O Código da Atração - Pamela Wells

DSCN2937

Skoob – Avaliação: 4/5

As quatro melhores amigas de As Regras do Amor estão de volta e neste verão terão sua amizade testada. Alexia, Raven e Sydney estão comprometidas e cada namoro está em um momento muito distinto. Alexia sente a atração física por Ben aumentar a cada dia. Já Horace, namorado de Raven, irá passar um tempo em Detroit e a distância será um desafio para a garota. Sydney, por sua vez, nunca precisou tanto de Drew. Mas o garoto está muito diferente... Kelly, a única solteira do grupo, conheceu um cara lindo, e as amigas querem ajudá-la a conquistar o rapaz. Pra isso, criam o Código da Atração: uma lista de regras para conquistar o amado. Só que Kelly acaba se apaixonando por outra pessoa.

*Livro recebido em parceria com a editora *

Porque às vezes nem mesmo as palavras conseguem fazer justiça a uma cena.

O Código da atração é o segundo livro da série As regras do amor, e mesmo o leitor não conhecendo o primeiro volume (As regras do amor – Skoob) pode fazer a leitura deste, que vai conseguir entender bem a história e não vai ficar perdido em nenhum momento, o que foi o meu caso.

Aqui conhecemos a história de quatro amigas de longa data, todas elas na faixa de 17-19 anos. No passado, o Código do término a uniram mais ainda, e as ajudaram a fortalecer ou reconciliar com seus namorados, agora Sydney está feliz com Drew, Raven com Horace e Alexia com Ben, somente Kelly não tem namorado ainda, mas ao conhecer o professor lindo de kickboxing, Adam, as meninas tem a ideia de criar O código da atração, um documento com várias ‘regras’ para ajuda-las a seduzir os garotos dando dicas de como agir, como se valorizar e como principalmente ‘fletar’ com o garoto que está afim.

O código será ótimo para as quatro amigas, que andam cada vez mais distantes. Sydney usará ele para que seu relacionamento com Drew fique mais forte, pois as vezes ela se sente deixada um pouco trocada por Todd, melhor amigo do seu namorado. Raven o usará para se manter fiel a Horace, que foi passar o verão com seu pai em outra cidade, e Alexia para resolver a questão daquilo (virgindade) que vem a estressando tanto por não saber se é o momento certo ou não para perde-la com Ben. Mas será que Kelly vai conseguir usá-lo para conquistar Adam? Será que vai rolar uma química entre os dois?

DSCN2930

Estava na hora de fazer o que queria fazer. Estava na hora de ser ela mesma.

O Código da atração foi uma leitura muito tranquila pra mim, a primeira vista me assustei um pouco com suas 400 páginas, mas a história fluiu de forma tão rápida, que quando vi já havia lido mais de 300 e precisava ir dormir.

Aqui vemos a história das quatro amigas que eram muito unidas, mas os relacionamentos e principalmente as obrigações que vão assumindo vão as afastando pouco a pouco, como em qualquer amizade real, e isso as assusta um pouco. A criação do código vem com o objetivo de as unir, mas será que isso seria possível com cada uma tomando um rumo diferente em sua vida, começando a trilhar seu próprio caminho com suas vontades e anseios em primeiro lugar?

Pamela trata de temas tão comuns nessa fase da saída da adolescência e entrada na vida adulta com naturalidade, mostrando as pedras que encontramos no meio do caminho com os relacionamentos, as dificuldades de ter um compromisso dia a dia no seu emprego, e também os relacionamentos conturbados com os pais, que nessa fase estão cada vez mais preocupados com os filhos, e as vezes acabam os sufocando de mais, ou então perdendo aquele vinculo de mãe-filha/pai-filha que tinham quando elas eram menores.

Eu achei a história bem tranquila de se ler, acompanhar o drama das meninas me fez voltar aos meus 17/18 anos, quando pequenas coisas poderiam se tornar um furacão, onde os questionamentos sobre “o que vou fazer da minha vida agora?” são muito cobrados e você acaba se soterrando em dúvidas e mais dúvidas.

Não podemos deixar que as coisas ruins dominem a gente. Coisas ruins precisam acontecer nas nossas vidas. Elas ensinam a gente a aproveitar as coisas boas.

DSCN2935

Amor, amor de verdade, era um comprometimento enorme!

A questão dos relacionamentos com os namorados aqui também é muito bem trabalhada, pois a autora mostra que só porque você tem um namorado aos 18 anos não quer dizer que vai ficar com ele pra vida toda, ou que ele pode ser a melhor pessoa pra você pra sempre. Nessa idade a personalidade de uma pessoa varia muito, você amadurece, cresce e aprende muito, e pode acontecer que os objetivos dos dois não batam mais e aquilo que achavam que era a melhor coisa de vocês, se transforma em algo que não da mais pra conviver, mas isso não quer dizer que vocês ainda não possam ser amigos ou ter uma boa convivência.

A questão de precisarem cada um seguir o seu caminho por conta da sua profissão ou faculdade também é algo muito discutido, pois mostra que não podemos prender a pessoa, as vezes deixa-la ir é a melhor opção, as vezes seguir o que tem a distância também pode dar certo, é só querer.

Por fim, recomendo bastante a leitura desse livro, principalmente para adolescentes que estão passando por essa idade e estão cheio dos questionamentos comuns dessa fase. Você vai entrar de cabeça na vida dessas garotas, e ficar se perguntando o que faria no lugar delas, acompanhar cada emoção, sofrimento e desentendimento, e ver como nada é pra sempre. E quem sabe não vai pegar algumas dicas do código e usa-lás em seu relacionamento ou convívio social também?!

avaliação cupcake - Cópia

tc abril mini

30 comentários:

  1. Um livro que parece ser divertido, pela resenha percebi que as amigas tentavam a empurrar para alguém e ela queria outra pessoa, o que pode causa confusões, brigas e risadas em um livro, gostei da temática e espero ler

    ResponderExcluir
  2. O Código da Atração mostra ser perfeito para os adolescente, como você também falou, não só por abordar essa nova fase de transformações que eles passam, mas também as dúvidas que muitos tem. Achei a capa linda e apesar de não ter conhecimento sobre o primeiro livro, gostei de saber que este é independente. E por ele ser uma leitura bem leve e fluida, e focar em diversos temas, adicionei em minha lista de desejados.
    Bjs, Sabrina!

    ResponderExcluir
  3. Bom, sei que esse é o segundo livro de uma série, e infelizmente não li o primeiro. Mas é claro que tenho muita vontade de conferir os dois títulos, ainda mais porque pude sentir em sua resenha que a trama é bem descontraída, e eu adoro esse estilo de história, bem para adolescentes mesmo.
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  4. Tenho que ser sincera , quando li o título do livro esperava ao totalmente diferente rsrsrsrsrs
    Parece ser interessante me lembrou um pouco o filme "meu jeans viajante 2" não to lembrada se é esse o nome kkkkk deixa pra lá !
    É legal ler livro com essa dinâmica até quem não tem essa faixa etária se identifica como você disse. Apenas lendo esse resenha me identifiquei com Alexia e de como resolver a questão daquilo rsrsrsrs (alguns anos atrás). Parece um bom livro para ler num final de semana e para dar de presente.
    Mais um para a lista!
    Amei essa capa! Ótima dica☺️

    ResponderExcluir
  5. Oie. Adorei a resenha e não conhecia nem o primeiro livro e nem esse. Adorei que você disse que não precisa ler o primeiro para entender esse, apesar de que fiquei com vontade de começar a série desde o início. Não curto muito essa pegada adolescente, engraçado que agora que estou chegando aos 20, mas nunca gostei muito, deve ser porque comecei leituras com livros mais pesados, mas em fim, esse me chamou atenção por tratar sobre quatro amigas, adoro histórias de amizades, e seus conflitos na vida. Espero que elas não se afastem e consigam manter tudo mesmo com os caminhos diferentes. Gostei dos quots e de saber que o livro prende, mesmo sendo grandinho. Darei uma chance com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Começar a resenha com uma foto de cupcakes de coração é covardia heim???
    Gostei do enredo do livro e fiquei curiosa para ler e tentar entender as meninas. A abordagem que mais gostei foi essa da decisão profissional, que é algo muito sério. A capa está uma lindeza só e eu espero poder conferir a leitura em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá... já conhecia por nome o primeiro livro e nem imanava que tinha um segundo. Confesso que pela faixa etária dos personagens, esse livro não entra pra minha lista de leitura, uma vez que eu já passei dessa fase e não sei se tenho a paciência pra ler traminhas dessa idade... risos.
    Bom, vc disse que a leitura é fluida, o que é muito bom, ler 300 páginas assim numa piscadela indica que a escrita é boa. Acho que isso de se distanciar das amizades por conta dos relacionamentos é bem a realidade, acontceceu comigo!
    Mesmo assim, não leria. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amiga quando esse livro foi lançado pela GALERA RECORD eu ia comprar ele na pré venda, mas depois eu vi que era uma continuação e que eu precisava comprar o primeiro livro. Adorei a sinopse e fiquei encantada, pois amo gêneros assim sabe? Mas eu não sei ainda quando eu farei a compra deles e quando irei ler, mas já está na minha lista de desejados para próximas compras, porque estou querendo muito ler. Adorei a sua resenha. Li suas impressões e me pareceu um livro bem gostosinho e acho que é algo que tenho precisado ultimamente. Espero ter a chance de fazer a leitura assim que puder. =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/memorias-literarias-8-amigos-e-loucuras.html

    ResponderExcluir
  9. Esse parece ser um livro bastante leve e gostei bastante do fato de focarem não somente nas amizades das meninas e nos seus outros relacionamentos, mais como também nos dramas e dificuldades do que é ser uma adolescente, principalmente por ser uma fase de mudanças e amadurecimento. Gostei muito da resenha, e já adicionei na lista. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oieee...
    Eu não faço parte do público alvo, mas gostei bastante da proposta e sem dúvida faz o meu gênero, gosto bastante desses livros juvenis que retratam dramas adolescentes. É sempre uma boa pedida para descontrair, vou tentar conferir para poder indicar para umas primas que estão precisando de direcionamento literário kkkk Essa fase da adolescencia é osso e é muito bom poder contar com bons livros que abordem tais dilemas.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  11. Oi *---*

    Adoro ler esses livros teens que me fazem lembrar da minha adolescia e todo drama que já vivi e vendo sua resenha fiquei com vontade de ler por conta disso e saber mais sobre as escolhas dos personagens. Não o conhecia mas já adicionei na minha listinha.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sabrina, eu curto bastante um livro bem juvenil e o enredo desse chamou bastante minha atenção, eu não quis solicitar ele para a editora porque eu não tinha lido o primeiro livro e confesso que tenho esse toque, não consigo ler um livro de série fora de ordem! hahah, mas quero ler os livros e ver o que eu acho.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Sabrina,
    Acho essas leituras infanto-juvenis despretensiosas e gostosas. Esse livro me fez lembrar um pouco dos livros da Paula Pimenta e pretendo fazer a leitura quando estiver numa fase mais pesada. Acho legal intercalar as leituras.
    O mais agradável nesse livro é a viagem a adolescência que todos nós fazemos.
    Já anotei essa dica e vou ler o primeiro volume também.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Oi,Sabrina
    Mesmo você dizendo que não tem problema não ter lido o primeiro livro, acho que preferia ler na ordem.
    Mesmo sendo um livro para um público mais juvenil, eu nao teria problemas em ler e até gostaria.
    Adorei a dica e saber que recomenda.

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Ainda não li os livros dessa série... Parece ser uma leitura leve e bastante interessante, mostrando que infelizmente por conta de estudos, trabalhos, ou circunstâncias da vida, acabamos sendo afastados de nossos amigos ou família, mas que a distância deve ser apenas física, pois os valores e as amizades verdadeiras duram para sempre... Fiquei bastante curiosa para saber como cada uma das meninas, Sidney, Raven, Alexia e Kelly, irá usar o código da atração e o que isso mudará em seus relacionamentos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu ainda não o conhecia e já me apaixonei por essa capa. Achei o enredo bem bacana e parece ser uma leitura leve, ando precisando ler mais livros como esse. Gostei muito da proposta do livro e deve ser uma leitura muito agradável, fiquei curiosa para saber o que vai acontece, embora eu tenha criado algumas versões aqui na minha cabeça kkk mas preciso é ler o livro todo para saber mais sobre ele, antes de ficar aqui especulando.

    ResponderExcluir
  17. Oi Sabrina, tudo bem?
    Pra começar, adorei a sua resenha! Essa é a primeira vez que ouço falar do livro e de cara já fiquei com vontade de ler. Acho legal esse grupo de amigas quererem sempre ajudar uma a outra em seus problemas de relacionamentos e também o fato da autora relevar que nem todo namoro dura para sempre. Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Ola Sabrina que capa linda desse livro adorei, o tema entre as amizade e fases de seus namoros me chamou atenção acredito que cada uma amadureça como pessoas e deve haver muitas mudanças para esse crescimento. Não conhecia o livro e já vou procurar para ler. Amizade e amadurecimento são temas que bem trabalhados rendem uma ótima leitura. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Acho a capa desse livro tão fofa ♥ tenho curiosidade de lê-lo, parece ser uma história interessante. Eu ainda não li o primeiro livro, mas não sabia que eles não precisavam ser lidos em ordem, achei que eram histórias dependentes *-* Fiquei animada quando você disse que, mesmo sendo um livro grande, você o leu rápido por conta da narrativa ser leve e tranquila. Gostei :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Eu ainda não li o primeiro livro, e fiquei feliz quando comentou que dá para entender bem a trama sem ter lido o livro anterior. Eu gosto de ler livros que evidencia a amizade, e ainda tem uma trama juvenil, com moments bem interessantes. Gostei bastante do livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    O livro parece ser bem interessante. Gostei bastante de apesar de ter o romance, focar bastante na amizade das garotas e me pego a pensar, sera que esse código funciona msmo? Sera que se precisa de um para achar o amor? Não sei se isso vai dar mto certo para as meninas mas fiquei curiosa para ler o livro e descobrir kkkk ótima resenha!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  22. Oi!!!
    Não conhecia esse livro nem a autora e achei bem fofinho,nota-se se tratar de um livro bem gostosinho de ler,sem muito compromisso ^^
    Acho que até hj pessoas que já passaram um pouco dos 18-19 anos ainda tem certos questionamentos,gostei bastante da premissa do livro e já inclui na minha listinha :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/04/resenha-um-novo-amanha-pousada-1-nora.html#comment-form

    ResponderExcluir
  23. É estranho eu comentar esse livro? rsrsrsrsrs
    Bom o que posso dizer.... Livro totalmente de menina (mulher) quando saiu em março minha cunhada comprou na pré venda e é só elogios, pois ela se compara com a personagem Kelly (rsrsrs). Como a seguidora acima (Anne) o que posso dizer e concordar é que o livro é fofo! Gostei muito da forma como vc opina sem dar spoiler faz com sinta vontade de ler, será que devo?

    ResponderExcluir
  24. Me surpreendi com o a temática do livro. Pensei ser algum livro voltado para adultos, algum desses romances femininos que estão tão na moda. A última coisa que eu imaginaria seria um drama adolescente, talvez por já ter um bom tempo que eu não leio algo do tipo. Parece se assemelhar muito à série de livros da Ali Cronnin, garota <3 garoto, que é sobre basicamente a mesma coisa, adolescentes virando adultos e etc.

    ResponderExcluir
  25. Que gracinha de capa! E esses cupcakes? Combinaram demais com o blog. Muito capricho. Concordo com os quotes, inclusive são frases que uso as vezes mas com algumas palavras diferentes. Gosto desses livros que você tem interesse em um e ponto, não precisa ficar comprando tudo só pra entender até onde te interessa. E você tem rasão, essa coisa de distância é melhor assim mesmo e o que tem que ser será.

    ResponderExcluir
  26. Aí, meu Deus! Ainda não tinha ouvido falar desse livro, como assim? Adorei a história. Certeza de que vou adorar. Essa coisa de clube de amigas sempre me chama a atenção, leio como se estivesse assistindo a um filme. Mas, a sua resenha me ganhou principalmente por você ter citado que as amigas se afastam por causa dos namorados, e isso é a pura verdade. Quem nunca passou por isso, de sua amiga se afastar de você porque arranjou um namorado novo? Eu passei. Esse me parece ser um livro que mostra a realidade da vida de um adolescente. Realmente, os romances normalmente não são para sempre e às vezes nem as amizades. Fiquei muito feliz de conhecer esse livro aqui no blog.

    ResponderExcluir
  27. Oi Sabrina! Que interessante o enredo deste livro. Achei muito bacana mesmo. Estava aqui lendo sua resenha e me recordando da minha adolescência! deve ser bem bacana mesmo a leitura. Já anotei a dica aqui e por sinal, achei linda sua forma de escrever esta resenha viu! Ficou muito dez! :*

    ResponderExcluir
  28. Acho tao bonitinho a nota do livro com cupcakes, é uma graça. Tenho muita vontade de ler olivro, acho que deve ser uma graça, muito fofo e singelo. E a capa brasileira é bem mais bonita que a original, voce ja viu?

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Ainda não conhecia As Regras do Amor nem esse livro, mas gostei de saber que as historia podem ser lidas independentes, gostei desse livro parece ser uma historia leve e simples, os temas abordados nesse livro acaba nos fazendo lembrando da adolescência e achei interessante esse dilema da amizade que a autora explora !!

    ResponderExcluir
  30. Oi.

    Achei a premissa muito interessante, gostei da estoria contar a vida de quatro amigas, gostei da amizade entre as personagens, gosto muito quando as estórias são independentes, e você não precisa ler toda uma série para chegar em fim, ao livro que tanto desejava.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir