O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine

DSCN2829

Skoob – Avaliação: 4/5

Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.” Em pleno cenário pós-apocalíptico, “O Circo Mecânico Tresaulti” ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. Fãs tanto de clássicos como Melville (Moby Dick), Frank L. Baum (O Mágico de Oz) e das fábulas dos irmãos Grimm quanto de autores contemporâneos como Kelly Link, Erin Morgenstern, Kami Garcia e Margaret Stoh vão se apaixonar pela prosa cheia de mistério da jovem e talentosa escritora Genevieve Valentine, que com este seu primeiro romance foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Aprecie esse peculiar espetáculo!

Mas é assim que as lembranças são – sempre verdadeiras, mas nunca a verdade.

Falar sobre o Circo Mecânico não é uma tarefa fácil, são tantos caminhos, tantos estilos, tantos sentimentos confusos que é difícil colocar em uma resenha tudo que senti lendo essa obra.

O mundo está devastado, cidades inteiras foram destruídas por bombardeios, e até hoje algumas são bombardeadas. Alguns políticos tentam reconstruir as cidades, mas não é algo fácil, visto que todos os cidadãos viraram soldados, e temem perder o pouco que tem se precisarem abrir mão de suas armas e confiar suas vidas em um ministro.

Mas nesses tempos tão difíceis, há uma atração que roda o mundo proporcionando um momento de distração e beleza aos olhos de quem assiste, O circo mecânico de Tresaulti, um espetáculo com artistas nada convencionais, que chamam a atenção pela sua peculiaridade de possuírem partes do corpo de metal.

DSCN2839

Boss, a chefe do circo é quem faz toda essa 'mágica' acontecer, não se sabe como ela adquiriu esse dom, mas desde que o circo está na estrada, ela recruta pessoas e as melhora para que possam durar no circo. Seus ossos muitas vezes são retirados e trocados por tubos de cobre ocos, suas pernas reforçadas, braços reforçados, coluna, pulmão... O que for preciso para que você execute seu número com perfeição, e não se machuque o fazendo. Mas essa mudança nos artistas acaba tendo um preço, uma ligação única com Boss, de modo que eles se tornam quase imortais, não veem o tempo passar, e talvez não sobrevivam se deixarem o circo, se deixarem sua criadora.

Ao mesmo tempo em que o circo trás um sentimento de descontração para as pessoas, ele também chama a atenção de pessoas ambiciosas, pois as criações de Boss são mais resistentes, quase imortais e possuem uma lealdade sem igual, o que aconteceria se essas criações fossem usadas para algo mais útil nesse tempo de guerra e reconstrução?

A platéia nunca está sentada ao final do Circo Mecãnico Tresaulti; está sempre de pé, assoviando e batendo nas tábuas, derrubando copos de cerveja na terra.. É mágico, e o púlico bate palmas enquanto suas mãos consegue suportar. (Quem sabe se algo lindo jamais aparecerá novamente?)

DSCN2831

Como a maioria dos livros da DarkSide, O circo Mecânico de Tresaulti foi uma leitura que me tirou da zona de conforto, completamente. Aqui não poço classificar o livro em um gênero ou outro, citar narradores, escolher personagens que mais agradaram ou te contar qual é o objetivo da história contada por Genevieve Valentine, é um livro singular, que encantará cada leitor de uma maneira, assim como me encantou de algo que nem sei descrever direito.

Por meio de uma narração não linear, e sem identificar claramente os narradores, conhecemos a história dos integrantes desse circo, o que aconteceu com eles antes de chegarem lá, como foi o seu teste e relação com Boss, e principalmente os motivos que os levaram a ganhar os ossos ocos, coisa que te une aquele lugar para sempre. Vemos a guerra estampada em cada

rosto, vemos a vontade de ter uma vida melhor do que carregar uma arma 24h por dia, vemos a necessidade de ter alguém com quem repartir momentos, mesmo que não sejam as melhores pessoas, pois o circo reúne todos, independente de quem seja ou de onde venha.

12986540_1026520000773157_1238896320_o

Alguns artistas se destacam mais, como Ying, Elena, Stenos, Bird, George... Pessoas que estão a mais tempo naquele lugar e que são quase o braço direito de Boss. Destes achei incrível a construção de Bird, de como ela chegou naquele lugar e conquistou a antipatia de alguns integrantes da trupe, mas que era a com mais personalidade e vontade de ser algo mais, mesmo quase perdendo tudo, no fim conquistou o que quis.

Boss é o grande mistério desse livro, como ela possui o poder de trocar os ossos de pessoas por canos? Como molas, engrenagens, pedaços de ferro podem virar parte do corpo de alguém vivo? Isso é algo que é bem emaranhado na história, de tempos em tempos lemos algo aqui e lá que nos ajudam a formular teorias, e gostei muito da autora não ter se preocupado em explicar detalhadamente o que aconteceu, afinal esse não é o objetivo do livro.

(A maioria das pessoas não vive o suficiente para ver o circo duas vezes. Estes são tempos exaustivos.)

DSCN2833

Algumas partes ficaram um pouco 'enroladas' pra mim, alguns trechos eu fiquei bem cansada da leitura, pois a autora deu voltas em alguns personagens tentando explicar de novo e de novo a mesma coisa, ou então citando algum membro da trupe que eu queria saber mais sobre e ele era deixado de lado, mas no final eu me peguei grudada na história, e fiquei louca querendo saber o que aconteceria com o Circo, e o desfecho do livro me agradou muito.

A edição desse livro é uma coisa linda. Com capa dura, acabamento em alto relevo e vários detalhes dentro, não há como ignorar a obra em uma livraria, mas é abrindo o livro que a mágica acontece. Com ilustrações de Wesley Rodrigues dos personagens, a imaginação do leitor vai as alturas, vendo como são as criações de Boss, e quão magníficas ficam após ela trabalhar na pessoa, mesmo que tenha ali um toque de 'terror' na aparência.

Às vezes você precisa ser parte da trupe, e não você mesma. (Ela queria um lar. Ela o encontrou.)

DSCN2835DSCN2836

Por fim, devo dizer que O Circo Mecânico é uma obra que deve sim ser lida, com calma reparando em todos os detalhes desse brilhante circo. São várias histórias que você lerá que se unem de forma bela, como qual a apresentação que eles estrelam. E ao concluir essa leitura, você não se arrependerá, mesmo que sinta uma relação de amor e ódio com o livro.

 

avaliação cupcake - Cópia

tc abril mini

16 comentários:

  1. Sabrina, desde que eu vi a primeira edição de O Circo Mecânico Tresaulti achei incrível a história só em ler a sinopse. E agora que a Darkside lançou esta edição simplesmente belíssima, ficou impossível não adicionar na lista de leituras e desejados.
    A forma como o circo foi criado, mostrando toda essa magia e encanto, em especial, o Boss que tem esse poder de trocar partes do corpo por simples ferramentas, faz qualquer leitor ficar intrigado e curioso em descobrir todo este mistério.
    Espero adquirir esta edição em breve e pegar meu ingresso para este surpreendente circo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Acho que os livros da Darkside, principalmente os da Darklove, trazem algo de muito singular em suas histórias, e isso me encanta profundamente.
    Confesso que na primeira vez que vi esse livro, me encantei primeiro por essa edição maravilhosa(na verdade, as duas edições são incríveis), depois me apaixonei pela sinopse. Nunca tinha pensando em um mundo onde as pessoas pudessem ter suas partes do corpo trocadas por pedaços de outros materias, e gostei muito do fato da autora não se prender a tentar explicar como a mágica acontece. Acho que apesar das partes cansativas, esse livro vale sim a leitura, e mal posso esperar para lê-lo!
    E o que falar da diagramação? Atráves das fotos já dá pra saber que é linda!! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Acho que ficaria 1 dia só olhando esse livro, que lindeza de capa e de produção, queria o livro e nem sabia da história, agora que sei quero mais ainda, parece ser envolvente e e tirar o folego, pensando agora, circo é algo muito interessante mesmo para se falar, é claro que leria prestando muita atenção nos detalhes, são LINDOSS a editora sempre caprichando, vou ler com altíssimas expectativas

    ResponderExcluir
  4. Gente nao sei se notaram mais sou apaixonada por capas de livros e a do Circo Mecânico é muito linda sem citar o fato de ser de capa dura e ter relevo, amo demais.
    Sobre a historia é facinante como a autora propos e trabalhou a história dos integrande do circo da Boss e da plateria. Confesso que me surpreendi com a sinopse nao esperava algos sei tipo sobrenatural ou magico. Estou ansiosa por le-lo, parece ser cmuito interssante. Dackside sempre com otimos trabalhos.
    Parabens pela resenha, adorei a fots.

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Essa capa do livro "O circo mecânico" está sensacional!!! E não sabia que ele era ilustrado... Amei essas imagens que vi aqui... Gostei de saber que são várias histórias que acabam se interligando de alguma forma... Lendo a resenha, tenho pra mim, que o circo vem para trazer um pouco de esperança e fantasia em meio a um mundo devastado... Com certeza "O circo mecânico" será uma das minhas próximas leituras, pois quero conhecer um pouco mais desses personagens, principalmente Boss e conhecer suas criações amedrontadas e magníficas...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Desde que foi lançado, eu quero ler "O Circo Mecânico". Acho o enredo tão bacana, sem falar da capa e das ilustrações presentes no livro. Sem dúvidas, O Circo Mecânico de uma forma geral, fala sobre relacionamentos humano, a forma que o homem se comporta e diversas situações na vida (minha opnião). É um livro com uma história simples, sem grandes surpresas, mas que se destaca pela forma que é contada, que bom que vc teve a chance de ler e ter uma opnição não - negativa sobre ele, sou apaixonado pela autora, pela editora DarkSide e pela personagem Boss!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Apaixonada por capas e livros com ilustrações. Lindo de mais! E pelas ótimas resenhas que tenho encontrado, esse livro é uma leitura muito interessante. Já na minha lista interminável de aquisições.Muita expectativa!

    ResponderExcluir
  9. Eu Sabrina! Eu acabei de comprar este livro e será minha leitura para maio. Estou apaixonada pela capa, nunca tive livro da Darkside e achei lindo demais. Que bom que você gostou, estou bem curiosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já amo a Darkside e a afgum tempo venho namorando esse livro, mesmo sem ter lido sinopse nem nada. Agora, depois dessa resenha, quero muito conhecer esse mundo mágico e estranho do circo mecânico.

    ResponderExcluir
  11. Estranho como alguns livros me lembram outros que não têm nem mesmo muita coisa em comum. O ar sombrio me lembrou a livraria de Robin Sloan, até mesmo nas partes em que a leitura fica chata. E ainda mais no final alucinante, que faz a gente passar a noite lendo até terminar o livro. Alguns livros são assim mesmo. Por mais que os odiemos, a gente acaba amando.

    ResponderExcluir
  12. Acho essa capa maraaaaaaa. Como já disse antes, não li nenhum livro da darkside e não sei se esse é tão do meu interesse assim a ponto de me fazer compra-lo ou coloca-lo na wishlist, mas com certeza acho a proposta da história interessante e as características únicas desse mundo. Nunca li nada desse tipo.

    ResponderExcluir
  13. Como já era de se esperar, a Darkside arrebentou com a edição do livro. Vi que o lançamento desse livro chamou muito a atenção de vários leitores porém eu não sabia bem do que se tratava. Quase comprei ele quando vi na promoção mas por não conhecer acabei não comprando :/
    Até hoje ainda não li nenhum livro que tenha como cenário um circo. Só A maldição do tigre mas acho que nem conta muito pois se passa pouco nele. Confesso que não leio muito livros clássicos mas esse me parece ser um livro emocionante. O que mais me chamou atenção nele foi a parte em que as pessoas tinham seus ossos trocados por peças mecânicas, surreal! Se algum dia, eu sentir uma vontade maior de ler sobre esse cenário, escolherei esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Relação de amor e odio hahaha agora to bem curiosa pra ler, a ideia em si das pessoas ficando mecanizadas por dentro é interessnte, mas ao mesmo tempo assustadora. Alem da edição ser muito linda, tinha que ser da DarkSide ne? hahah

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Amei a ilustração do livro Circo mecânico, achei bem macraba tirar partes do corpo e trocar por tubos de cobre, mas não preciso nem dizer como estou curiosa para conferir essa obra.
    Achei legal esse senario pós apocalíptico, um pouco clichê mais ainda assim legal.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei a edição da Darkside de Circo Mêcanico Tresaulti que está incrível, achei essa historia bem criativa por ser um livro pós-apocalíptico que acontece em um circo com certeza um livro bem diferente, achei a Boss uma personagem bem mistério me deixando bem curiosa para saber mais a origem dessa magia e se tiver oportunidade com certeza irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir