26 janeiro 2016

Anna e a trilha secreta–Ana Lúcia Merege

DSCN2417

Skoob – Avaliação: 5/5 Red heart

Anna sempre foi feliz entre os elfos da Floresta dos Teixos, mas, ao completar doze anos, começa a se dar conta de que é muito diferente de todos. Nem sua avó, uma caçadora experiente, e nem o xamã da tribo têm respostas para suas dúvidas.
Quando uma misteriosa coruja rouba sua bolsa de talismãs, a menina se aventura em uma jornada no coração da floresta, atravessando os territórios dos espíritos-guardiões da tribo. E é através das armadilhas e perigos da Trilha Secreta que tudo o que aprendeu até hoje será posto à prova.
Anna e a Trilha Secreta, escrito por Ana Lúcia Merege e ilustrado por Ericksama, é o primeiro livro a mostrar um outro lado do fantástico universo de Athelgard. Agora pelo olhar dos mais jovens, visite a magia e a imaginação que encantaram os leitores de O Castelo das Águias, A Ilha dos Ossos e O Tesouro dos Mares Gelados. Mas cuidado para não se perder. Siga o seu coração e nos diga o que há no final dessa trilha.

* Livro disponibilizado em Book Tour *

Anna e a trilha secreta é um infanto juvenil que vem contar a história da mestra das sagas Anna de Bryke, quando ainda era uma garotinha de 12 anos. Para quem ainda não conhece a história de Anna, tem resenha do livro 1 (Castelo das àguias) e 2 (A ilha dos ossos) aqui no blog, e lembrando que esses primeiros livros são da Anna já adulta, e neste iremos acompanhar as aventuras dela ainda pequena pela floresta dos Teixos.

Você se parece com os humanos, mas é uma de nós, seu coração pertende à Floresta dos Teixos. Nunca se esqueça disso.

DSCN2416

Desde que li O Castelo das àguias, onde Anna cita um pouco das suas aventuras realizadas quando era pequena, fiquei bem curiosa pra ler uma história que mostrasse esse seu lado, principalmente por ela ser bem diferente da sua avó elfa, e imagina a minha alegria quando vi que Ana Lucia lançou um livro assim, e estavam abertas incrições para um Book Tour (Obrigado Karen por me convidar).

Conhecemos a jovem Anna com seus 12 anos, em meio a muitas dúvidas quando a sua aparência, pois ela é meia humana, e mora em uma vila onde todos são Elfos. Mesmo sua avó explicando pra ela porque ela é diferente e tudo mais, ela sempre se sente um pouco deslocada, ainda mais quando as crianças da vila chamam ela de lenta, e dizem que ela pensa de mais anter de agir o que é diferente dos elfos, além de ser mais forte e eles tirarem proveito disso dando as tarefas mais puxadas para ela.

O que Anna não gostava era de ser tão diferente de todo mundo, ainda que ninguém demonstrasse se importar com isso, e ainda que sua avó tivesse lhe explicado, desde mundo cedo, por que ela nascera com aquela aparência.

Mas é em Bryke, que ela se sente mais feliz. Lá, todos são humanos ou meio humanos, e ela não se sente excluída. Ela é aprendiz de Maryan, uma ‘mestra das sagas’ que além de ensina-la melhor sobre a história do mundo, ainda é casada com seu primo o xanã da tribo, o Corvo que conhecemos melhor em A Ilha dos Ossos.

Um dia a pedido do primo, Anna vai conversar com Maryan pois está bem chateada com essa questão da sua aparência, e chagando lá quase não consegue conversar com ela pois a mesma está muito atarefada, mas pede para que Anna leve uma bolsa de guardar talismãs a Zendak.

Chegando na árvore mãe da tribo, onde seu primo mora, é surpreendida por uma coruja que lhe rouba a bolsa, e como a jovem é muito corajosa e sabe que a bolsa é algo importante para ele, ela se aventura em uma jornada mágica para recuperar o item.

Nessa jornada, Anna passará pelos três guardiões de sua tribo: O lobo, a Lontra e o Corvo, e colocar a prova tudo que aprendeu até hoje, e com isso, aprender muito mais sobre ela mesma, deixando de lado todos os questionamentos que sempre teve sobre sua aparencia e sobre suas capacidades.

Não tenha medo, criança. Por mais londe que seus passos a levem, saiba que sempre caminharei com você.

Resenha

Ao começar a leitura desse livro, mesmo se tratando de um infanto juvenil já imaginava que a autora iria nos dar uma história para ‘todas as idades’, e principalmente levar a jovem Anna a se conhecer melhor nessa jornada, solucionando todas suas dúvidas com relação a sua origem, seus limites e capacidades.

Anna desde pequena é sagaz e inteligente, e vemos muito da mestra das sagras nela, mesmo antes de completar a jornada, ela entende o poder das palavras, e só precisa conhecer um pouco mais de si mesma para deixar de lado todos seus questionamentos.

Com capítulos pequenos, e narrado em terceira pessoa pela garota, Anna e a trilha secreta sem dúvida é um livro sobre auto conhecimento, não só da personagem mirim, mas de nós próprios, que sempre ficamos nos questionando se somos capazes de ajudar o próximo mesmo quando estamos correndo perigo, ou quando ficamos em dúvida sobre o que será do nosso futuro e se o que fazemos hoje vai nos levar a realizar nossos sonhos.

Com ilustrações lindas, folhas mais grossas e letras grandes para facilitar a leitura, o livro é perfeito para presentear os pequenos, para que aprendam que nem sempre ser diferente é ruim, e que compreendam que sempre é necessário ouvir o seu coração para descobrir verdadeiramente quem és.

DSCN2420

Com certeza participar desse Book Tout foi uma experiência ótima, principalmente pra mim que já acompanho os outros livros sobre o mundo de Athelgard. Quem ainda não os conhece, é claro que o livro vai ser uma ótima leitura sobre os ensinamentos que Anna descobre nessa jornada, mas vai ficar faltando ‘alguma coisa’ e muitos dos detalhes podem acabar passando despercebidos, como quando o Corvo mostra pra Anna que o futuro lhe reserva um castelo cercado de águias (O castelo das águias, livro 1)….

Não importa quem você pensa que é agora, nunca deve se sentir inferir a qualquer oura pessoa. Tanto faz se outros se acham melhores porque são mais fortes, mais rápidos, por aquilo que possuem ou por saberem fazer coisas que você não sabe. Você também tem um dom único e precioso, e, quando o descobrir pode vir a ser o que quiser.

 

Ano: 2015 / Páginas: 84
Idioma: português
Editora: Draco

avaliação cupcake - Cópia

22 comentários:

  1. Olá Sabrina.
    Não sabia que esse livro era parte de uma série, quando vi ele nos lançamentos da editora, tinha gostado muito, adoro as aventuras infanto, acho tão gostosas para ler especialmente entre leituras, adoro viajar com eles e tudo eles fazem parece tão mágico, da vontade ser criança de novo ^^
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa, eu não sabia que esse livro era como um Spinoff! Achava que a história era só essa. Kkk. Caraca os livros tem uma capas bem show! Assim como todas as outras obra da editora. Achei bem legal o enredo do livro, e dei uma olhada na resenha do livro 1 e me parece que é bem legal. Espero ter a chance de ler o livro, já que eu amo livros nacionais! Desejo todo o sucesso a escritora
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Que história mais fofa.. muito bom ler aventuras, mesmo voltado para um público diferente da minha idade rsrs
    As ilustrações estão lindas... <3
    Vou colocar na minha lista e me aventurar com Anna nessa jornada.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá; também estou no book tour desse livro. É a primeira resenha que leio dele e estou ansiosa para poder realizar a leitura, parece uma história muito bonita e cativante.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Adoro infantos-juvenis, eles são tão fáceis de se ler e na maioria das vezes são estórias incríveis. No momento, não seria algo que eu leria, porque estou viciada por livros de suspense/mistérios e romances, mas anotei a dica para ler no futuro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A capa é bem fofa mas por hora eu não lereia. Nada contra ele ser juvenil ou ser sobre fantasia mas no momento estou procurando outro tipo de leitura. Eu gosto bastante de infanto-juvenil e tenho uma amiga tão apaixonada quanto, vou indicar pra ela.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,
    Sou gamada em livros infanto-juvenis porque simplesmente falam da essência do ser humano e sempre são atuais e os personagens são corajosos e sábios e que lições eles dão nos adultos.

    Vou adquiri a Trilogia!

    Meus irmãos e a baby aqui também vão amar rs.

    Beijos!
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-ultimo-dos-canalhas.html

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que livro fofo! Gostei muito de conhecer esse livro, na semana passada eu estava tentando explicar para uma paciente que ser diferente não é ruim.
    Vou indicar a leitura para ela.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Toooda vez que alguém cita um booktour dizendo que foi bom, eu penso: só comigo foi ruim :(

    Eu acho infanto juvenis maravilhosos pq sempre trazem ótimos ensinamentos. Essa obra me ganhou por ser um tema fofo, com uma diagramação linda e por ter meu nome em uma personagem HAHAHA. Adorei.
    A resenha ficou uma graça!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oie! Eu sempre admirei aquela capa de Castelo das Águias e até hoje tenho vontade de ler, mas ainda não tive a oportunidade. Como não conhecia a história de Athelgard, quando vi a capa, título e sobre o que se tratava a obra, achei que fosse um livro infantil que em nada fosse me atrair - eu e essa mania de julgar antes de conhecer /:. Mas depois de conhecer melhor o enredo, fiquei louca para conhecer todas as obras da autora. Adorei a forma como você detalhou a obra e expôs os ensinamentos que ela passa. Quando surgir a oportunidade, sem dúvida alguma lerei para conhecer o mundo criado por Ana Lúcia. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Primeira vez que escuto falar dessa série. Achei muito interessante a autora fazer um livro contando a estória da personagem quando criança, acho que se muitas sagas fizessem isso seria bem legal. E gostei de ser um livro que pode ser lido por todos e por trazer lições que são muito importantes para que as crianças aprendam a superar varias coisas na vida. Gostaria muito de conhecer o resto da saga, pois parece ser muito legal e inovadora com coisas diferentes que as outras não tem.

    Beijinhos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Acho que foi a sua resenha de "Castelos das águias" que eu li *-* Não gosto muito de livros com elfos, magia e coisas do tipo, então não sei se leria esse. Não é o tipo de leitura que eu costumo apreciar, sabe? Mas fico feliz por você ter gostado do livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/nova-parceria-philippe-alencar.html

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Não sou fã de histórias que envolvem alguns seres mágicos, como elfos por exemplo, mas
    adoro um bom livro infantojuvenil, ainda mais com capas fofas e ilustrações, já quero
    ler não só Anna e a trilha secreta, como todos da série.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Que graça esse livro! Eu sou apaixonada por literatura infanto-juvenil, especialmente quando é uma história que atinge todas as idades, pois é muito saudável que os pais leiam com os filhos. Se a história for atraente para os adultos também, isso não será uma obrigação, mas um prazer compartilhado entre crianças e adultos. Gostei muito da ilustração, apesar de não ser colorida, pois o traço do desenho é ótimo. As letras em um tamanho grande também fazem a diferença para os pequenos. Lembro-me de quando estava sendo alfabetizada e me perdia um pouco com letras muito miúdas. Adorei o livro e a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Ai meus deseus que lindezinha de livro ilustrado.
    Quando fui apresentada a esse livro, não fazia ideia de que ele se desenrolaria dessa forma.
    Estou doida pra ler Castelo das Águias e achei que ia conseguir, mas não funcionou lá a coisa no apple store :/ #chateada. Eu dificilmente leio e-books, mas esse com tão poucas páginas, abriria uma exceção pois realmente estou bem curiosa para lê-lo, mas paciência né? Quem sabe um dia... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  16. Olá Sabrina,
    Achei super fofa as ilustrações e essa fonte é uma delícia para ler. Imagino o mundo em que Anna se encontra com todos os seus ensinamentos, que com certeza atribui algo para qualquer idade. Fiquei apaixonada pela resenha, pretendo ler em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Oi Sabrina, sua linda, tudo bem
    Eu conheci o livro O Castelo das águias, de algumas divulgações, mas não sabia que tinha um livro sobre a origem da personagem, quando esta ainda era muito novinha. Que fofo!Por coincidência recentemente vi um espetáculo que falava justamente sobre esse assunto: ser diferente dos outros. Acho muito importante passar a mensagem de que cada um é diferente do outro e isso é bom. Temos que nos respeitar e cada um do jeitinho que é tem um grande valor e faz diferença. Sua resenha ficou ótima, quero muito ler essa série.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas adoro infanto juvenis, então me animei com a resenha e pelo o que entendi dá para ler esse livro sem ler os outros, né? E gostei de saber que é um livro com uma personagem bem construída e com capítulos pequenos, porque assim a leitura flui fácil :3

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Desconhecia a obra mas achei ela bem inovadora com essa mistura de elementos de fantasia com coisas meio indígenas, não é todo infanto-juvenil que me agrada plenamente mas sempre me encanto com suas edições e trama propostos e com esse não foi diferente. É legal ver que esse é tipo um spin-off do mundo criado pela autora!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Achei a temática do livro bem legal, eu desconhecia os outros livros e até a autora, mas fiquei feliz de conhecê-los agora porque á estão na minha lista.
    Acho muito legal quando fantasias se originam de um mundo fantástico e não do mundo real.
    Mesmo muito gente odiando os spin-offs e livros bônus, eu adoro, acho que só agrega para a história!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pela resenha. <3
    Beijos.
    http://evansassessoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela linda resenha (mais uma!). Fico muito feliz por você gostar do meu universo e grata por ajudar a divulgá-lo. O terceiro livro da série, que fecha a trilogia Anna-Kieran, sai este ano, espero que goste dele também!

    ResponderExcluir