Os Crimes do Tarô - Leonardo Nóbrega


Crimes do Tarô

Ano: 2014 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Prêmius
Skoob – Avaliação: 4/5
"A livraria estava deserta àquela hora da manhã. Tinha um clima tranquilo, era um espaço de paz onde cheiros, luzes e sombras, objetos e móveis antigos em madeira escura harmonizavam-se. Era possível reconhecer ali a presença de culturas milenares e a sapiência de povos ancestrais. Mesmo pessoas céticas, como inspetor Tomás, podiam sentir a energia esotérica que inundava aquela pequena sala em uma estreita galeria do Bairro Cigano. A presença de Tomás naquela loja demonstrava a certeza que ele agora tinha de que mais cartas de tarô surgiriam para decifrar. Tinha esperança que não fossem muitas."



Tudo começa com um assalto ao banco da cidade, que além de levar muito dinheiro, fez como vítima o vigia que estava trabalhando na noite, uma morte brutal. O inspetor Tomás é chamado para trabalhar no caso, e investigando o local do assalto percebe que o assaltante deixou duas cartas estranhas no cofre. O problema, é que não é O ladrão, e sim A ladra, o policial que estava de vigia viu uma linda loira de olhos verdes, que lhe deu uma bela surra que o apagou, dando espaço pra que ela escapasse.

Tomás começa sua investigação pelas cartas, e descobre junto a uma cigana que são cartas de Tarô específicas, o tarô de Marselha, que contem mais 77 cartas, e cada uma possui um significado muito especial, que pode estar ligado com o motivo do crime.

Novos assaltos começam a acontecer na cidade, onde a ladra leva itens específicos, que muitas vezes não são os mais valiosos do local, deixando o inspetor cada vez mais intrigado com tudo isso. Com a ajuda de Edith, uma funcionária do banco que foi o primeiro local a ser assaltado, Tomás vai entrando em um crime que mostra que nada é o que parece nessa cidade, e que os roubos são pouca coisa comparados aos motivos que levam essa ladra a cometê-los.

Resenha


Recebi Crimes do Tarô de parceria com o autor Leonardo Nóbrega, por isso desde já agradeço a oportunidade de ler seu livro e poder trazê-lo ao blog.

Não quero entrar muito em detalhes pois em um livro investigativo, qualquer palavra a mais pode estragar sua leitura, afinal, os mistérios são o que fazem o livro prender o leitor.

O livro é ambientado na época de 30, em uma cidadela litorânea não muito grande, que possui um cenário bem realista, que mesmo sendo ambientado há décadas atrás, conseguimos vê-lo nos dias atuais: os pobres discriminados e isolados em bairros com condições precárias, os ricos elitistas e sua vida boa e confortável, uma comunidade cigana que altamente discriminada e alvo de todas acusações.

E é aqui que temos o ponto forte do livro, as questões ideológicas e críticas sociais acrescentadas a história. Toda uma sociedade elitista e preconceituosa, que não faz o que prega, que discrimina pessoas por serem pobres ou de outra raça/cultura diferente. Você começa a perceber que os motivos que a ladra do tarô coloca em seus roubos são ‘aceitáveis’, e que ela está nada menos que “fazendo justiça com as próprias mãos”.

... Você conhecerá uma linda mulher, mas essa também não lhe trará felicidade, como não trouxeram as outras duas com as quais você se envolveu. Vocês não poderão ficar juntos, mas o motivo será bem diferente dos das vezes passadas. 

Leonardo conduz a trama investigativa de maneira brilhante, nos deixando curiosos para saber qual será o próximo local a ser assaltado, qual carta a ladra deixará, e qual motivo ela relacionará a esse roubo. Toda uma investigação feita realmente de maneira ‘braçal’ onde ainda não haviam aparatos tecnológicos para auxiliar os policiais e investigadores, e onde ele precisavam pesquisar em livros, conversar com pessoas que entendiam do assunto, bater perna atras de provas, de qualquer coisa que poderiam lhe ajudar no caso.

Confesso que o começo não rendeu muito bem pra mim, infelizmente. Mas depois, quando mais roubos começam a acontecer, o livro vai ganhando um ritmo eletrizante, e você começa a entender os mistérios, e a solucionar alguns, como quem é a ladra do Tarô. Mas os outros, confesso que quando cheguei no final fiquei de boca aberta com as soluções e respostas, e queria mais.

E dessa vez o misterioso baralho veio acompanhado de um desafio, uma provocação: A esfinge e seu enigma. "Decifra-me ou te devoro". "Decifrarei, pode contar com isso". 

Em suma, Os Crimes do Tarô é um livro excelente, de fácil leitura e entendimento. A capa é muito bonita, a diagramação é boa, e as folhas brancas não atrapalham a leitura. Os capítulos são curtos, o qual garante que você não se perca na história. O livro é também narrado em 3ª pessoa, assim podemos acompanhar melhor os acontecimentos e ficar por dentro de tudo.

Recomendo bastante o livro para quem gosta do gênero policial, e também para quem quer se iniciar no gênero por um livro nacional, muito bem escrito, você vai se surpreender com toda a trama criada pelo autor, e ficar ansiando por mais investigações do inspetor Tomás.



18 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que ele não me chama mta atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, já tinha lido outra resenha sobre o livro do Leonardo e acredito ser uma história muito boa.
    Para quem gosta desse universo investigativo (tipo eu) é um pratão cheio.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Depois de você recomendar esse livro para mim (eu amo livros policiais) e depois da sua pontuação, eu já vou começar a pesquisar sobre esse livro e começarei a procurar por promoções.

    Obrigada pela dica!
    Bjs.

    www.delirioselivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro um suspense policial e confesso que fiquei bastante interessada pela história.
    Sempre quando leio um livro policial, meu lado detetive desperta e eu fico tentando descobrir pistas que levem ao assassino/ladrão, e esse parece ser do tipo que instiga muito esse lado detetive.
    Com certeza irei ler se tiver oportunidade.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Ei Sabrina!
    Ainda não tinha visto esse livro em lugar algum. Eu amo livros policiais e gostei muito da sua resenha, fui lá no skoob marca-lo já! Hahah
    Adorei a dica!
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina, eu sempre vejo esse livro por aí e ele sempre chamou minha atenção, eu sou apaixonada por livro policial e esse parece muito cativante, espero um dia ter uma oportunidade de conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse universo investigativo... Quando li o título e vi a capa fiquei intrigada. De início bateu um certo preconceito pelo "tarô", mas larguei isso de lado ao ler sua resenha. Parabéns pela parceria. Conheço pouca coisa policial e estou procurando me aventurar mais
    -Mari

    ResponderExcluir
  8. Sabrina, já tinha ouvido falar desse livro.
    Não gosto muito de temática investigativa, mas gostei da história.
    Só não tenho vontade de ler por não ser meu estilo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Ei, tudo bem?
    Já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro e estou bem curiosa para lê-lo, principalmente pelas críticas que ele aborda. Parece ser uma leitura maravilhosa.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  10. oii
    Gostei bastante da premissa! Agora em 2016 quero ler mais livros desse gênero, por isso coloquei esse na minha lista!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    A premissa desse livro é super bacana e já me chamou atenção. Estou nessa onda policial e, apesar de que ainda não conhecia, esse livro me interessou bastante. Sou apaixonada por estórias eletrizantes que não deixam o leitor parar em nenhum momento. Já coloquei esse na minha lista, muito obrigado pela dica!

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  12. Olha eu ainda não conhecia essa obra, mas achei bastante interessante.
    Me parece ser um livro intrigante.
    Eu gosto de uma investigação policial. Já faz até um tempo que não leio e tenho precisado de algo assim sabe? Mas sua resenha me chamou bastante atenção até porque não tinha visto resenha desse livro ainda, e por isso, espero ter a chance de fazer a leitura assim que for possivel =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-por-que-eu.html

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia o livro, e três coisas fazem com que eu sinta curiosidade nele: literatura nacional, época passada (anos 30 <3) e investigação policial. Fiquei bem curiosa para desvendar o mistério e espero poder ler logo. Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    De cara já me interessei por esse livro, parece ter muita ação, não sei. Só sei que irei comprar um exemplar o mais rápido possível, atiçou a minha curiosidade por completo ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie Sabrina, tudo bem?!
    Esse livro tem muitos elementos que eu gosto, além de ser investigativo é ambientado na época de 30!! Gente, isso já me conquistou MUITO!! Adoro policial e vou ficar esperta com o começo pra não querer largar o livro antes de tudo começar a ficar legal!!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  16. Oi! Já me ganhou na parte do Tarô! KKKK Faço coleção de tarôs, amo! E ainda por cima é nacional! <3 Com certeza irei ler! Valeu pela dica! Ótima resenha! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Um romance policial precisa instigar o leitor e sempre vejo resenhas positivas dessa obra nacional. Mesmo com o início mais lento, a história tem uma premissa incrível e interessante. É o tipo de livro que faz o leitor pensar e adoro isso.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Saaaab, primeiramente TUUUUUUUUUUUUUUUDO DE BOM PRO BLOG <3 NESSE 2016
    E bem, não curto muito o gênero, mas curti bastante sua resenha e percebo que você tbm gostou bastante o livro <3
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir