Os Sombras–J.R. Ward

DSCN2409

Skoob – Avaliação: 5/5 Red heart

Dois irmãos, ligados por algo maior que o laço de sangue, lutam para evitar um destino brutal. Trez "Latimer" não existe de fato. E não só porque essa identidade foi criada para que o Sombra pudesse viver no mundo humano. Trez fugiu de sua prisão no palácio dos Sombras há anos, e agora vive em Caldwell como cafetão, sempre tentando evitar seu fatal destino como escravo sexual da rainha. Ele nunca teve em quem confiar de verdade... a não ser no irmão, iAm.
O único objetivo de iAm sempre foi impedir que o irmão de autodestruísse, e ele sabe que fracassou nisso. Só depois que Selena, uma Escolhida, entra na vida de Trez, é que o macho começa a dar a volta por cima; porém, é tarde demais. Chegou a hora de cumprir a profecia de se compromissar com a filha da rainha, e Trez não poderá fugir ou se esconder, e não há como negociar.
Encurralado entre o desejo de seu coração e um destino que nunca aceitou, Trez deve decidir se põe a si mesmo e aos outros em perigo, ou se esquece para sempre a fêmea amada. Após uma tragédia inimaginável, da beira do seu abismo emocional, Trez precisará encontrar um motivo para continuar ou se arriscará a perder tudo, inclusive a alma. Será que iAm, em nome do amor fraterno, aceitará realizar um derradeiro sacrifico em lugar do irmão?

Sabe quando você termina um livro, e precisa desesperadamente gritar pro mundo a sua opinião sobre ele? Então, esse é o livro. Os sombras foi o livro da Ward que mais mexeu comigo dentre os 13 da série Irmandade da Adaga Negra, por isso resolvi fazer a resenha o mais rápido possível, e futuramente um vídeo comentando o livro com spoilers também.

Espero que gostem da resenha, e que os leitores que não gostam de vampiros, lembrem-se que eles aqui são completamente diferentes de todos os vampiros que conhecemos, principalmente de Crepúsculo (pelo amor de Deus nunca façam essa comparação, é terrível e ridícula).

DSCN2414

Primeiro, vou citar os núcleos que estão em destaque nesse livro:

  • Qhuinn e Luchas: Luchas, irmão do Qhuinn foi resgatado no último livro dentro de um barril com o sangue do Ômega, ele ficou lá por meses sozinho, e isso acabou com o seu psicológico, e além do mais ele está com a perna ferida que não está curando, mesmo ele se alimentando das escolhidas.
  • Xcor/ Xcor e Layla: Teremos uma grande história aqui, os planos do Bastardo estão mudando assim como os sentimentos dele pela escolhida estão ficando mais puros. Layla também está cada vez mais envolvida com o inimigo, e com a gravidez ‘na metade’ esses encontros ficam mais e mais perigosos.
  • s'Ex: O executor dos Sombras tem um pouco mais de destaque nesse livro, mostrando mais suas motivações e descontentamentos com a Rainha.
  • Rhage: O irmão mais lindo da Irmandade está tendo vários problemas psicológicos nesse livro, principalmente pelo que está acontecendo com Selena e Trez.
  • iAm: O irmão Sombra que sempre se colocou a frente dos problemas de Trez finalmente terá destaque e redenção, conheceremos um pouco mais sobre ele sem a sombra do gêmeo, e vemos o quanto ele é fiel ao irmão.
  • Trez e Selena: Eles são o casal principal desse livro, Trez tem todo aquele drama do livro interior de não ser puro para a escolhida por ter ficado com várias humanas, e Selena tem um grande problema de saúde que vai deixar o leitor de olhos marejados com tudo que irá acontecer com os pombinhos.

É meio difícil falar desse livro sem soltar spoilers, então vou falar um pouco dos núcleos que mais gostei, me atentando somente a minha opinião sobre a obra.

O núcleo de Selena e Trez é o principal aqui, ele é o que leva o leitor a rir, se emocionar e principalmente a chorar. Selena tem uma doença rara entre as escolhidas, e eles não sabem a gravidade disso e ‘quanto tempo’ ela terá, então Trez finalmente esquece aquela nóia que não é puro, pra ficar com a vampira que ama. As cenas dele tentando realizar os desejos dela são lindas, acho que nenhum outro livro foi tão romântico quanto esse.

O de iAm é incrível! Ele finalmente decide pensar um pouco nele e deixar Trez ficar ‘por conta própria’ alguns minutos, quando ele encontra uma possível companheira, eu surtei ao ver quem era! E principalmente por entender um pouco mais pelo lado dessa personagem, que sempre foi vista como a má da história, Ward foi simplesmente genial nesse núcleo, e me emocionei bastante aqui também, porque a autora liga todos os pontos, esclarece várias dúvidas e fecha o casal majestosamente, de modo que não tem como não se apaixonar por eles.

Rhage tem um núcleo bem confuso nesse livro, ele está instável e a beira do pânico quase o tempo todo, chegando a se arriscar muito mais que o necessário nas missões em que é escalado para a Irmandade. Muito é pela sua companheira não estar tão presente, por causa do seu trabalho no Lugar Seguro, e como sabem, nosso vampiro precisa de certas ‘coisas’ para que a Besta não desperte, e sua mulher é uma delas. Há outro motivo também, mas ele seria spoiler… rsrs

Xcor também é bem explorado nesse livro, você fica com pena do Bastardo quando começa a entender seus motivos e seus planos futuros, e espero que Ward escreva mais sobre ele no próximo volume, e que ele encontre sua redenção, principalmente perante os irmãos.

Outra coisa muito bacana introduzida nesse livro é a personagem Paradise, uma jovem aristocrata, que tem conceitos muito diferentes dos esperados para a sua condição social. Ela não quer encontrar um marido forte que lute por ela, ela quer ser independente e aprender a lutar, principalmente pela Irmandade, já que Thor vai reabrir o centro de treinamento, e expandiu o convite a todos os vampiros, independente da sua condição social ou gênero, mas é claro que não vai ser fácil ela conseguir isso, pois seu pai é muito tradicional.

Foi muito bacana também conhecer mais sobre a tradição dos Sombras, como as armações, poderes, tradições, instalações e principalmente as crenças que levaram Trez e iAm ter a vida complicada desde seu nascimento.

Em fim, quanto mais eu lia pensava o quanto Ward é má! Nunca vi um livro com tanta sofrência coletiva, e ao mesmo tempo com cenas tão lindas que me faziam suspirar e torcer para os casais darem certo no final. Sério, como eu sofri lendo esse livro. Ward conseguiu destruir meu coração, e mesmo ela tentando colocar uma mensagem bonita de superação e com um propósito maior, eu não aceito. SÉRIO. Ela foi muito má e eu me senti muito iludida.

Um dos aspectos mas lindos, e com certeza o que mais me tocou, foi ver como os irmãos Sombras são leais e se apoiam até o fim, colocando sempre a necessidade do irmão em primeiro lugar. E também, como a Irmandade acolheu os dois como um dos seus, mesmo eles não sendo ‘vampiros normais’ e tendo todo aquele problemão com o s'Hisbe que lhe assombraram a vida toda, para O Rei, nada disso importa, só que eles fazem parte da família e que sempre terão seu apoio e proteção.

Não posso deixar de citar essa capa maravilhosa do livro físico, e agradecer imensamente a Universo dos Livros por atender ao pedido dos fãs e manter a capa original, ao invés da capa do Ebook. As páginas continuam com o padrão de folhas amareladas, letras em bom tamanho de leitura, e sem nenhum erro.

Por fim, Os Sombras foi um livro que despertou lágrimas e sorrisos em mim, Ward com certeza sabe conduzir as histórias da série sem deixar nada maçante ou repetitivo, mesmo sendo o 13º livro da série. Você verá uma história profunda, nunca antes vista na série da Irmandade, que fala muito sobre fraternidade, sacrifícios, e principalmente altruísmo. Os fãs com certeza vão amar esse volume, e já deixou avisado: prepare seus lencinhos!

The-shadows-Le-ombre-di-J.-R.-Ward-Black-Dagger-Brotherhood-La-confraternita-del-pugnale-nero-13

Não existe nada mais romântico no planeta do que amar alguém com o coração pleno, mesmo sabendo que essa pessoa vai embora.

- Eu te amo… Ninguém conseguiria fazer isso por mim… Me fazer esquecer todos os meus medos.

Vamos viver cada noite como se tivéssemos mil delas a nossa frente.

Ela era uma serva virtuosa da Virgem Escriba, ele um viciado em sexo em remissão com um tipo de sentença perpétua pendendo sobre a sua cabeça. Mesmo assim, de acordo… aquela era a receita do amor verdadeiro.

Ano: 2015 / Páginas: 638
Idioma: português
Editora: Universo dos Livros

 

avaliação cupcake - Cópia

33 comentários:

  1. Pelo o seu texto o leitor pode perceber o quanto você é fã da série. Uma resenha apaixonante!
    Eu já tinha visto resenhas dessa série pelos blogs, mas nunca tinha prestado muito atenção.
    Eu sempre foi apaixonada pelos seres fantástico vampiros. Gosto do lado mais sombrio deles.
    Pelo o que eu puder captar da sua resenha essa livro traz esse lado e isso é ótimo.
    Dos personagens apresentados eu me identifiquei com Paradise.
    Por ela ser a mais independente. Ou, pelo menos, está lutando para ser a protagonista de sua própria vida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda, amei seu comentário <3
      Também quero mais cenas da Paradise no próximo livro, Ward colocou uma menina brilhante na historia, que como você disse ela luta pra se destacar e não esta nem um pouco a fim de viver com pessoas defendendo ela, sendo que ela mesma pode se defender. Mas se um dia vc animar essa serie é mto boa viu, os vampiros são bem darks e extremamente sensuais 😛

      Excluir
  2. Eu nunca gostei de sagas tão grandes, mas confesso que me chamou atenção,, talvez por amar vampiros(o livro que estou escrevendo também é fantasia vampírica). Geralmente resenho todo livro que leio, tenho um canal onde faço as vídeo resenhas, sou estudante de letras e muito crítica quanto ao que leio. Gostei bastante da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Vampiros são só loves hahahaha. E os da Irmandade então, tem todo aquele romantismo, adoração da mulher que eles escolhem como companheira, e principalmente uma lealdade sem igual.
      Depois me conta o nome do seu canal pra eu conferir suas resenhas também, e muito obrigado por elogiar a resenha, procuro sempre fazer o melhor, mesmo tropeçando um pouquinho nas palavra de vez em quando hahaha.

      Excluir
  3. Menina do céu, eu já ouvi falar dessa série e minha colaboradora Agatha adora e eu não sabia que eram tantos livros assim O.o Mas eu sinceramente não sei se leria, porque eu não sei se faz muito meu gênero, mas gostei bastante da sua resenha. Me parece ser um livro muito bom. Mas eu sei que esses livros são bemcaros, porque a minha amiga disse. Bom, sei lá, vamos ver se tomo coragem para ler. Achei eles em ebook e acho até mais fácil rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aprendizes-de-guardiao.html

    ResponderExcluir
  4. Eu quero essa série para ontem. To doida para ler, mas vou ter que fazer um orçamento antes. São muitos livros neh?
    Sua resenha me deixou ainda mais desesperada para começar a leitura.
    Um beijo
    camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?

    Já vi comentário ótimos sobre essa série, mas te confesso que não dei muita bola. Mas, depois de ler essa resenha tão apaixonada, eu mudei de ideia, e fiquei muito curiosa em ler. Gosto de fantasia, gosto de vampiro e principalmente, gosto de romances. Dica anotada!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor. Eu preciso ler a série outra vez… Parei no volume 4 ou 5, se não me engano. E já não lembro muito do que deveria. Mas AMEI demais a sua resenha. Percebo que a cada volume, essa série só melhora. Parece que a autora soube desenvolver personagens encantadores e problemáticos o suficiente para nos fazer suspirar. Eu gostei do enredo proposto, confesso que nada sabia sobre Os Sombras e curti bastante!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. tenho sérios problemas com vampiros que se apaixonam, por isso minha preferência pelos clássicos...
    e mesmo você falando que não há como comparar essa série com crepúsculo, eu acabei encontrando certa familiaridade, e confesso que fiquei triste por isso, pois esperava algo que não lembrasse em nada aquela série que sinto tamanha ojeriza...
    mas enfim...
    a capa realmente é bonita, e pelo menos a editora manteve o padrão, apesar de não conhecer a capa do ebook... acho que o conjunto ficou mais harmonioso, não é?

    ResponderExcluir
  8. Hello :)

    Tenho ouvido falar dessa saga há algum tempo e normalmente me interesso por estórias assim, mas por motivos que não sei explicar, essa saga não me atraiu de maneira alguma, então vou passar a dica dessa vez. Mas que bom que você gostou!!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Tenho uma certa curiosidade com essa série, por causa da organização que os vampiros mantem, o romance não me agrada tanto, mas esse mundo que autora criou parece bem legal. O que realmente pesa o fato de ainda não ter lido é o tamanho da série, ando meio desanimada para ler séries ultimamente, quem sabe mais para frente, os livros já estão na lista.
    Amei sua resenha da para notar sua paixão e o quanto você está gostando da série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Mil perdões, mas eu não pude ler sua resenha completa! Eu só li o primeiro volume dessa série lindaaaa, e já comprei todos!! E quero muitooo ler tudo!! Então, como não quero estragar minhas possíveis surpresas não li!

    Mas eu amei amei amei o primeiro, então eu imagino que muita coisa boa vem pela frente!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina.

    Menina que tortura! Li sua resenha e estou louca para pegar meu livro Os Sombras e começar minha leitura. Eu preciso aliviar um pouco os três livros de são de parceria que chegaram e vou dedicar a Irmandade. Amei sua foto com todos os livros da série junto, os meus ficam na estante da sala.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Confesso que não sou a maior fã de vampiros, mas essa é uma série que eu sempre tive curiosidade de ler, sempre vejo o povo falando SUPER bem da série, e ver que você gostou tanto desse livro em especial me deixou ainda mais animada para lê-los ♥ Agora fiquei ansiosa para chegar logo no 13º livro...hehe' separando os lencinhos já \0/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  13. Lendo essa resenha percebo o quanto estou atrasada nessa série, só reconheci o Rhage, mas também, só li os três primeiros, então... rsrs
    Eu adoro essa série, não tinha continuado porque não tinha o resto dela, mas agora tenho até o 5º *-*
    Vampiros sexys, adoro! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Sou fascinada por capas de livros, ainda mais quando as fotos são criativas quanto a sua!
    Que bom se trata de vampiros de verdade (não curto Crepúsculo) rs!
    Adorei os quotes escolhidos.
    Mas nesse momento não o leria, sei lá, não me instigou!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sabrina, eu morro de vontade de ler essa série e vendo a sua resenha fiquei mais cativada ainda para ir atrás desses livros o quanto antes. Parece ser bem do jeitinho que eu gosto e com toda a certeza eu colocaria na frente das minhas leituras!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nossa essa série é giganta, 13 livros?
    Mesmo assim fiquei muito curiosa para saber o que acontece com esses irmãos, mas esse número enorme de livros realmente me assustou.
    Gostei muito da sua resenha, cheia de detalhes!
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Realmente pela resenha dá para ver seu amor pela séria que passou pela minha tela e chegou até mim. Fiquei muito curiosa pelos livros e concordo com você, não compare vampiros com Twilight! Nesse caso vá ler Anne Rice e reconquiste sua fé nessas criaturas.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Gente!!!! sei bem como é isso, às vezes eu amo tanto um livro que até posto na fanpage procurando leitores que já tenham o lido também, peço pra me chamarem inbox pra gente conversar kkkk. Eu aind anão conhecia essa série mas por tudo o que você falou aqui, por toda essa sua empolgação e claro, pela história, eu fiquei muito interessada. Tenho lido muitos livros nesse gênero e tenho me agradado, esse certamente, vai para a lista de leituras de 2016 e espero poder gostar também.

    ResponderExcluir
  19. Esqueci dentro de um barril com sangue... Ainda não conheço esse livro e posso ser sincera que não me empolguei tanto como você mas posso dar uma chance sim porque fiquei curiosa com os pontos citados. Achei essa capa feia mas pode ser só impressão minha né?
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Como é bom conseguir se surpreender com um livro entre tantos uma série. Digo isso porque as vezes nos acostumamos com a escrita e o estilo da autora. Não sou muito fã desses livros com fortões, mas achei interessante os núcleos de personagens e os quotes!
    Amei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Amo a série IAN *-----* Já li quase todos os livros, só falta esse, O Rei e O guia oficial da série. Pense numa série viciante, você começa a ler e não quer mais parar, até o livro do Quinn com umas 700 páginas, eu li em poucos dias.
    Gosto muito dos irmãos sombras e sempre senti falta de um aprofundamento maior na estórias deles, isso sem contar que eles são os mais diferentes da série, são vampiros porém algo mais. É impossível eu escolher um irmão favorito, eu gostei até do V. com seus gostos sexuais estranhos hahaha.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Sa!

    Sempre tive vontade de conhecer essa série, mas são tantos livros que eu até desisti (temporariamente kkk) É sempre triste quando elas terminam né, digo as séries, você passa tanto tempo com os personagens e no fim eles se vão sem mais nem menos :/
    Fiquei um pouco perdida na sua resenha por não conhecer o enredo, mas mesmo assim gostei bastante :)

    ResponderExcluir
  23. OIii!

    Que deeeeeeeeeeeeemais essa resenha!

    Eu não li esse livro e não leria no momento por ser parte de uma série, eu tô meio que fugindo de série no mundo.
    Gostei MUITO dessa sua resenha! É tão dificil falarmos de uma obra que gostamos muito né? Eu mesma fico perdidinha na hora de fazer uma, maaaas você se saiu muito bem nessa resenha!
    Não leria no momento por questão de série, maaas com toda certeza sua resenha me deixou curiosa :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? :)
    Acho essa série longa, e cada um dos livros é longo também :/ tentei ler uma vez o primeiro livro, peguei emprestado na escola, mas não consegui passar das primeiras páginas. Acho que talvez se devesse ao facto de tar um pouquinho farta dessa criaturas místicas, mas neste momento não tenho vontade de dar outra oportunidade.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  25. Quero tanto, tanto, tanto ler esta série, mas tenho medinho porque já me falaram que a parte erótica é bem forte e isso me deixa com o pé atrás, mas a curiosidade me corrói!! E quando leio opiniões como a sua, dizendo que mesmo sendo 13º livro da serie e ainda assim a trama é original, me sinto ainda mais impelida a conhecer estas histórias. Quero muito!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia a obra e pela sua resenha deu pra ver que você gostou muito dela. São vários núcleos mesmo, caramba! Fico imaginando o quanto deve ser complicado fazer uma resenha dessas, com tanta coisa para falar mas que qualquer coisa poderia desencadear um spoiler sobre algum dos núcleos.
    Eu e o hot temos sérios problemas de relacionamento. Mas ver que você chegou tão longe, leu tantos livros da série, e ainda consegue a achar original e com pontos cativantes chega a despertar a curiosidade.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Eu li alguns livros dessa série, mas foi fora da ordem. Preciso pegar desde o primeiro livro, para saber o romance de cada um desses gostosões, quer dizer, mocinhos, rs. E eu comecei a ler fora de ordem, pois achava que não iria gostar da trama, e no fim, fiquei apaixonada e comprei todos de uma vez.
    Bjs!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  28. Sabrina, finalmente conseguindo comentar por aqui! TAva angustiada já de tanto dar de cara com o símbolo de página de erro. Eu fiquei um pouco confusa com a história desse livro, não que sua resenha esteja ruim, longe disso. Está ótima! Mas acho que é porque faz parte de uma série que eu nunca tinha escutado falar antes. Vou procurar a resenha do primeiro livro pra desenvolver uma opinião melhor quanto à história :)

    Beijinhos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  29. Oi Sabrina, sua linda, tudo bem
    Eu adoro vampiros, quando descobri essa série ficou louca para ler. Só que ela é muito grande, ainda estou comprando os livros, e quando tiver todos lerei de uma vez só. O problema é que parece que ela ainda não foi concluída, salvo engano. Nossa, pela sua resenha, esse livro parece ser o mais intenso de todos, ou pelo menos é um dos personagens mais intensos. Fiquei de coração partido por ele, pois realmente o dilema dele é muito cruel, ninguém deveria ter que fazer essa escolha. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oiiie Sabrina,

    Sou mega apaixonada por vampiros, gosto de ler tudo que tenha sobre eles. Fui apresenta a essa série, mas é muitos livros, e só gosto de ler alguma série quando tenho todos, porque sou mega curiosa. Adoro livros que seja intensos e parece que esse é o mais né? Espero logo poder ler.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  31. Li sua resenha e fiquei me perguntando por que eu parei de acompanhar a Irmandade... Parei antes do livro do Tohr e confesso que nem estava empolgada para esse, mas agora estou querendo ler o quanto antes. Fiquei super curiosa com o que acontece com o Rhage, além de estar morrendo de saudades dos irmãos...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir