‪Metzengerstein–Edgar Allan Poe #‎12mesesdepoe –Janeiro

maxresdefault (1)

Metzengerstein é um conto escrito pelo autor Edgar Allan Poe, em 1836. O conto possui 6 páginas, e encontra-se em domínio público, você pode baixa-lo aqui (juntamente com os outros contos que estão participando do desafio ‪#‎12mesesdepoe

Nesse conto, o autor nos apresenta a rivalidade entre duas casas poderosas da Hungria, os Berlifitzing e os Metzengerstein, que já transpassava séculos. Havia uma profecia que dizia: Um nome elevado sofrerá queda mortal quando, como o cavaleiro sobre seu cavalo, a mortalidade de Metzengerstein triunfar da imortalidade de Berlifitzing, e com essa, as pessoas já imaginavam que casa sairia vitoriosa dessa rivalidade, porém as coisas não seriam tão fáceis assim…

O conde Guilherme de Berlifitzing era um velho doente e caduco, que apesar de muito rico, só se importava com caças e cavalos. Já o único herdeiro da outra família, o Barão Frederico de Metzengerstein era um jovem de 18 anos que perdera os pais muito cedo, e gastava sua fortuna com orgias, atrocidades contra os vassalos e não possuía nenhum escrúculo.

Há um incêndio na cavalaria do conde de Berlifitzing, e ele falece, porém um único cavalo sobrevive, um cavalo incrivelmente laranja e com uma expressão demoniaca, muito arisco e intragável, mas nenhum funcionário do castelo afirma ter visto aquele cavalo por lá. O jovem Frederico logo fica adimirado com o cavalo, pois ele se parece muito com o quadro que ele estava observando a pouco no castelo, que pareceu se mover…

O barão e o cavalo logo viram um só, sempre juntos e isolados de todas outras pessoas… Seria essa uma coisa normal, ou forças ocultas estariam prestes a acontecer…

Metzengerstein é meu primeiro contato com a escrita de Poe, e confesso que primeiramente achei um pouco difícil de ser lido, afinal é um texto escrito de forma mais formal, diferente do que estou acustumada a ler. Mas aos poucos, fui pegando o rítimo da leitura, e ficando bem curiosa com todos esse mistério envolvendo o cavalo de Berlifitzing e o incêndio misterioso que matou o velho…

No final, o autor me ganhou por apresentar um tom sobrenatural mas não fujindo de toda história que foi introduzida nas páginas anteriores, e sim mostrando o porque de ser considerado o mestre dos contos de terror.

Metzengerstein é um ótimo conto para introduzir o leitor ao estilo de escrita de Poe, vale super a pena encarar esse desafio de #12mesesdepoe

Um nome elevado sofrerá queda mortal quando, como o cavaleiro sobre seu cavalo, a mortalidade de Metzengerstein triunfar da imortalidade de Berlifitzing

 

classificação terror

Para saber mais do desafio: http://anna-costa.blogspot.com.br/2016/01/desafio-de-leitura-12mesesdepoe.html

29 comentários:

  1. Oi!
    Li Vou lhe Mostrar o Medo e há diversas citações à Poe, já que nessa obra ele é o protagonista e foi o meu primeiro 'contato' com relação ao Poe. Fiquei com vontade de ler diversos textos citados e fico feliz de saber que tenha contos tão pequenos, de rápida leitura. Vou anotar a dica pois quero ler mais so trabalhos desse escritor tão comentado.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link da Andy é esse - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-trono-de-vidro.html - Ela colocou do blog dela e n da resenha dela -.-

      Excluir
  2. Oie Sabrina, tudo bem?
    Achei bem interessante o desafio depois vou dar uma olhada, quem sabe não participo também hehe.
    Ainda não conhecia o autor mas o conto me chamou bastante atenção depois vou procurar por ele :)
    Obrigada pela dica!

    Beijos :*
    Jess*
    http://www.lovebooks2.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei bem original o desafio, mas já assumi um outro desafio para 2016 e estou com medo de não dar conta. Vou acompanhar seus avanços por aqui!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Eu não li nada do autor. A primeira vez que ouvi falar dele foi em uma música do Green Day, bobeira eu sei. Tenho curiosidade com os contos e eu fiquei muito feliz em saber que vc estava participando desse projeto. O legal é que há a possibilidade de ler de graça. É ótimo isso!
    Espero que as próximas leituras sejam proveitosas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olha eu nunca li nada desse autor e sinceramente eu nem sei se leria esse livro
    porque eu não estou no clima para esse tipo de gênero sabe? Mas mesmo
    assim eu gostei da trama. Me parece ser um livro muito envolvente e com uma estória com vários acontecimentos que faz com que o leitor fique preso a leitura. Eu gosto disso, mas eu acho que precisa ter clima para ler alguns livros sabe? Estou na fase de livros mais leves, por isso acho que não me interessei muito, mas com certeza, quem sabe eu venha a fazer a leitura =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-desconhecida.html

    ResponderExcluir
  6. Ola Sabrina lindona ainda não li nada do autor, tenho um livro em casa dele, suas escrita é mais voltada para o sobrenatural e gótica. Quem sabe não começo a ler o livro que tenho em casa, confesso que assim como você devo estranhar a escrita. Vou me aventurar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Já li alguns poemas de Poe, mas nunca li seus contos (pura preguiça mesmo). No entanto, sua resenha me fez ter vontade de participar do desafio. Achei o conto bem intrigante, com o suspense habilidoso do autor e, segundo você, com o terror que lhe é característico. Vou procurar os contos (não para o desafio) para ler posteriormente. Valeu!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostei bastante do desafio, mas eu não gosto rsrs gosto de ler o que eu quero!!!
    Nunca li nada de Poe, gosto de uma narrativa mais rabuscada e quem sabe vou ler. Já que é de graça... rs
    O conto parece ser bem interessante, só tenho medo de terror kkkk aiiii
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Sabrina,
    Me interessei pelo poema, pela sua resenha dá pra notar que é muito bom. Gosto de terror, e com certeza vou gostar >,< Já baixei e vou ler em breve.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  10. Eu queria muito ler algo do Poe, mas o que me assusta é realmente essa linguagem mais formal, eu tenho medo de achar cansativo e acabar não gostando. Mas gosto das histórias sombrias dele, acho que vou fazer esse sacrifício. rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Ai o Poe...
    Comprei um livro de contos dele no começo do ano passado ( eu acho ), comecei a ler, maaas coo você disse é uma leitura "difícil" , para quem não esta acostumado com a escrita tão formal, como é a dele.
    Sempre leio um conto e para, passam-se meses volto leio outro, com esse ritmo lí apenas quatro dos dez contos , que tem no livro, mas esse ano eu o termino.

    Beijos e boa sorte com 12mesesdepoe

    Emy do blog Psicoses:
    www.blogpsicoses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Nunca li nada do Allan Poe pra ser sincera e até então não tinha nenhum interesse..mas gostei bastante desse conto..vou procura-lo pra baixar e ler logo..quem sabe eu não acabe gostando dos outros contos também :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aposta-vanessa-bosso.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente ainda nunca li nada dele, mas morro de vontade. Li algumas coisas esporádicas na internet, mas nada concreto. Sobre esse conto: AMEI. Esse lance de rivalidade é uma coisa que eu gosto de ler, acho que apimenta a história. Acredito muito que o Edgar seja um dos melhores autores em seu gênero e do mundo. Particularmente, esse conto me chamou bastante a atenção e vou procurá-lo para ler. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Como Poe-ete assumida, fico quase maluca quando vejo as pessoas dizendo que não se interessam por Poe, ou que não o conhecem; quero dar a todas elas um conto dele, para que elas entrem neste clube incrível que é o dos fãs desse gênio. hahahaha Não li esse conto em particular, e já vou seguir o link para baixar, porque sou dessas que admira a loucura frutífera dos outros, e Edgar Allan Poe é, sem dúvida nenhuma, o maluco mais incrível do gênero do terror.
    Adorei a sua resenha, e MUITO OBRIGADA pelo link <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Acredita que eu nunca li nada do Edgar? Pois é. Mas um dia vou ler ♥ Terror é um dos poucos gêneros dos quais eu fujo, então fujo um pouquinho também das histórias do autor...haha' Fiquei curiosa com a história, estou doida para saber o que vai acontecer e que forças ocultas são essas *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Embora já ter ouvido falar dele, nunca li uma obra sua.
    O fato da leitura ser em uma linguagem mais formal não me agradou muito, geralmente me canso logo.
    Mas como este é um conto de seis páginas, talvez eu tente ler um dia desses, o lance do cavalo é intrigante.
    Achei o desafio interessante, vou tentar acompanhá-lo para conhecer mais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Confesso que ainda não li nada do autor, e não sei se vou gostar desse tom de terror, característico de sua narrativa. O que me chamou a atenção para o conto, foi que é uma história bem detalhada. Não conhecia essa história dessas duas famílias da Hungria, e fiquei curiosa para conhecer como ele relata isso no conto.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Apesar de muitos personagens da literatura falarem super bem desse autor, nunca li nada dele.
    É muito bom participar de desafio, pois isto acaba nos estimulando mais e mais. Não participarei, por não ter o hábito de ler contos, acho que por isso nunca me dispus a ler algo do Allan, todas as indicações que recebi eram de contos.
    Boa sorte com o desafio e boas leituras.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oiie,

    Eu nunca tive a oportunidade de ler nada do Poe, e foi a primeira vez que fui apresentada a ele. Não gosto muito desse estilo mais formal, não entendo muito bem. Te parabenizo pelo desafio, e te desejo sucesso.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  20. Oie! Achei muito interessante e criativa a ideia do projeto, porém não sei se eu participaria ou se ao menos leria as criações de Allan Poe. Tenho visto muita divulgação a respeito da escrita dele, mas não é algo que eu escolheria para ler no momento. Já li algumas obras que possuíam um linguajar mais formal e, apesar de achar lindo o modo de falar, não consigo seguir adiante quando essas palavras estão no papel. Mas claro que as oportunidades sempre estarão aí, então, quem sabe, um dia eu me aventure por essas páginas :3 Boa sorte com o projeto!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  21. Oi Sabrina! Não tem como não ficar curiosa quando o assunto é Poe kkk Não li nada dele ainda, mas por tudo que dizem a respeito, não demora muito e eu já me torno uma leitora assídua de seus livros kkk
    A única coisa que me incomodou foram esses nomes impronunciáveis kkkk

    ResponderExcluir
  22. Eu sou simplesmente apaixonada pelos contos do Poe. Devorei o livro Contos extraordinários em uma sentada, não parava nem para ir ao banheiro, levava o livro comigo. hahaha Eu gosto muito desse conto, o Metzengerstein, mas os meus preferidos são Gato Preto, O Poço e o Pêndulo e O Corvo. Adorei a ideia do desafio, e já estou aguardando pelas próximas 11 resenhas.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Oi Sabrina,
    Poe é clássico e mesmo gostando as vezes de livros assim, me cansa a escrita rebuscada e os nomes difíceis, não digo que não me interessei pela leitura, pois realmente depois de nos acostumarmos a escrita a leitura flui, vejo isso quando leio Jane Austen. Então quem sabe um dia eu teste Allan Poe.
    Boas leituras.
    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oi Sabrina,
    Me interessei bastante por esse desafio!
    Sempre quis ler mais coisas do Poe, mas sempre acaba ficando para depois. Acho que agora seria um excelente momento! Me animei :)
    Imgino como deve ser estranho ler algo numa escrita mais formal, e esse desafio me inventiva ainda mais! Acho que é um ganho enorme para nós como leitores.
    Parabéns pela resenha, vou participar também !
    Beijinhos,
    Luiza
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  26. Oi Sabrina,
    Uma das Meninas do meu blog também está participando desse desafio.
    Eu confesso que tenho pavor de histórias de pavor, então Edgar Allan Poe não é para mim, rs mas sei que ele é um mestre.
    Espero que você se divirta bastante no desafio.
    bjs,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Embora admire o trabalho do Poe, ainda não li nada do autor - e embora tenha achado incrível o desafio, achei melhor não arriscar esse ano. (Não por não ter vontade, mas eu não sou muito de terror e também sou daquelas que se cobra demais quando não completa um desafio e quero ficar mais light esse ano com as metas e as leituras).
    Sua resenha sobre a obra está incrível. Saber que uma história de apenas seis páginas tem tanto mistério que envolve e aina tem um final que ganha o leitor me faz pensar que são poucos os autores que atingem esse ponto - o que mostra ainda mais o quão grandioso é o trabalho de Poe.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  28. Oi
    Ainda não conhecia este livro e nem este escritor, a historia parece ser daquelas que mesmo você morrendo de medo não quer parar porque quer ir até o fim, por ser um conto eu vou me atrever a ler, Parabéns você falou super bem do livro fazendo com que eu ficasse curiosa ao ponto de deixar o medo de lado e querer ler algo de terror.

    ResponderExcluir