Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

DSCN2484

Skoob – Avaliação: 5/5

A primeira parte de Louco ou Cruel? aborda os serial killers sob diversos aspectos e à luz da Criminologia, do Direito, da Psiquiatria e da Psicologia, e dedica-se a dissecar este universo, analisando como tudo começa, quem são as vítimas, os aspectos gerais e psicológicos, os mitos e as crenças, o perfil do criminoso, a psicologia investigativa, a análise do local do crime e a encenação/organização da cena.
Na segunda parte do livro, Casoy apresenta em detalhes 16 casos de serial killers que chocaram e marcaram o século XX, entre eles Albert Fish, Ed Gein, Ted Bundy, Andrei Chikatilo, Jeffrey Dahmer, Aileen Wuornos e o Zodíaco, cuja identidade segue desconhecida até hoje. Histórias que habitam as entranhas da humanidade e o que ela tem de pior: frieza, perversidade e falta de sensibilidade que acabam por produzir o mal em escalas inimagináveis.

DSCN2491

Um aviso: Esse livro não é recomendado para pessoas com estomago fraco. Você lerá cenas apavorantes, que mostra a real crueldade daqueles que são nomeados Serial Killers.

Que atire a primeira pedra quem nunca pesou que fosse um trabalho exclusivo do FBI pegar e prender serial killers, que todos acabam indo para a cadeira elétrica, e que principalmente: é uma tarefa extremamente fácil pega-los. Bem, CSI está ai pra encher nossas cabeças de caraminholas com aparatos tecnológicos que dão todas as pistas para que encontrem o assassino em dias… A verdade meus queridos, é que isso está longe de ser verdade…

Serial Killers, Louco ou Cruel? é dividido em duas partes, na primeira, Ilana faz um resumão de como realmente é uma investigação criminal. Ela nos mostra as principais características de um serial killer, como a infância do mesmo pode ter influenciado no seu atual estado; a escolha das suas vítimas; o fato de usarem uma ‘máscara’ perante a sociedade para não se passarem por um assassino cruel, e sim um cidadão normal que consegue articular e se envolver com outras pessoas normalmente.

Ilana nos apresentam algumas curiosidades também. Vocês sabiam, por exemplo, que na maioria das vezes, o FBI não é chamado para solucionar os casos de possíveis serial killers? Eles são chamados só em ultimo caso, quando os policiais locais já não conseguem solucionar. Isso acontece muito pelo ‘ego’ dos policiais, afinal, chamar o FBI é decretar que você não foi capaz de solucionar o caso sozinho e precisa de ajuda. Outra coisa interessante, é que menos de 50% dos casos são resolvidos.

DSCN2482

Mas é na segunda parte, Galeria do Mal, que o livro começa a ficar macabro. Você irá conferir os 16 casos mais cruéis de Serial Killers. Alguns tremendamente famosos, como Edward Gein que inspirou filmes como Psicose e O massacre da serra elétrica, ou então John Wayne Gacy (O palhaço assassino), Albert Hamilton Fish (O canibal e assassino de crianças), Aileen Wuornos (A prostituta que ‘teoricamente’ matava homens que tentaram estuprá-la)…

Em todos os casos vemos o quanto essas pessoas eram cruéis quando cometiam os assassinatos. São descrições tão detalhadas, fiéis e sangrentas, que mesmo os mais fortes ficam apavorados, pois vem aquele pensamento: Como alguém é capaz de fazer tudo isso? Comer carne de crianças, Matar mulheres grávidas, Beber sangue humano… Vemos como eles matavam, suas motivações, o que levou eles a cometerem tais assassinatos e principalmente, como a polícia chegou no assassino e sua prisão.

Em todos os casos citados por Ilana no livro, vemos que os abusos sofridos em casa. Seja por pais que gritam muito, se separam, possuem abusos de drogas, deixam os filhos sozinhos, ou sobrem abusos físicos ou sexuais, tudo isso influência muito na formação de um serial killer. É claro que isso não é uma regra, mas em todos os casos mais extremos, a maioria dos itens acima estão presentes no histórico infantil dos assassinos.

DSCN2483

A única coisa que não gostei, foram que os últimos casos ficaram meio apresados, não tinham tantos detalhes de como o serial killer matou as vítimas ou mais detalhes da assinatura do assassino, principalmente no caso da Aileen Wuornos, a qual fiquei completamente curiosa para saber mais detalhes.

Pra quem gosta de um livro com muito sangue, e que investiga um serial killer ‘de corpo e alma’ recomendo muito esse livro. Você irá conhecer detalhes sórdidos dos assassinatos, irá se sensibilizar pelas famílias que perderam alguém para a mão desses loucos, e ficar completamente de boca aberta com tudo que eles são capazes de fazer.

Nem preciso dizer que o box é completamente perfeito. O material dele é como uma ‘capa dura’, a arte bem trabalhada e realista, e dentro da caixa tem a caveirinha tão amada da Dark <3. E, pra quem coleciona marcadores, o box vem com os dois marcadores dos livros (Não sei se são todos, já comprei livros da editora que não vieram, mas alguns veem, acho que é sorte rsrsrs). A diagramação do livro é perfeita também, e achei poucos erros de digitação.

DSCN2486-tile

A melhor prevenção para não se tornar uma vítima é… rezar!

Nada disso diminuiu a tristeza dos pais que perderam os filhos para sempre. Morria, naquela data, o misterioso assassino que se escondia atrás da máscara de palhaço. Morria um louco com uma mortal necessidade de jovens vítimas – e com ele o segredo da identidade de várias delas.

 

classificação terror

 

mini post tc

26 comentários:

  1. Olá
    Também li esse livro e amei, tinha bastante coisa que eu já sabia, mas acho bem legal ter esse material guardado.
    Achei muito bom o jeito que ela escreveu, porque livros com temáticas mais polemicas podem se arrastar em achismos e ficar bem chato, acho que ela passou muito bem pelo tema.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sei se leria esse livro, não tenho o estômago forte o bastante, mas se não fosse por isso com certeza leria, as histórias dos serial killers, como foram presos, tudo isso parece bem interessante, a única coisa mesmo que não é bom pra mim são as descrições do que eles faziam, isso eu não aguentaria ler. O box e os livros são bem bonitos, como a maioria dos livros da Darkside.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Ual! Esse sim eh de tirar o fôlego heim! Os detalhes devem ser aterrorizantes... Excelente resenha Sabrina! Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma masoquista assumida, rsrs. Adoro livros tráaaagicos e sangrentos, faz tempo que tô de olho neste, ansiosa para conferir estas personalidades, espero conseguir comprar este ano.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uii! Simplesmente adorei!
    Gosto de livros investigativos e acho que vou gostar desse sobre serial killers,mostrando os crimes e suas mentes só não sei se teria estomago suficiente hahaha
    Adoreia resenha!
    Bjus *--*

    ResponderExcluir
  6. Encantada por essa diagramação deste livro, que coisa linda gente! Ja adorei esse livro, vou colocar na minha lista sem duvida!!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei dos livros da capa e das imagens e tem um tema muito interessante, mas não é o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    Com certeza não é o tipo de livro que gosto! Kkkkk
    Mas pra quem gosta creio que seja uma boa.
    Beijoos!

    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bom?
    Confesso que esse não é meu tipo de livro, principalmente por ter o estômago fraco demais para esse tipo de leitura, mas bateu uma curiosidade muito forte pela forma como você falou que o autor conta detalhes sobre os crimes. Fiquei curiosa também em saber como a polícia chegou ao serial killer. Enfim! Muito interessante, edição lindíssima da darkside, mas, não sei se leria rs.


    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  10. Oie Sabrina
    Não é o tipo de livro que me chama atenção, apesar de ser um assunto interessante.
    Quando eu paro pra ler, gosto de coisas mais leves, temas que me façam realmente "viajar". Com esse livro, acredito que ficaria muito tensa, do mesmo jeito que fiquei lendo sua resenha... rrss
    De qualquer forma, achei o box bem lindo e acredito que deve ser uma ótima leitura pra quem curte o gênero.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    Eu sou doido demais para comprar esses livros, mas quando eu vejo para comprar sempre estão caro </3

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. oi
    esses livros não me agradam muito,apesar de ser interessante a premissa da obra.Talvez um dia eu leia. bjs

    ResponderExcluir
  13. Uau Sabrina.. Este livro deve ser fortíssimo...
    Acho que não começaria a leitura para não ficar impressionada, mas sei que se pegasse um pedacinho já na largava mais... Até pra ler essa resenha já quase não pisquei rs

    ResponderExcluir
  14. Oi Sabrina lendo a sinopse eu não leria esse livro ate porque não é o meu tipo de genro literário bjs.

    ResponderExcluir
  15. Olá Sabrina!
    Já tem dois anos que quero esse box com todo meu coração, mas não consigo pegar os dias de promoção dele kkkkkk
    Ele parece ser muito bom, descrevendo personalidade, mostrando fotos, parece ser bem detalhado, do jeito que eu queria!!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu quero muito ler estes livros. Esse box faz meus olhos brilharem. A premissa dele me atrai muito.
    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto bastante do tem,mas quase não leio livros assim.. não sei explicar porque. Então por isso fiquei babando aqui nesse primoroso trabalho gráfico e no interessante conteúdo do livro.

    Vai para a minha lista,esse box é primoroso e fica difícil resistir a ele.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  18. Nunca li esse livro (ainda, queridos. AINDA!), mas morro de vontade de ler! *o* Adoro histórias do tipo desde que assisti a série Dexter! Haha
    E nem vou comentar sobres essas capas e essa diagramação... Incrível!
    Beijos =*

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Esse é livro meio macabro, mas muito interessante, por que através dele podemos conhecer como é a mente de um serial killer e desvendar todo o mistério que é mente de uma pessoa assim.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia, mas com certeza me interessei muito, achei interessante o assunto e tenho certeza que é um livro que me prenderia a atenção

    ResponderExcluir
  21. Os lançamentos da Darkside são de deixar o cabelo em pé, e eles arrasam cada vez mais nas edições.
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas depois da sua resenha fiquei um pouco curiosa, mas não sei se tenho estômago pra isso, mas de qualquer jeito já está na wishlist. Ah, amei as fotos.
    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Sabrina, fiquei louca pra ler esses livros. São tão lindos como todos os livros da Editora né? Eles são demais! Super me interesso por histórias assim, quero trabalhar como perita até o fim da faculdade, com certeza vou ler esses livros. Amei sua resenha, muito bem feita! Parabéns, bjs!

    ResponderExcluir
  23. Eu amei as capas.
    Amo livros de serial Killers, amei a resenha, vou amanhã mesmo comprar o meu, por que eu PRECISO desse livro.

    ResponderExcluir
  24. Uau! Que livro massa! Amei. Até parece com um livro que ganhei, que aborda o mesmo assunto. Livro que vou comprar nas próximas semanas.

    ResponderExcluir
  25. GENTE :o :o

    Como eu não conhecia esses livros ainda??? Acho que eu to bobeando em acompanhar os lançamentos desde que eu entrei na faculdade -_-
    Eles parecem bons DEMAIS :o
    Apesar de ser uma pena muito grande que os casos não tenham muitos detalhes...Talvez seja para tentar evitar que surjam pessoas que copiem os crimes...

    ResponderExcluir
  26. Uau!!! Resenha muito bem feita, mas sinceramente esse gênero não é um dos meus prediletos.
    Já tinha ouvido falar desses livros, mas meu interesse é muito pouco.

    ResponderExcluir