Inferno - Robert Langdon # 4 - Dan Brown

DSCN3766

Skoob – Avaliação: 5/5 Red heart

Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.
No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.
Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

arqueiro

O inferno de Dante – Botticelli

O Inferno de Dante criou um mundo de dor e sofrimento nunca antes imaginado pelo homem e definiu nossas visões modernas de Inferno. Podem acreditar: A Igreja Católica tem muito a agradecer a Dante. Seu Inferno aterrorizou fiéis por séculos a fio e triplicou o número de frequentadores da Igreja.

Falar de um livro do dan Brown é difícil, acho que só quem já leu alguma obra do autor sabe do que estou falando. A beleza de seu livro, a vasta gama de simbologismo e história da arte que aprendemos em cada livro é algo que não dá para explicar muito bem. Cada aventura do professor Robert Langdon é um novo aprendizado ao leitor, visitamos países e cidades históricas, aprendemos mais da sua arte, dos segredos ocultos em cada quadro famoso, e no fim ficamos morrendo de vontade de ir viajar pra lá também e conhecer cada lugarzinho apresentado pelo autor.

Em Inferno, Robert está em Florença e diferente das suas outras aventuras, aqui ele está sozinho. Robert acorda em um hospital com uma fratura no crânio, ele levou um tiro de raspão e perdeu toda a sua memória recente, ele não sabe o porquê de estar na Itália, e muito menos porque foi pra lá, já que a última coisa que se lembra é de estar andando há dois dias atrás no campus onde leciona. Para piorar uma mulher de preto entra no quarto e mata o médico, restando a Robert aceitar a ajuda da outra médica Sienna para fugir dali, e tentar entender o que está acontecendo.

A única coisa que ele se lembra, é de ver uma mulher de cabelos prateados em um mar vermelho, dizendo que o tempo está acabando, e que ele deve procurar e encontrar. Mas com a ajuda de Sienna o professor vai descobrindo alguns mistérios, como um mapa do Inferno de Dante escondido em seu paletó, o quadro está todo modificado, e cheio de pistas para o professor seguir, mas o que será que ele encontrará no final dessa misteriosa jornada? E porque homens de preto estão o seguindo por toda Veneza?

Em uma busca incansável pelas ruas de Florença, Robert e Sienna vão embarcar rumo ao Inferno de Dante, e passar por todas as nove camadas deste. Será que ao chegarem ao Paraíso encontrarão o que procuram?

DSCN3759

Rogo que a humanidade entenda o presente que deixou.

Meu presente é o futuro.

Meu presente é a salvação.

Meu presente é o Inferno.

É muito difícil falar dos livros do Dan Brown em uma resenha. Ele foi um dos primeiros autores que li, quando ainda estava na escola, e Anjos e Demônios foi o primeiro livro que eu devorei em dias, que fiquei até a madrugada lendo e desesperada para saber como iriam resolver o mistério da trama.

A cada livro do autor, o leitor embarca em uma experiência diferente, porém magnífica. Em Inferno, vamos acompanhar o professor Robert Langdon em uma jornada por Florença, na Itália, em meio a um mistério que envolve a obra de Dante Alighieri, A divina comédia que relata a jornada de Virgílio pelo Inferno, passando por todos os círculos do mesmo até chegar a Satã e subir a montanha para a ‘rendição’ se livrando de todos os pecados até chegar ao Paraíso.

Robert Langdon é especialista no autor, ele dá diversas palestras pelo mundo e vai a Florença a cada dois anos para visitar a cidade natal de Dante, mas ao acordar no hospital naquele dia, ele percebe que não sabe o que está fazendo lá, mas que tem algo a ver com a obra de Dante, já que todas as pistas escondidas com ele o remetem a obra Inferno, e que isso pode ser mais perigoso que ele imagina.

Em meio a museus e lugares históricos na Itália, vemos a jornada desenfreada do professor, é uma loucura acompanhar ele fugindo dos homens de preto, e tendo que ludibriar as pessoas para conseguir seguir as pistas, fazendo até mesmo coisas ‘ilegais’ para conseguir o que ele necessita.

E em meio a várias referências da obra de Dante, vemos o autor abordar um problema real no mundo: o crescimento exponencial da população no mundo, que levou milhares de anos para chegar a 1 bilhão e em menos de 100 anos já está com 8 bilhões. Será que a Terra aguentará mais quantos anos? Mais quantos bilhões? Animais estão entrando em extinção, lugares sendo desmatados, a água está acabando… Até onde uma pessoa iria para salvar o mundo? Será que uma praga como a peste que atingiu a Europa há muitos anos seria muita crueldade se liberada agora? Será que esse ato desesperado poderia ser visto como algo terrorista ou uma solução eficiente para o mundo sobreviver?

 DSCN3762

Esse é o tipo de livro que eu não posso falar muita coisa, pois é uma reviravolta atrás de outra, quando você pensa que pode confiar em uma pessoa, ela muda completamente o rumo da história, e você fica meio perdido junto com o professor, pois como ele está com amnésia, é difícil saber o que tem que fazer, e o porquê de estar ali seguindo pistas de um mapa que estava em seu paletó.

Para alcançar o Paraíso, o homem deve atravessar o Inferno.

Mas posso dizer com certeza que o livro é eletrizante, e mesmo que o professor não tenha tido muito tempo nos lugares históricos da cidade, ele consegue transmitir aquelas cenas lindas que vemos em todas as suas obras, e que faz o leitor ficar morrendo de vontade de conhecer um pouco mais sobre o local, ou se tornar um historiador, afinal deve ser incrível saber tudo que o professor Robert Langdon sabe, coisas que as pessoas nem imaginam, e contemplar e verdadeira beleza dos quadros, estátuas, museus e até máscaras mortuárias.

Mais uma vez não fiquei decepcionada com a história, embarquei junto a Robert e me senti na missão a cada página, refleti sobre a temática do crescimento populacional e entendi os motivos do vilão e principalmente gostei muito da solução que a história apresentou, não é algo que eu imaginava de jeito nenhum.

DSCN3763

Para quem gosta de livros históricos, com muitas cenas eletrizantes, Inferno não vai decepcionar. Pode ser que a leitura demore um pouco mais que O símbolo perdido e Anjos e demônios, pois a análise de simbologias e lugares importantes aqui é maior que estas obras, mas mesmo assim quando terminar o livro você não irá se decepcionar, é uma obra incrível do autor, principalmente por ter um tema tão atual e real entrelaçado a toda questão histórica.

Destruição da camada de ozônio, falta d’ água e poluição não são a doença… são os sintomas. A doença é a superpopulação. Ou encaramos esse problema, ou estamos só pondo um Band-Aid em cima de um tumor maligno e agressivo.

 

avaliação cupcake - Cópia

19 comentários:

  1. Olá...
    por incrível que pareça esse é um dos livros que eu abandonei, mais de uma vez, até desisti de tentar ler, mas que bom que você gostou dele, eu também recomendo esse livro, ele é bom, só não faz realmente meu estilo rs...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina,
    Eu adoro os livros do autor, e estou bem curiosa para fazer a leitura desse também. É um gênero que eu adoro, especialmente por trazer a história com cenas eletrizantes, como você mesma comentou. Sua resenha só me deixou ainda mais motivada para conferir também!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina,
    Eu sou fã do Dan Brown e li todos os livros dele até agora, eu sempre fico fascinada com a riqueza e com a qualidade das obras do autor. Inferno, apesar de não ser a melhor leitura que já fiz dos livros dele, é uma das melhores obras e tem um enredo altamente instigante. Gostei muito de ver a resenha desse livro aqui no seu blog e gostei mais ainda de ver o quanto o livro te agradou.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sá,
    Dan Brown é um dos meus autores favoritos da vida. Daquele que eu leria até a lista do mercado, sabe?
    Resenhas uma obra sua é muito difícil, acho que justamente por conta de todas as reviravoltas que a obra apresenta. Li Inferno e fiquei muito chocada com tudo o que foi apresentado. Refleti demais sobre o crescimento exponencial da população e notei que o autor estava certo ao impor a dúvida de que aquela peste não era tão ruim.
    E o final desse livro? Eu fiquei boquiaberta porque acho que é algo bem possível de acontecer!
    Após ler sua resenha - incrível, por sinal - fiquei com muita vontade de reler para ver se não deixei algum ponto escapar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi, tenho este livro na estante desde o lançamento e nunca me interessei seriamente em ler, talvez porque tenha me decepcionado um pouco com o Símbolo Perdido. Mas gostei dos outros livros em que o Langdon é o protagonista, então,a credito que posso gostar deste. Gosto desta vibe histórica e vou tentar ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Dan Brown é um dos meus autores favoritos. Acho os livros dele bem parecidos, mas mesmo assim eu adoro hahaha. E esse é o meu favorito dele. Tem tudo o que tem nos outros, suspense, mistério, ação e investigação. Mas aborda um assunto muito complicado e que me preocupa muito. A superpopulação. Não acho que conseguiremos ir muito longe assim :( E entendo e seria o vilão dessa história. Talvez até faria pior, não sei :P
    Eu estou louca para ver o filme. Quando será que sai hein?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OLla Sabrina eu amo a escrita do autor, sendo tão eletrizante e repleta de fatos históricos carregadas de informações sem se tornar pesado, li dois livros dele e amei, preciso ler esse sem falta, adoro o protagonista muito bem construído. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sabrina

    Acredita que nunca li nada do autor? Tentei uma vez ler O Código Da Vinci, mas eu era muito nova e não funcionou. Tenho que tentar novamente agora que tenho mais bagagem literária.
    Essa análise de simbologias deve ser bem interessante. Eu não consegui ler O Código da Vinci, como já mencionei, mas assisti a adaptação e essa análise foi uma das coisas que mais gostei.
    Assisti ao trailer da adaptação e o filme parece eletrizante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi menina, eu gosto bastante do autor, porém só li 3 livros dele: Anjos e Demônios, Código e Fortaleza Digital. Apesar de ter gostado bastante, uma coisa que me incomodou e acabei deixando os outros de lado foi que é a mesma fórmula. O primeiro foi uau, o 2º muito bom, no 3º eu previ tudo muito, mas muito antes de acontecer. Esse eu tenho, mas ainda não li, por esses motivos, mas sua resenha me deixou um pouco curiosa. Como estarei de férias no próximo mês, quem sabe eu me aventure.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Adoro Dan Brown, mas faz tempo que não leio nada do autor.
    O que despertou meu interesse por esse livro foi as questões que ele levantou sobre o crescimento populacional e até quando nosso mundo suportará. Além do mais o trabalho gráfico foi outro ponto que me atraiu.
    Já percebi que esse é daqueles livros pra ser degustado, lido sem pressa e aproveitando as questões exploradas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oie eu adoro livros históricos mas acredita que nunca peguei danbrown para ler. certa vez ouvi que envolvia também um pouco de ficção científica e isso me deixou temerosa. tenho maior curiosidade pelo robert e o que acontece com ele na itália, e porque ele está lá e adorei saber que o autor aborda essa temática do crescimento populacional desemfreado, isso me animou ainda mais para a leitura mas creio que eu preciso ler os outros antes desse porque deve ter coisas na história do robert que eu não entenderei sem ter lido os anteriores.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    Eu morro de vontade de ler algo do autor, sério! Sempre vejo elogios para as obras e tenho vontade, a sua foi uma delas.
    Principalmente por ser uma resenha tão bonita! É lindo ver o amor pelo livros e principalmente quando vc está lendo alguém que te fez tao bem no passado.
    Espero conseguir acompanhar alguma obra dele em breve.

    Parabéns pelo post.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Nunca li nada do autor e receio de ler e não gostar. Que ótimo saber que o livro é eletrizante, isso prende bem o leitor. Achei a história bem original e tenho certeza que é um ótimo livro para quem gosta do gênero.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    O Dan Brown tem esse poder mesmo de nos envolver totalmente na história!
    Só li 2 livros dele, mas mesmo assim amei a escrita.
    Não sei porque não li Inferno ainda, e preciso mudar isso, ainda mais com o filme vendo por aí.
    Bom saber que o livro não decepciona, mas só fiquei confusa com uma coisa, vc disse que aqui ele está sozinho, mas a Sienna o ajuda, logo de inicio achei que ele trabalhasse sozinho o livro todo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já ouvi muito falar do autor mas nunca tive interesse em suas obras. Sei que elas tem todo um contexto histórico e a simbologia é forte e costuma prender os leitores no suspense.
    Porém, continuo não tendo vontade de embarcar nesse leitura. O livro não me cativou.

    Abraços, Lara.
    http://imperioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sabrina, tudo bem?
    Para ser sincera eu nunca senti vontade em ler esse livro ou qualquer outro do autor, acho que não estou no clima ainda e nunca me chamaram atenção. Mas fico bem feliz em ver que você gostou e que recomenda, talvez um dia eu dê uma chance e quem sabe mudo de opinião, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oiii

    Adoro os filmes baseado nos livros do autor e desde que vi que ia sair o filme de Inferno que me interessei em ler. Adoro todo esse misterio que rondam a estória e ainda mais por tratar de coisas do passado que deixa até alguns meiuo chocado kkkk o autor sabe mesmo como montar uma estória.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi ^^

    Li este livro logo quando foi lançado, lembro que a expectativa era tão grande que nem esperei entrar em promoção e já fui logo comprar.
    Ainda bem que eu não esperei, pois valeu muito a pena!

    Dan Brown é mestre e nunca me decepciona, então com certeza concordo com tua avaliação e só posso dizer que estou muito ansiosa para o lançamento do filme *-*

    ResponderExcluir
  19. É muito bonita a capa dessa edição. Eu li O Código Da Vinci, e achei bom, mas o Inferna eu não li. Há muito tempo tenho vontade de ler esse livro, mas acabei protelando, mas a sua resenha me fez ficar com muita vontade de corrigir isso em breve. Que bom que o livro trouxe uma solução que você não imaginava, pois é muito bom ser surpreendida.

    Tatiana

    ResponderExcluir