se você tiver a sorte de conseguir um emprego.

Inundação, gelo… Os autores criaram uma distopia muito mais real que qualquer outra que já vi, afinal é um fato que os polos estão derretendo, e que vários cientistas já avisaram que uma era do gelo pode acontecer em breve, por causa do período que o sol emite menos calor.

As descobertas que os personagens fazem ao longo da história chocam o leitor, principalmente com toda a dose de realidade dum mundo distópico, onde o governo não os deixa sair daquele país alegando que lá fora não há nada, e quando eles vão passando por novos lugares vão percebendo que o mundo não é bem assim como Nova Vegas ditava, e que o governo controla mais coisas do que você pensa, com nano robôs, ou mesmo bombas escondidas em latas que acionam só de detectar uma pessoa perto.

Quando falava com ela, a voz dizia a mesma coisa: Antes eu a procurava, mas agora é você que tem de me encontrar. Chegou a hora de sermos um. O mapa foi encontrado. Saia desse lugar. Siga para o Azul.

DSCN3821

Por outro lado, a fantasia é muito bem construída e nada é forçado, algumas pessoas nascem com o dom, e isso é muito bem trabalhado dentro da história, são dadas as explicações que você precisa e a cada nova descoberta dos personagens vemos que esse ‘tipo’ de pessoa é mais comum que pensamos, e que não são nada do que eles querem que acreditemos.

O livro é no mínimo eletrizante. Os autores souberam dosar todos os elementos que compõe a história: romance, distopia, fantasia e realidade, de modo que você se surpreende a cada segundo, e não sente a história forçando a barra em nenhum momento.

A diagramação do livro é linda. A capa trás elementos muito claros à história, principalmente o ‘Monstro’ que tanto é falado no livro, e que depois nos é revelado algo surpreendente. As folhas são brancas, porém não são ‘folhas de edição econômica’, assim a vista não fica cansada, e não da pra ler as palavras da outra página (na foto ficou aparecendo por causa da luz, okay?). Todo começo de capítulo tem um ddesenho do monstro, e e revisão do livro está perfeita, de modo que não achei nenhum erro.

DSCN3822

Eu não consegui desgruda os olhos desse livro em momento algum, e sendo surpreendida a cada momento não imaginei nenhuma parte do livro, quando eu criava uma teoria a história vinha e a derrubava, apresentando algum muito mais criativo e interessante do que eu pensava.

O final foi bombástico, só posso dizer isso. Frozen é daqueles livros que fazem o coração do leitor pular mais forte, e que no final é um ataque cardíaco atrás do outro, para fechar tudo com maestria e novos rumos. Quando a história acaba da aquela ressaca básica, e você sai procurando desesperada quando sairá o segundo da série, pois as possibilidade que são abertas para este, são tá incríveis e surpreendentes, que não tem como não ficar ansioso.

Em seu futuro haveria fogo, fumaça e destruição. Ela seria o catalizador de algo terrível. Ela conseguiria sentir o poder dentro de si, a força da louca, selvagem e incontrolável que tinha a habilidade de destruir mundos inteiros.

Eu sou o monstro, pensou. A voz é minha.

 

avaliação cupcake - Cópia

37 comentários:

  1. Olá
    eu estava muito curiosa para ler uma resenha sobre esse livro, pois estava na dúvida se gostaria de ler ou não. Sua resenha me deixou bem empolgada para conferir a história, especialmente por conter elementos que me agradam bastante. Acho a capa desse livro maravilhosa <3
    Espero poder ler em breve também!!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra até ler sua resenha. Achei a capa perfeita e a premissa parece ser ótima. Após ler sua resenha eu fiquei bastante curioso com a história, não sei se ainda adiciono na minha lista de desejados, mas tenho quase a certeza que irei adicionar.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra até ler sua resenha. Achei a capa perfeita e a premissa parece ser ótima. Após ler sua resenha eu fiquei bastante curioso com a história. Gosto muito de distopia e fiquei bem curioso em conhecer esse mundo congelado. O fato da história não ser forçada já me ganha, mas ainda não sei se leria o livro. Vou esperar mais opinião sobre a obra para vê se dou uma oportunidade ou não.

    OBS: se não me engano já foi confirmado que haverá uma Era do Gelo em 2030.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, achei linda a capa desse livro. Amo esse tom de azul!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, e a sua me deixou com uma vontade louca para ler. Saber que a distopia está bem construída com dinâmica a cada página, faz jus ao gênero. Eu realmente gostei muito da proposta desse livro e já coloquei na minha lista de futuras leituras.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Eu ainda não havia visto nada sobre esse livro e adorei conhecê-lo aqui em seu blog. sua opinião sobre ele me deixou muito curiosa e acredito que todo esse universo vá me agradar bastante. Parece mesmo ser uma trama impossível de deixar de lado até terminar a leitura e espero que se eu ler, que eu possa gostar tanto quanto você gostou. Achei a capa muito bonita e as fotos também.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Eu ainda não havia visto nada sobre esse livro e adorei conhecê-lo aqui em seu blog. sua opinião sobre ele me deixou muito curiosa e acredito que todo esse universo vá me agradar bastante. Parece mesmo ser uma trama impossível de deixar de lado até terminar a leitura e espero que se eu ler, que eu possa gostar tanto quanto você gostou. Achei a capa muito bonita e as fotos também.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu ainda não havia visto nada sobre essa obra e adorei conhecê-la aqui em seu blog. Achei a capa linda e as fotos que você fez também. Eu gostei muito de ver a sua opinião e espero que se eu ler, que eu possa gostar tanto quanto você pois a obra parece mesmo ser daquelas impossíveis de desgrudar até terminar a leitura

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro e adorei todo este universo. Imaginei como seria a Nova Vegas de antigamente - impossível não associar com outra cidade de nome parecido - e achei mega original essa questão da personagem ser crupiê. Não costumo ler muita coisa do gênero, mas este aqui eu quero conferir.
    As fotos que você postou estão maravilhosas!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola Sabrina lindona eu estou doida para ler esse livro e amei sua resenha, essa mistura de elementos muito bem desenvolvidos prendendo a atenção do leitor do início ao fim, a capa está linda, o mundo criado pela autora com certeza vai me encantar, com certeza irei ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Gente, tõ morta, eu jurava que esse livro era a mesma história do filme de frozen???
    Sua resenha realmente me deu uma luz, haha.Amo distopia, ainda mais agora com esse toque de let it go, ansiosa para ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sabrina.
    Nunca li este livro e nem ouvi falar sobre, porém eu já ouvi falar dessa editora mas nunca comprei nada dela também, a resenha mostra que a história é bastante interessante, fiquei curioso para ler, parece que a história é cativante e os personagens são fortes e poderosos.
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá Sabrina,
    Estou passada com a premissa desse livro e fiquei muito curiosa para saber o que acontece nessa obra que parece viciar tanto o leitor.
    Acho que a construção da personagem foi muito bem feita e que ela é aquele tipo que você vai se lembrar por muito tempo. Outro ponto que me agradou foi a ambientação, mesmo sendo algo diferente, temos um pouco do trivial.
    Obviamente, dica anotada. Aliás, teria como ser diferente após uma resenha tão incrível quanto essa?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Se antes eu já estava com vontade de ler essa obra, agora estou ainda mais motivada. Gostei muito da forma como o mundo é descrito na história e também da existência de outras pessoas com dons diferentes, embora elas sejam caçadas. Não entendi muito bem o que seria O Azul e isso pretendo descobrir lendo a obra. Pelas suas fotos, que aliás ficaram excelentes, a diagramação parece estar muito boa e cara eu amo mapas! Com certeza vou embarcar nessa história o mais rápido possível.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, ei vou ali me atirar da ponte e já volto. Encontrei esse livro em uma promoção doida por oito reais e não comprei porque fiquei com medo de não gostar da história. Para ser mais sincera com você eu achava que tinha algo a ver com o filme da Frozen da Disney e não li a sinopse. Por favor não ria de mim.
    Agora lendo sua resenha e Conhecendo o enredo me bateu um grande arrependimento por não ter comprado. Mas com certeza vou comprar logo.
    Eu amo distopias e fantasia e saber que essa obra mescla os dois gêneros já me empolgou muito.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e achei interessante essa distopia, gosto muito de história desse gênero e adorei o fato de ter um toquinho frozen hehe
    Irei adicionar na minha lista de leituras.
    Beijos,
    Giih Rosendo

    ResponderExcluir
  16. Hey,
    Adorei a capa desse livro. Pensei que viria com mapa, mas foi apenas um livro que você usou para constituir a foto.
    Eu não tinha ouvido falar desse livro antes, mas pretendo pesquisar mais sobre ele. E adorei saber que é uma distopia, isso me faz querer ler o mais rápido possível. Adorei a personagem Nathasa, ela no meu ponto de vista é forte e decidida. A capa é linda e como você disse, deve ter haver com a história. Vou procurar por esse livro o mais rápido possível, eu estou adorando ele.

    P.S. adorei as suas fotos, e espero ver a resenha do próximo livro.

    XoXo, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    O livro parece mesmo ser bem chocante. Torço para que a personagem consiga ir para o paraíso azul, embora não pareça ser tão fácil assim. Sua resenha ficou maravilhosa e fiquei morrendo de vontade de ler. A capa é mesmo linda!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!! :)

    Nao conhecia o livro mas acho que ja vi a sua capa algures... :) ahah Fiquei muito interessado na prmeissa e gosto muito do genero tambem! :)

    Achei fantastico que seja eletrizante e que tenhas ficado agarrada ao livro!! :) O que ter acontecido nesse final, hein?? :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,


    Nossa, fantástica essa obra. A capa dispensa comentários. Muito linda. A história une bastante fantasia e aventura. Um livro otimo pra se deliciar num sábado a tarde. A sua abordagem sobre o livro tambem foi sensacional, bem completa. Parabens.


    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Até hoje eu não vi o filme, acredita? Nem tenho a menor noção do que se trata a história, só vejo milhares de pessoas apaixonadas pelas personagens. Eu vi esse livro há um tempinho em uma revista da avon... achei a ideia bem interessante a princípio. Mas o plot não me atraiu o suficiente, porém você diz que o final é surpreendente. Quer me deixar curiosa com uma leitura, é dizer isso. Amo finais que me surpreendam. Em resumo, quero ler, você conseguiu me chamar a atenção.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Oi, flor.

    Eu jurava que a história desse livro era da animação Frozen, mas pelo jeito estou muito enganada. Gostei bastante da premissa da história e por ser distopia eu tenho certeza que eu vou curtir o livro. A capa é realmente muito bonita!! Agora fiquei curiosa pra ler o livro rsrsrss Já anotei a dica é espero ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi Sabrina, tudo bem?
    Para ser sincera eu não gosto muito de fantasias, mas esse livro parece ser super eletrizante. Me empolguei muito com ele e sua resenha me deixou mais curiosa ainda, é difícil passar despercebida quando se tem tantos elogios assim, né? Meus parabéns pela resenha muito bem escrita. Quero muito um exemplar para mim!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Eu li o livro essa semana e gostei da trama, apenas que faltou algumas explicações. Gostei bastante da narrativa, tanto que não consegui parar até chegar a última página. Quanto a história, senti que faltou alguns detalhes que explicasse mais o que estava acontecendo. Mas acredito que isso aparecerá nos próximos livros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas eu estou apaixonada. Eu gosto muito de distopias, e se misturar com fantasia a coisa fica melhor ainda. Eu gostei muito da sua resenha, deu para perceber que os autores souberam desenvolver bem a trama e os personagens. Espero sinceramente ter a oportunidade de os ler.

    ResponderExcluir
  25. Hey tudo bom??
    Não conhecia o livro e nem os autores, e acho que se visse ele nas livrarias não teria me interessado, porem quando parei para ler a sinopse. Ele é realmente encantador, amo distopias. Fantasia é meu gênero preferido e quando tem essa mistura com certeza é coisa boa. Fiquei curiosa para ler e entender como os autores fizeram dar certo essa escrita em conjunto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Oi tudo bom??
    O nome, sei lá, simplesmente não me chamou a atenção. Entendi por que do nome assim que li a sinopse, mas mesmo assim, sei lá. Acredito que seja aquele tipo de livro que te prende até a última palavra, te deixando louco para saber o que acontece no final. Gostei muito da sua resenha e com certeza vou ler essa história maravilhosa. Ansiosa para saber o que acontece com a Melissa e o Michael

    ResponderExcluir
  27. Pelo titulo do livro imaginei a que a história desse livro fosse completamente diferente, e pela sua resenha essa fantasia distópica além de ter sido muito bem escrita, e recheada de surpresas, o que torna a trama surpreendente, mais do que nunca quero ler esse livro logo, estou muito curiosa para saber mais sobre os personagens, e como toma a obra vai se desenvolver, por isso já vou incluir logo esse livro na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro. E gostei muito do que li. Suas palavras me motivaram a querer fazer a leitura dessa obra. A premissa é encantadora e representa ser uma leitura que prende do começo ao fim. Gosto desse gênero e com certeza já adicionei a minha lista. Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Até o momento eu não conhecia a história, mas acabei de ler a resenha e gostei.. Quem sabe ele não seja a próxima da minha lista de compras...

    ResponderExcluir
  30. Adorei! Amo quando misturam romance, fantasia, distopia e a realidade, fiquei com vontade de ler <3

    ResponderExcluir
  31. Uau!!!! Já quero... rsrs
    Parabéns pela resenha! Maravilhosamente escrita!
    Não conhecia esse livro, mas já quero!
    Tenho lido algumas distopias e estou adorando esse gênero! Esse livro parece ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  32. Uau!!!! Já quero... rsrs
    Parabéns pela resenha! Maravilhosamente escrita!
    Não conhecia esse livro, mas já quero!
    Tenho lido algumas distopias e estou adorando esse gênero! Esse livro parece ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  33. Oi, adorei sua resenha, gosto muito deste estilo de historias, mais um para minha lista.



    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Fiquei muito curiosa com a história. Parece muito interessante... Essa parte realmente chamou minha atenção: "A menina não queria ser diferente. Ela não queria ser marcada. Não queria ser o que a voz dizia que ela era. O que o comandante e os médicos acreditavam que ela fosse. Uma aberração. Um monstro".

    Resenha muito bem escrita!

    ResponderExcluir
  35. Eu amo fantasia, e a princípio achei que fosse algo no mundo do desenho animado Frozen, rs. Estava louca para ler alguma resenha, pois a capa e a sinopse me ganharam de cara. Fico contente em saber que sua avaliação foi tão positiva! Uma "pena" ser série e ter que esperar o próximo volume.
    Facebook: Amanda Pampaloni Pizzi
    E-mail: pampaloni@ig.com.br
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia do que se tratava (folhei ele uma vez, mas sem muito interesse). Gostei de saber sobre o que a história e fiquei bem curiosa agora para ler o livro, a capa me atraiu, a diagramação também assim com a sinopse Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  37. Oi, Sabrina...
    Já tinha me apaixonado pela capa desse livro... E agora, lendo essa resenha incrível, desejei mais do que nunca tê-lo em mãos para ver como Natasha vai lidar com seu 'dom'. Amo distopias e essa, além de bastante real me parece ser realmente surpreendente, ainda mas por ter essa mistura de romance, distopia, fantasia e realidade. Além do mais, adoro livros que trazem mapas... Pois tudo parece mesmo mais real... Já estou doida para ler esse livro lindo!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir