[News Belas Letras]–Entrevista Sensacionalista

* Entrevista elaborada pela editora *

Talvez você não conheça Nelito Fernandes, Martha Mendonça, Marcelo Zorzanelli e Leo Lanna. Mas com certeza você conhece o portal de humor de maior sucesso no país, o Sensacionalista. Estes quatro nomes são os responsáveis por fazerem mais de 2 milhões de pessoas rirem com falsas notícias diariamente. Da política ao esporte, o jornal online faz questão de deixar claro que é totalmente isento de verdade.
Conversamos com a equipe do Sensacionalista sobre o lançamento do livro que reúne as melhores manchetes do portal e ainda traz conteúdo inedito. Confira!

Belas-Letras: Qual foi o momento em que a ideia de criar o Sensacionalista surgiu?
Nelito Fernandes: Em 2009 eu fui demitido do programa no qual trabalhava na TV e me vi desempregado no humor. Resolvi, então, voltar à internet, onde já tinha feito um blog de sucesso no passado, o Eu Hein. Como era fã do The Onion, resolvi fazer uma “versão brasileira”. Já neste ano, os outros entraram.
Belas-Letras: A equipe do Sensacionalista é composta por quatro cabeças. Vocês discutem antes de postar uma manchete até que todos concordem, ou nem sempre existe um consenso?

Martha Mendonça: Sim, discutimos cada uma das manchetes todos os dias. Quem tem a ideia manda para o nosso grupo do WhatsApp – onde, além de nós quatro, estão incluídos mais dois colaboradores – e ali aprovamos, aperfeiçoamos ou deixamos a ideia de lado. Algumas são rapidamente aprovadas. Outras são lapidadas por bastante tempo. Mas nosso limite de discussão é o timing do acontecimento.

Marcelo Zorzanelli: Acho que o maior segredo da nossa receita é o respeito. Nunca alguém saiu contrariado de uma discussão no nosso grupo.

Nelito: Temos um sistema de votação das matérias e nada vai ao ar sem que pelo menos dois de nós gostemos. Não existe hierarquia forte porque num ambiente criativo isso é ruim. Temos um bordão também que é o “você acredita”, ao qual podemos recorrer sempre que alguém acredita muito na piada que não está fazendo muito sucesso entre os demais. Tem dado certo assim. Acho que acertamos mais do que erramos.

Leo Lanna: Geralmente já estamos tão sintonizados que a discussão não se faz necessária. Mas quando o assunto é um pouco mais polêmico ou delicado gastamos algum tempo debatendo a ideia antes de publicá-la. Acho que o cuidado e o carinho que temos com cada matéria que vai ao ar é responsável por boa parte do sucesso que conquistamos.

Belas-Letras: Qual foi a reação mais bizarra que alguma celebridade teve em relação a alguma notícia postada por vocês?

Martha: A reação definitivamente mais bizarra foi a do deputado Marco Feliciano, que nos processou.

Marcelo: Tivemos algumas citações extrajudiciais sobre as quais não podemos falar. Mas os personagens – e, pasmem, veículos de comunicação – que tentam nos calar são exatamente aqueles que vocês podem imaginar.

Nelito: O processo, para mim, é o mais bizarro. Felizmente isso só aconteceu duas vezes nos sete anos de site.

Leo: O processo movido pelo deputado/pastor Marco Feliciano foi um dos momentos mais bizarros. O parlamentar pediu danos morais na Justiça por se sentir “altamente prejudicado, abalado moralmente e torturado conscientemente” por causa de uma piada que fizemos. Mas vê-lo perder nas duas instâncias foi também um dos momentos mais legais da história do site.

Belas-Letras: Como a ironia é interpretada pelo público?

Marcelo: Quando temos sorte, com gargalhadas.

Nelito: Se não for com risos é porque falhamos. Não adianta brigar com o público, achar que as pessoas não entendem. Quem tem a obrigação de se fazer entender somos nós.

Leo: A ironia requer alguma inteligência para ser interpretada, e quando o público entende uma ironia ele se sente cúmplice da piada e geralmente isso se traduz em likes, compartilhamentos, hahahas e kkkk’s

Belas-Letras: Vocês esperavam que a ação #RIPSensacionalista daria tão certo quando atingiram 1 milhão de seguidores no Facebook?

Martha: Tínhamos esperança de que fizesse bastante barulho, mas foi além do que imaginávamos. Muita gente acreditou e isso serviu para que ficássemos ainda mais conhecidos.

Nelito: Deu tão certo, mas tão certo, que alguns anunciantes pararam de nos procurar achando que o site tinha acabado. O mais difícil foi passar um dia sem postar nada, porque o Sensa vicia.

Leo: Quando reunimos um grupo de leitores famosos para gravar o vídeo da campanha, a ideia era pegar emprestado um pouco da credibilidade deles para que a nossa brincadeira fosse levada a sério. Aconteceu que foi levada a sério até demais a ponto de termos sido procurados pela imprensa e por alguns anunciantes para esclarecer o fim do Sensacionalista.

Belas-Letras: O livro é algo eterno. De certo modo, o Sensacionalista está deixando a sua marca em modo impresso também. Como vocês encaram essa plataforma?

Martha: É interessante, sim, para nós, que somos um produto de internet, ter algo impresso. Mas como fui jornalista de veículo impresso por vinte anos, sou suspeita.

Marcelo: Diga isso para a Biblioteca de Alexandria.

Nelito: É bom poder fazer um calço de mesa para o leitor. Vocês realmente derrubaram árvores para isso?

Leo: Meu sonho sempre foi ter a internet inteira impressa, para o caso de um dia o wi-fi cair de vez. Acho que esse livro é um bom começo.

Belas-Letras: Os nossos pais sempre nos dizem que “se mentirmos muito, quando falarmos a verdade ninguém vai acreditar”. Qual seria o recado para quem ainda não acredita que o livro realmente existe?
Martha: A maioria está acreditando, mas estamos quase fazendo algum tipo de promessa para aqueles que ainda duvidam.

Nelito: Esse pessoal é engraçado. Acredita em político mas não acredita na gente.

Leo: O livro existe, sim. E alguns exemplares vêm com uma nota de 100 reais enfiada dentro do livro. Vale tentar a sorte.

banner-maior copy

 

MINI POST

20 comentários:

  1. Nossa, fiquei tão surpresa quando soube que lançariam um livro, sério! Não por ter achado ruim, é claro, mas porque eu via direto na multishow a uns anos atrás e fica imaginando "gente, será que isso é verdade? Meu Deus, como pode isso" mas é claro, dava muitas risadas também, nem creio que eu acreditava naquilo haha.
    Não sabia que o Feliciano tinha processado eles, nossa, saudades humor. Se fosse processar todo mundo que faz piadas conosco... Mas a melhor parte foi ler que eles vão colocar umas notas de 100 no livro haha, amooo. Amo de mais, espero que façam mais sucesso do que já fazem e que continuem sendo essas pessoas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que top, super legal, eu não conhecia eles, mas fui correndo procurar na youtube e percebi que já tinha visto vídeos deles e não sabia, gostei muito da entrevista e gostaria muito de ler o livro, ainda mais se tiver um nota de 100 dentro kkkkkkkkkkk
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Já vi algumas coisas deles e são legais, dá pra rir e fazer pensar em muita coisa. Aquela ironia boa.
    E deram respostas bem legais, engraçadas. Não sabia do livro e vou ver se acho mais dele. Só falta achar umas notinhas por aí xD

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista. Foi bem divertida!!
    Eu não sabia que o Sensacionalista iriam publicar um livro, e eu que sempre acompanho o grupo, já fiquei com vontade de adquirir o meu. Talvez eu até encontre essa nota de cem reais, não é mesmo?! Hahá!!
    Bjs, Sabrina!

    ResponderExcluir
  5. Dou altas risadas com essa turma, quero muito esse livro, deve ser super humorado

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Adorei a entrevista... Confesso que não conhecia os Sensacionalistas e nem tinha ideia de um livro nesse estilo... Mas com certeza vou entrar no Youtube e conhecer um pouco mais dessa galera...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Acho essa turma hilária. Dou muitas gargalhadas quando assisto o canal deles e muitas vezes me pergunto se é mesmo verdade ou não.
    Gostei da entrevista. E fico feliz em saber sobre o lançamento do livro. Deve ser bastante divertido.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Não sabia que tinham lançado livro, curto mto o trabalho dles! Gostei mto! Parabéns pela entrevista! Adorei! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Acho que já tinha visto um vídeo deles, eles são muito engraçados, mas não sabia o nome do grupo, gostei muito da entrevista.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina, amei a entrevista eu to doida pra ler esse livro amei as respostas deles bjs.

    ResponderExcluir
  11. Gente, mais uma vez eu estou por fora do que acontece, eu não conhecia o Sensacionalista! Realmente estou precisando me repaginar, as vezes fico focada demais em determinadas coisas, e o fato de ser professora não ajuda, em casa sempre tem trabalho e mais trabalhos, mas acharei um tempinho para conhecer agora! Valeu pela dica.

    http://blogpaginasembranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conheço o site, mas vou correndo visitar, achei o livro bem interessante e divertido, a entrevista está bem bacana e engraçada.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não conhecia o Sensacionalista mas já vi algumas pessoas falando e lendo a resenha achei bem interessante quero dar uma olha e gostei do lançamento do livro já pela capa do livro da para ter uma ideia do que podemos encontrar !!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia.
    Não conhecia este site, mas gostei muito do livro, agora que descobri ele, com certeza irei colocar na minha lista de futuras leituras.
    josenildalins53@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia.
    Não conhecia este site, mas gostei muito do livro, agora que descobri ele, com certeza irei colocar na minha lista de futuras leituras.
    josenildalins53@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro acompanhar o Sensacionalista!! Não fazia a mínima ideia de que o grupo publicou um livro e com certeza, quero muito lê-lo.
    O Leo falando que queria ter a internet impressa, se caso o wi fi cair kkkkkk eu ri muito aqui.

    ResponderExcluir
  17. Bem legal a entrevista!
    Minha irmã acompanha o Sensacionalista e já tinha me falado do lançamento do livro.
    Acho bem legal esse momento no blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a entrevista *-*
    Fiquei sabendo do lançamento do livro já faz algum tempo, e achei a proposta do livro bem legal e já anotei na lista. Gostei bastante de acompanhar as respostas da equipe do Sensacionalista :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Não sabia que tinha livro e nem blog (a desatualizada!), mas ja vi o jonal sensacionalista na tv e achei bem engraçado. Gostei da entrevista, mas não me lembro das pessoas pelo nome.

    ResponderExcluir
  20. Que entrevista interessante.
    É tão bacana essas entrevista onde podemos conhecer mais sobre livros, obras, autores e opiniões sobre diversos temas. Muito bacana mesmo.

    ResponderExcluir