Línguas de Fogo, Crônicas de Myríade #1- Karen Soarele

DSCN2535

Skoob – Avaliação: 4/5

Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade.
Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome.
Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.

DSCN2536

Aisling é uma jovem de 13 anos (idade o qual é considerada quase uma adulta), e vive em uma vila em Vulcannus, onde algumas pessoas tem o dom de manipular o fogo. Um dia sua avó a acorda e a tira a pressas da casa, quando a menina olha para os lados, vê sua vila pegando fogo, sendo completamente destruída com uma salamandra de fogo, e o pior: seu melhor amigo e guerreiro da vila, Dharon, está enfrentando a fera, sem muito sucesso. Preocupada com o amigo, e sem pensar muito, ela corre a sua ‘ajuda’ e acaba atrapalhando-o, fazendo com que ele fique ferido pelo veneno da salamandra, o qual é mortal, se não encontrarem logo o antídoto. Sua avó corre para ajuda-la, manipulando o vento e dando uma brecha para que fujam, e instrui a garota para partir para Hynneldor e lá procurar a cura para o amigo.

Vemos os dois jovens partir rumo ao desconhecido, e com Dharon muito doente; uma viagem com poucos suprimentos, pouco dinheiro e sem saber direito como vão achar a tal cura, pois a avó de Aisling não foi tão direta de onde eles deveriam procurar.

O que parecia uma viagem com o único objetivo de salvar o amigo logo de torna algo mais, com conspirações, guerras acontecendo ao redor, e o casal de amigos tendo sua cabeça a prêmio, desde a partida de sua vila, e ao longo da narrativa você vai entendendo o porquê de tudo estar acontecendo, quando os mistérios vãos e revelando e novos detalhes vão sendo acrescentados à história por esse ou aquele personagem.

clip_image001

A viagem pelas terras de Myríade é fascinante. Vemos o poder da amizade, mesmo que eles sejam tão novos. A descrição do cenário é feita na medida certa, mesmo sendo uma fantasia, os nomes não são complexos, os lugares são bem realistas e os personagens também tem emoções e sentimentos bem reais, fazendo com que o leitor se apegue a eles e tema por toda essa jornada perigosa que eles tiveram que traçar.

Os personagens principais me cativaram muito. Confesso que teve horas que fiquei com muita raiva de Aisling, pois ela era impulsiva de mais e acaba metendo os pés pelas mãos, MAS, dai eu lembrava que ela tinha apenas treze anos, então essas atitudes eram compreensíveis, e todo o desenvolvimento que ela teve a deixou muito mais madura no final, compreendendo o verdadeiro sentido da guerra e mais do seu passado.

A vilã, Kendra, me ganhou muito. Juro que não consegui odiar ela, fiquei mais com um sentimento de que ela é incompreendida, mesmo sendo má e agindo sem piedade em algumas cenas, confesso que teve momentos que fiquei realmente com pena dela, pelas pessoas a desprezarem, menosprezarem, e principalmente não conseguirem ver o quanto ela é inteligente.

O trabalho gráfico realizado pela editora é lindo. As ilustrações da capa e contra capa são realmente lindas, tudo muito colorido e ilustra muito bem os personagens da saga. Os capítulos são curtos, narrados em terceira pessoa, e não achei nenhum erro ortográfico. O primeiro livro possui páginas brancas, mas são folhas grossas que não atrapalham a leitura.

clip_image002

E o final, foi muito bem desenvolvido e surpreendente. Não esperava os rumos que a história tomou, não esperava alguns personagens se revelarem tanto e nem mesmo descobrir mais do passado de outros, e foi isso que me ganhou no final. E mesmo sendo uma série, a autora consegue fechar bem a primeira história, deixando um gancho sim para o próximo livro, mas não necessariamente deixando o leitor perdido ou obrigando ele a ler o próximo volume.

Indico muito o livro pra quem gosta de uma fantasia mais leve, ou para os que querem iniciar no gênero. A mesma indicação também vale para os mais novos, pois por ter uma escrita tão leve, as crianças e jovens conseguem lê-lo sem problemas, e vão entender a história e compreender o valor de uma verdadeira amizade.

Ano: 2012 / Páginas: 216
Idioma: português
Editora: Cubo Mágico

avaliação cupcake - Cópia

mini post tc

39 comentários:

  1. Super curti a resenha!
    Adoro histórias com protagonistas mais jovens e cheio de ação!
    Vou le-lo quando puder!
    bjão!

    ResponderExcluir
  2. A resenha ficou incrível!!!!!!!!! :D
    Obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha se divertido! ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii! Amei a resenha! Li tantos comentários sobre o livro tô super curiosa pra ler! Parabéns pela resenha, perfeita! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar um pouco sobre esse livro!
    A capa dele me chamou bastante atenção pela beleza e pelas cores.
    Gosto de livros de fantasia, então a história de Línguas de Fogo me interessou.
    Não é uma leitura que pretendo fazer por agora, mas fica como dica para eu ler futuramente.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa série! acho a escrita da Karen maravilhosa eu gostei muito do desenvolvimento dos personagens no livro. Você precisa ler Tempestade de Areia, é ainda melhor! Amei as fotos, eu li em e-book mas ainda pretendo comprar para colocar ao lado do Tempestade de Areia que eu recebi em parceria com a autora.

    ResponderExcluir
  7. Que livro lindo e que capa fofa gente! Já aí tinha me ganhado mas ao ler sua resenha me apaixonei ainda mais. Fantasia é meu gênero preferido e esse livro parece super gostoso e leve de ler. E depois posso emprestar para meu irmão de quatorze anos que tenho certeza vai super curtir também.
    São quantos livros?!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Oiiiiii

    Que capa fofa *-----*
    Adoro esses livros juvenis de aventura, eles são sempre despretensiosos e nos prende mais. Os cenários parecem ser bem ricos e que nos permite viajar srrsrsrs
    Já esta anotadinho para lê-lo.


    Bjoss


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieee!!! Tudo Bom?

    Eu não conhecia essa autora ou mesmo os livros, mas já quero.
    Adorei o enredo da história, me lembrou alguns livros que já li, mas mesmo assim me arrisco a lê-lo também. Adoro fantasia e sempre é bom prestigiar bons autores que escrevem esse gênero, que é muito difícil de ser escrito.
    O mapa vem dentro do livro??? Achou muito legal!!!
    =)
    Obrigada

    BJoks

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros de fantasia juvenis. E este parece ser simplesmente incrível! Seres que controlos o fogo, a vilã, a terra inimiga... Tudo parece interessante (embora não seja uma novidade no mundo da literatura). Gostei muito da resenha, adorei o livro e estou louca pra lê-lo!

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  11. Oi Flor!
    Que livro bem feito! Em todos os sentidos né? Adorei as ilustrações, mas pessoalmente não sou muito fã de fantasia, então não me empolgo.
    Mas fico feliz em saber que te surpreendeu!
    Vou indicar para uma amiga!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Achei muito legal esse livro, não conhecia essa série e gosto muito quando oa autores são justos, terminam o livro bem e não simplesmente querendo forçar os leitores a lerem os outros. Além disso, adorei o fato do livro ser embasado em uma amizade.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Li o primeiro livro da serie já tem um tempinho, mas a história ainda está bem forte no meu pensamento. O livro dois, comprei na amazon, mas ainda não parei para ler. lendo sua resenha, fiquei com vontade de continuar com a serie. Acho que a autora foi muito feliz na construção deste universo. Ele é muito bem argumentado.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Uma ótima indicação! Eu ainda não li esse livro, mas fiquei curiosa com essa série, devido a trama leve e ser bem desenvolvida. Com certeza vou gostar da história e ficar ansiando proximos. E gostei também da capa criada \o/
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Eu já li esse livro tem algum tempo e curti muito a leitura, adoro livros infantojuvenis e esse foi um dos que me cativou bastante. Adoro estilo de escrita da Karen, a resenha está ótima, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Ainda não tinha ouvido falar do livro, e acredito que por ser um juvenil a leitura seja mais fácil. Não seria uma leitura que eu faria no momento, mas não, por não ter gostado da estória, e sim, porque estou querendo ler outras coisas. Mas, dica anotada para futuramente.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Já tinha visto essa capa pela internet e achei bem mimosinha rs
    Que situação heim, ela vai salvar o amigo e passa por tudo isso? Uma história bem empolgante e ainda mais quando a narrativa é bem desenvolvida.
    Normal você não ter raiva da vilã, como você disse, ela precisava ser compreendida.
    Que final foi esse? Fiquei curiosa :)
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  18. Fantasia sempre será meu gênero favorito, devido as várias facetas que uma história pode ter. Não é um gênero que se limita e nessa história podem ver isso. Eu ADOREI a premissa do livro e o que você me contou me deixou bem curiosa. Por ser uma fantasia leve, devo ler bem rapidinho. Aliás, deixou bem curiosa a respeito do final. Rs.

    ps.: Que mapa lindo!?

    ResponderExcluir
  19. Oie.
    Já li algumas resenhas desse livro e realmente tenho curiosidade de ler, mesmo os livros não sendo do gênero que costumo ler, mas a premissa me agradou muito e a personagem ainda é uma adolescente de 13 anos então é valido. Acho sim que a idade explica suas atitudes impulsivas kkkk Mas que bom que ela vai amadurecendo ao longo da estória.
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro ano passado e até comprei o segundo, mas eu não li ainda.
    Quero poder reler o Linguas de Fogo novamente para poder lembrar da estória
    e depois pegar o outro, porque sinceramente a escrita da Karen me agradou muito.
    Espero poder também ter a chance de conseguir um mapa desse, porque toda hora eu olhava para o do livro e ficava complicado ficar voltando as páginas toda hora rs

    Quero poder comprar um exemplar novo dele, porque um estou vendendo um outro meu, mas mesmo assim eu tenho eles em ebook e acho que provavelmente vou ler por eles mesmo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-espera-de-romeu.html

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha. Esse livro é bem o meu estilo! Que capa linda. Já vi críticas boas desse livro, quero muito lê-lo!

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Mesmo não gostando muuito de livros do gênero fantasia, decidi abrir uma exceção para essa série, e me surpreendi bastante. Gostei muito da Aisling, principalmente por ela ser jovem e ser obrigada a fazer tanta coisa, e a ter tanta coragem. Mas, realmente, algumas ações dela são um pouco impulsivas, mas a gente perdoa, né?! Também gostei bastante do final, e do segundo livro idem. Espero que você goste dele também :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem??

    Eu gosto bastante de fantasia, então posso dizer que o livro já me cativou! Gostei bastante da capa e do enredo... É maravilhoso quando a história nos surpreende né?! Assim sai do comum, onde o fim geralmente já é previsto logo depois da metade do livro...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi!!!

    Adoro livros assim, em que somos seduzidos e inseridos em mundos sobrenaturais, onde criaturas misticas nos atraem e hipnotizam.Amei sua resenha e esse livro eu leria sem problema algum. Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Sou apaixonada pelos livros da Karen
    Li os dois primeiros dessa série e já pretendo ler as outras obras que ela lançou, lendo sua resenha lembrei das sensações que experimentei ao ler esse título, fico feliz que tenha curtido a história, o próximo livro também é cheio de acontecimentos surpreendentes. Espero que goste assim como gostou desse, quem sabe até mais.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  26. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, mas já vi algumas resenhas positivas. Antes preciso dizer que a capa é linda. Eu não sou fã do genero, acho que já disse aqui, porém, não fujo dele. Achei legal os nomes não serem algo muito complicados, isso é uma coisa que me encomoda no genero. Outro ponto positivo foi o fato de as atitudes da personagem condizerem com as personagens, isso é ótimo!
    Odeio criança metido a adulto hahaha.
    A resenha está linda *-*

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Confesso que ao olhar para a capa, apesar de linda, pensei " livro de criança com estória chata". Mas a sua resenha me mostrou o contrario e me parece ser uma estória bem interessante sobre amizade e familia. E achei legal mostrar o passado dos personagens, pois assim podemos conhece-los melhor e ate entender um pouco suas atitudes ( ou não em alguns casos kkk). Obrigada pela dica!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bom?

    Como sempre, uma ótima resenha! Ainda não tinha conhecido esse livro, mas pelo que você comentou, parece ser muito bom. Adoro infanto-juvenis e esse parece ser do tipo que eu adorarei ler. É sempre bom conhecer uma história realmente boba, pois já li uns que os personagens são tão chatos!

    Enfim, anotado na listinha. Quero conhecer esse mundo novo ;)

    Obrigada pela dica. Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    não conhecia o livro e achei uma aventura só. Fiquei curiosa para saber se Aisling vai conseguir achara a cura para o seu amigo. Fiquei curiosa por você ter amado a vilã.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Difícil encontar livros com personagens tão novos, e é bom que você consegue acompanhar o amadurecimento dos mesmo. Adorei a resenha, e ele já na listinha, principalmente por envolver fantasia, que eu amo de paixão.
    A diagramação do livro ficou incrivel mesmo, pelo menos é o que aparenta nas fotos. Espero gostar :)

    ResponderExcluir
  31. Que história legal, fiquei bem curiosa. E que mapa lindo esse. Mesmo sem tanto tempo pra ler esse livro vai pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  32. É muito legal quando uma história consegue nos surpreender a esse ponto. Leitoras "experientes", que fazem resenha com frequencia e ainda assim não esperando que a história vá tomar aquele rumo? É uma obra que vale a pena conferir, claro!
    E o mapa é um extra muito show.

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes e ficado bem interessada e lendo a resenha gostei bastante, a historia parece ser bem interessante e gostei dessa jornada dos personagens fiquei curiosa sobre essa Vilã e quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  34. Oi, eu achei a capa do livro lindo mais sinceramente a sinopse não me chamou a atenção, não é o tipo de gênero literário que eu gosto de ler bjs.

    ResponderExcluir
  35. Linda capa.
    Adorei a resenha.
    Porém esse livro não faz meu gênero literário, deixa para uma próxima.

    ResponderExcluir
  36. Oi!

    Sabe que eu tenho esse livro há anos na estante (acho que ganhei em algum sorteio) e nunca me dignei a ler? Sei lá, mesmo sendo o estilo de leitura que eu gosto eu nunca senti vontade de ler...
    Vejo muita gente falando bem da escrita, dos personagens, da trama, mas eu olho pro livro e vou buscar qualquer outro hahahaha
    Talvez seja a hora de, nesse ano, dar uma chance pra ele.

    ResponderExcluir
  37. O livro não faz meu gênero no momento, mas achei legal a resenha, a capa é fofinha.

    ResponderExcluir
  38. Comprei esse livro pela capa, confesso!
    A resenha esta ótima!
    Gosto da trama, personagens e a escrita, pra mim vale super a pena ler
    e indico sempre que alguém que ler algo diferente.
    Valeu pela resenha!

    ResponderExcluir
  39. Oiii
    Eu não virei fã da capa,achei meio infantil.
    Mas amei o mapa do livro. Gosto quando encontro eles em obras.
    Sua resenha,me fez ver além da capa.
    Gostei muito de como você descreveu o livro e tudo que ele envolve.
    Vou colocar na lista de leituras.
    Obrigada pela sugestão.
    Beijos.

    ResponderExcluir