A Guardiã de Histórias (The Archived # 1) - V. E. Schwab

DSCN3350

Skoob – Avaliação:  4/5

Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.

No mundo de Mackenzie, algumas pessoas nascem especiais, algumas pessoas possuem o dom de ‘ler’ outras pessoas e objetos, apenas tocando a sua mão nele. Este dom é passado de geração em geração, e o antecessor dela é Da seu avô paterno. Da é um Guardião de Histórias, alguém que passa a vida levando Histórias de volta para O Arquivo, algumas são fáceis: crianças que se desgarraram e acordam confusas e perdidas, mas que sempre aceitam ajuda para voltar, mas outras Histórias mais velhas acabam acordando agressivas, e podem até chegar a matar o Guardião quando tentam levá-las de volta ao arquivo.

Mas o que são Histórias? (trecho da página 19)

História é… Você pode pensar nela como um fantasma, mas não se trata realmente disso. Histórias são registros… De nós. De todo mundo. Imagine um arquivo da sua vida inteira, de cada momento, cada experiência. Tudo. Agora, em vez de uma pasta ou de um livro, imaginei que esses dados são guardados num corpo…. Eles se parecem do jeito que era quando morreram. Bem, antes de morrer. Nada de ferimentos fatais ou corpos inchados. O Arquivo não considera isso de bom gosto. E o corpo é só um invólucro para a vida lá dentro… Uma capa fala alguma coisa sobre o livro. Um corpo diz algo sobre a história.

O nosso mundo é dividido em três lugares:

- O Exterior, que é o mundo em que vivemos.

- Os Estreitos, um lugar completamente escuro cheio de corredores e portas. É para onde as Histórias vão quando se desgarram.

- O Arquivo, uma biblioteca dos mortos, cheia de gavetas onde os invólucros na forma do corpo da pessoa descansam eternamente, com suas histórias armazenadas para sempre.

Mackenzie foi treinada com afinco por seu avô, mesmo ele já estando bem velho e cansado dessa vida de Guardião, ela foi iniciada mais cedo do que qualquer Guardião (apenas 11 anos) e após a morte de Da assumiu a sua área, conduzindo Histórias desgarradas de volta ao Arquivo. Porém sua vida nunca foi e nunca mais será normal, ela não pode tocar as pessoas com quem vive sem lê-las, vendo um turbilhão de pensamentos e memórias em sua mente, mesmo tendo um anel que a ajuda a diminuir isso. Fora que quando uma história se desgarra, ela deve largar tudo que está fazendo para conduzi-la novamente ao Arquivo, pois quanto mais tempo elas passam nos Estreitos, mais confusas e agressivas ficam.

Fora que pouco tempo depois de perder Da, um acidente acontece e seu irmãozinho morre atropelado. Essa morte abala seus pais, que passam a viver no automático para tentar esquecer a dor, mas algum tempo depois dessa perda eles não conseguem mais viver no mesmo local, e resolvem se mudar, a nova casa? Um antigo hotel velho de mais de 150 anos que foi transformado em apartamentos.

DSCN3353

Com essa mudança vem mais Histórias para cuidar, já que o local é velho e cobre uma área maior que a sua antiga casa, fora que O Arquivo parece estar enfrentando alguma dificuldade, pois mais Histórias estão se desgarrando, e acordando cada vez mais agressivas. E para piorar sua situação ao tentar ler seu quarto percebe que um assassinato aconteceu lá no ano de 1951 e que o assassino fugiu, ao tentar investigar mais sobre esse caso percebe que todos os arquivos do prédio foram apagados, e que ninguém gosta de falar no assunto. Será que ambas as coisas estão ligadas? Porque aquele assassinato meche tanto com ela? Porque ninguém quer falar do assunto e todos os arquivos desses anos foram apagados?

A Guardiã de Histórias foi um livro que me chamou muita atenção no lançamento, afinal a premissa é completamente interessante, toda a história da pessoa guardada em um Arquivo após a sua morte, tudo que você faz arquivado para que sua vida não seja completamente esquecida é de deixar qualquer um curioso, e após a leitura só posso dizer que a autora me surpreendeu bastante, mesmo com as minhas expectativas já altas.

Mackenzie é uma garota que herdou os dons do seu avô, e ao ser Guardiã ela cumpre bem o seu serviço, conduzindo histórias mais novas, mas ela tem um pequeno e irritante problema: a teimosia. Gente como essa menina é teimosa! Ela adora quebrar uma regra, faz perguntas de mais e se importa muito com as ‘histórias’, coisa que seu avô a alertou muito para não fazer quando se tornasse uma Guardiã. Ela é forte e decidida, mas esse pequeno probleminha dela com a obediência me irritou muito, e causou a maior parte da confusão do livro.

A curiosidade é uma droga de passagem para a simpatia. Simpatia leva à hesitação. Hesite e você morre.

Essa divisão do mundo – O Arquivo e Os Estreitos – é algo completamente fascinante, pois você vê como é uma ideia genial a história de cada pessoa ser armazenada para sempre, pois cada pessoa possui um conhecimento, possui sua visão de fatos que aconteceram ao seu redor ou da época em que viveu, logo cada história armazenada é Conhecimento, e Conhecimento é Poder.

A trama do livro é muito bem construída, adorei a pessoa que ajuda a Mackenzie em boa parte do livro, e quando esta pessoa se relevou guardião também fiquei bem curiosa para saber se poderia confiar ou não nela, afinal O Arquivo já estava uma confusão e o mistério envolvendo o assassinato cada vez só ficava mais complexo.

A autora criou uma história na qual o leitor tem que estar prestando atenção em cada detalhe, pois eles são extremamente importantes. Ás vezes uma linha ali que você leu por cima é a que vai lhe dar a resposta para o mistério do livro, e quando as coisas iam se revelando eu não pude deixar e parar e pensar: é, naquela parte ele falou tal coisa que comprovava isso. Por isso fica a dica, leiam com atenção. Pra mim o final foi bem emocionante e cheio de ação, e fiquei com bastante raiva de Mackenzie por ela não ter desconfiado de nada e nem ter me ouvido, afinal gritei tanto: sua burra não confia nele, tu não ta escutando o que as pessoas falaram de tal coisa?! Sua doida não faz isso! Tu não ta vendo que ele ta te enganando?! Mas ainda bem que tudo terminou bem kkkkkk

DSCN3354

A diagramação do livro está linda. A capa é repleta de chaves que são bem no estilo da chave que Mackenzie carrega, que abre a porta para Os Estreitos/O Arquivo e que somente um Guardião possui, e mesmo que seja diferente da original, achei bem mais bonita. A diagramação por dentro é simples, alterando entre a fonte em negrito, quando ela se lembra de Da a ensinando sobre essa ‘profissão’ de Guardião e normal para reger a história, os nomes das Histórias que ela tem que caçar também são escritos com fonte diferentes, e achei esse cuidado bem bonito, afinal se assemelha muito a letra de quem está escrevendo para ela o nome. As folhas são amareladas e a história é dividida em 34 capítulos não muito grandes.

The Archived

A Guardiã de Histórias é o primeiro livro de uma série, porém pode ser lido individualmente, pois a história possui começo meio e fim, somente ficam algumas pontas soltas para o segundo livro, mas que não vão atrapalhar em nada o desfecho da obra. Para os amantes de uma boa fantasia, regrada de ação, suspense e uma pegada sobrenatural, recomendo muito a série, e espero que gritem tanto com a Mackenzie quanto eu gritei Smile with tongue out 

avaliação cupcake - Cópia

top maio

32 comentários:

  1. Genteeeeeee, me arrepiei agora, com certeza esse acabou de entrar pra minha meta de leitura, amo histórias diferentes, na verdade amo tudo que é diferente kkkkkk, e achei super interessante, não me lembro de ver nada parecido no mercado literário. Obrigada pela resenha, agora estou ansiosa pra começar a ler!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei sua resenha, suas palavras me deixaram super empolgada para ler esse livro e a série, claro! Não conhecia, mas adoro esse gênero literário, a sinopse é ótima e a capa está muito bonita. Sobrenatural com suspense, ação e fantasia, é tudo de bom! Diversão garantida. Querendo muito. Obrigada por essa preciosa dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou maravilhosa e descreveu bem o que o livro quer passar. Eu também já li esse livro e gostei bastante da forma como a autora fez o desenvolvimento e estou bem curiosa para conferir a sequencia. A protagonista me deixou maluca de tanto nervosismo haha
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Estou bem intrigada para ler esse livro, a sinopse me despertou a curiosidade para conhecer essa história, esse enredo bem original chama muito a atenção, totalmente inovador e diferente de tudo o que já li. Como adoro uma fantasia repleta de ação e suspense, vou adicionar a série na minha modéstia lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu adoro a sinopse desse livro. Traz tanta expectativa por ser um livro que eu considero original, nunca li nada parecido. Alem de ser uma fantasia cheia de aventuras !

    ResponderExcluir
  6. Sabrina: de cara bati o olho e já gostei: gostei de tudo: DA CAPA, DA PREMISSA, DA TRAMA E QUERIA SER UMA GUARDIÃ, POR MAIS ÔNUS E BÔNUS QUE ISSO ME TRARIA!!!! Agora coloquei no topo da minha lista pra ler... vc avaliou super bem, o que me incitou ainda mais a querer esse livro AGORA! Não conhecia o título, logo, fiquei muito feliz em finalmente me deparar com uma resenha de um livro que eu me interesse.
    beijo e lindo dia

    ResponderExcluir
  7. Oie! Nossa, eu tenho ouvido falar maravilhas desse livro, por isso estou extremamente curiosa para lê-lo. Adoro isso mde cada história ficar em um arquivo e de ter um guardião para ela, fiquei feliz em saber que o final se tornou bastante emocionante e mesmo sem ter lido o primeiro acho que já desejo o segundo. Eu não sou a maior fã de fantasia mas sinto que vou gostar muito desse livro, inclusive vou passar na frente na fila de leitura de tanto que todo mundo está falando.

    ResponderExcluir
  8. Oi, achei a premissa bem diferente das histórias do gênero que já li e essa capa está incrível. Confesso que só reparei nas chaves menores, depois que você citou na resenha. Um luxo só!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quando o lançamento dele aqui no Brasil foi anunciado vi muita gente louca por ele, aí que fui saber do que se tratava. E fiquei bastante curiosa sobre essa tal biblioteca. Esse livro me parece ser bem diferente de tudo que já li. Fiquei curiosa para lê-lo, pois acho que irei gostar!
    A capa gringa é tão mais bonita, não porque mudaram!

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Já li coisas sobre esse livro e sua resenha só me deixou mais curiosa! Gostei da estória, do mundo que ela criou e que nos envolve. As vezes também me da vontade de gritar com alguns personagens, e se dá ruim ainda sai um "eu te avisei", haha.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina, tudo bem?
    Achei a capa desse livro linda e a premissa dele é muito diferente e interessante, então tô com muita vontade de lê-lo desde que vi entre os lançamentos da editora.
    O fato de a personagem ser teimosa demais deve realmente irritar bastante, mas acredito que é algo que dá pra superar já que a história parece ser tão boa.
    Espero muito realizar em breve essa leitura.

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu acho a capa desse livro linda e adoro a premissa dele! É super original e instigante.
    Gosto de tramas bem construídas, então creio que vá gostar bastante desse livro, apesar da teimosia da personagem principal irritando o leitor, rs.
    Espero ter a oportunidade de ler essa obra em breve e gostar tanto quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie! Antes de você mencionar que esse livro deveria ser lido com bastante atenção imaginei isso pois parece uma história dessas meio confusas que se você perde um detalhe talvez tenha que voltar algumas páginas para entender o que aconteceu.
    Achei meio mórbido arquivos de corpos que continham histórias.
    Sei lá...achei estranho. Mas acho que mesmo assim vou dar uma chance a leitura para entender um pouco melhor sobre a história do livro. Depois te conto o que achei.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Oi Sabrina!
    Amei sua resenha, porém literatura fantástica não é o meu tema favorito. Li pouquíssimos livros até hoje, portanto esse não vou ler, mas com certeza vou indicá-los a quem procura por narrativas com esse tema!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Mesmo que fantasia, mistério e sobrenatural não sejam os meus gêneros favoritos, eu tenho muita curiosidade de ler este livro, pois só li resenhas positivas dele. A história parece ser bem complexa...hehe' isso me assusta um pouquinho *-* Maaaas... Também aparenta ser original, de forma que eu estou mega curiosa para conhecer ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo tá elogiando esse livro ao máximo, eu até me interessei, mas, tenho tanta coisa pra ler, que não vale passar esse na frente sabe? Gostei da sua resenha, bem construída e informativa.

    ResponderExcluir
  17. Olá Sabrina,
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada pela história.
    Esse livro me pareceu complexo e viciante ao mesmo tempo. Achei bacana você ter dito que se prestarmos bastante a atenção conseguimos desvendar os mistérios. Particularmente sou boa em desvendar mistérios, mas vai que nesse não sou rs.
    Anotei a dica e espero ler em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sabrina, tudo bem?
    Pela sua ótima resenha, esse livro parece maravilhoso! Adoro histórias criativas, e essa ideia que a autora usou de assimilar os corpos com histórias é muito interessante. O fato de Mackenzie ser uma menina curiosa não me incomoda muito, até porque sou assim também. Acredito que é essa característica da personagem principal que fará toda a diferença na trama, de maneira positiva. Espero ler o livro em breve, tenho certeza que vou amar!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Eu amei a leitura. Achei a obra muito original e bem escrito. Toda a ambientação, os personagens, o mistério. Foi bem bacana. Também acho que a leitura tem que ser feita com bastante atenção aos detalhes, pois né... rs. Fico feliz que também tenha gostado! <3

    beijo!!

    ResponderExcluir
  20. Oi linda,

    Parabéns pela resenha bem detalhada e realista.
    Eu gosto de tudo nesse livro. Capa, diagramação, título e enredo.
    Tudo nele é bem feito e um prato cheio para leitores apaixonados por fantasia como eu.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá Sabrina.
    Eu não conhecia o livro e achei a ideia da escritora bem genial. Não deve ser nada fácil ter o dom dos guardiões pois não poder encostrar nas pessoas sem lê-las é complicado. Tem coisas que não devemos saber. O livro é bem diferente e me deixou curiosa para conhecer mais afundo o enredo.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Esse livro me chamou a atenção desde o lançamento também, embora eu tenha ficado com um pouquinho de receio de ler por ser medrosa, rs, e fico feliz de saber que ele conseguiu te surpreender mesmo com suas altas expectativas. Eu não sou muito fã dessa coisa de gritar, hahaha, mas gostei de saber que a história desse volume é bem finalizada. E pode deixar que quando for conhecer a história vou ler tudo com bastante atenção, mas duvido que eu descubra alguma coisa antes mesmo com esse cuidado... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro, mas achei a premissa bastante interessante e original. Parece mesmo ser uma história recheada de mistérios e perder até mesmo uma frase deve ser crucial. No momento acho que não leria, mas quem sabe mais para frente? Que bom que gostou da história, deve ser mesmo ótima para quem gosta de gênero.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu estou curiosa sobre esse livro desde que li sobre o lançamento, já que o enredo parece muito construído e diferente de tudo o que já li. Não sou muito fã de personagens que são teimosas demais, mas entendo a curiosidade da protagonista haha
    E também achei a capa nacional mais bonita que a original.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. AI MEU PAI DO CÉU!
    Eu quero tanto ler esse livro,você não tem noção. Esse tipo de fantasia é a minha cara, só faltou ter meu nome escrito na capa do livro. hahaha
    Esse mês ainda eu compro ele ou troco de nome. :)

    Amei sua resenha. Ficou muito bem escrita e clara. Só fez com que eu quisesse ler ainda mais o livro.
    Gostei bastante dessa capa também! <3


    Parabéns pelo trabalho.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  26. Oiii!!!

    Que resenha linda é essa??? Eu não conhecia esse livro é achei o enredo sensacional!!! Você conseguiu falar muito bem da obra sem.soltar spoiler e eu achei ótimo ser uma série independente pq eu to sem tempo de prosseguir com uma longa série.

    Amei as fotos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Eu estava com receio de ler esse livro sem saber se a autora conseguiria atingir tudo o que a sua sinopse passou de expectativas pra mim, mas depois da sua resenha acho que vou dar uma chance a estória que parece ser muito original, espero gostar também :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu achei a premissa desse livro muito interessante, mas foi só isso, não quis ler, só que eu já meio que esperava ser uma historia tao bacana e criativa quanto você falou que é. É bem diferente essa coisa de corpos guardados com a historia deles e tudo o mais, deve ser bem curioso acompanhar tudo e a protagonista parece ser bacana, embora irrite com sua teimosia. Enfim, gostei bastante da sua resenha, não é um livro que lerei tao já, mas quem sabe um dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Oi Sabrina, eu li o livro recentemente e gostei muito dele, sempre que posso estarei recomendando! fico feliz em ver que você gostou da trama, é maravilhosa e bem criativa né? sem contar nos personagens com uma grande personalidade. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  30. Esse livro já está nas minhas futuras leituras, eu achei a premissa dele super interessante e diferente, quando o vi eu o desejei logo de cara! Sua resenha só me confirmou e me deixou ainda com mais vontade de ler! Parece bem criativo mesmo! E o melhor é que dá pra ler individualmente! Parabéns pela resenha, ficou otima!

    ResponderExcluir
  31. Oie!!!!
    Não conhecia o livro e achei onyeressante a sinopse, mas como na sua resenha você foi um pouco mais detalhistaeu fiquei curioda com a leitura.
    A capa realmente é bonita, mas achei a capa original melhor com o edeito esfumaçado. Agora o que mais gostei foi o fato de apesar de pertencer a uma série o livro ter início meio e fim!
    Espero que a continuação seja uma leitura yão boa pra você quanto foi esta!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi *--*

    Estou bem curiosa com essa estória principalmente por ser bem diferente de tudo que já li. Achei bem interessante a estória ter começo, meio e fim nesse primeiro volume, meio que lembrou A Mediadora que todos os livros são assim. Estou bem curiosa e seua resenha só aguçou ainda mais.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir