Mulheres–Carol Rossetti

Mulheres

Ano: 2015 / Páginas: 160
Idioma: português
Editora: Editora Sextante

Skoob – Avaliação: 5/5 Red heart

Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.
Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação.

DSCN2075

“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui.
Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.”

Quando vi esse lançamento pela Editora Sextante, fiquei muito curiosa para poder lê-lo, afinal, que atire a primeira pedra a mulher que NUNCA passou por um constrangimento pela cor de sua pele, cor do cabelo, roupa que usou, sua profissão não convencional, ou até mesmo por peso, altura… A sociedade sempre acha um meio de criticar, é claro que os preconceitos não são vividos exclusivamente pelas mulheres, mas, convenhamos que nós sofremos algumas coisinhas piores que outras.

Nesse livro curtinho, cheio de lindas ilustrações, Carol vem quebrar vários tatus, com situações cotidianas ou vividas por uma parcela bem pequena de mulheres, e te faz pensar no quanto as pessoas podem ser críticas e preconceituosas, e até mesmo você, se vê pensando que já proferiu um daqueles preconceitos, mesmo que tenha sido sem pensar muito.

Carol fala principalmente sobre respeitar as escolhas da pessoa, se ela escolheu ter o cabelo verde com 80 anos, ou ser uma stripper mesmo tendo filhos pequenos, o que você tem a ver com a vida dela pra julgar? Nada! Separados em capítulos: corpo, moda, identidade, escolhas, amores e valentes, a autora aborda de tudo um pouco, mas prevalecendo sempre a ideia de que “A vida é sua, as escolhas são suas, não ligue para o que os outros pensam ou falam, se você está bem com isso, é o que importa”

E é claro, que eu não poderia deixar de citar as situações com mulheres gordinhas, que são amplamente descriminadas por causa do padrão de beleza da sociedade, que não aceita mulheres acima do 44 como mulheres normais. São colocadas tantas tarjas, em nós mulheres que não usamos o manequim padrão, nos chamam de doentes, gulosas.. Usam nosso peso para especificar lugares: Ali perto daquela gordinha!, as situações são cada vez mais ousadas, e sempre descriminando, a gordofobia é incrível nesse mundo no qual vivemos, e vem de pessoas bem próximas, como a própria família.

 

DSCN2077DSCN2079DSCN2080DSCN2081

Mulheres é um livro lindo, emocionante e que te faz pensar… Pensar em o quanto você já sofreu alguma discriminação e não deu bola, sofreu e passou dias remoendo aquilo que te falaram, pensar que você já proferiu alguma discriminação e olhando bem hoje, não foi nada correto ter falado isso. Você não precisa ser feminista pra gostar do livro, você não precisa ser mulher para entender os problemas citados por Carol, você só precisa ser humano, para tentar entender o que elas sofrem, e começar as mudanças por si mesmo, para ter esperança de um dia o mundo melhorar.

avaliação cupcake - Cópia

20 comentários:

  1. Me identifiquei muito com esse livro. Porque teve muita coisa nele no qual já vivi e sei o quanto é chato.
    É um livro lindo que toda mulher deveria ter na estante.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro. E o pior de tudo é que eu já tenho ele, então acho que vou ler amanhã mesmo. Afinal, como você disse, ele curtinho. Estou sempre vendo as ilustrações dela sendo compartilhadas no facebook, o que aumenta ainda mais a minha vontade.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee..
    Esse livro é um belo exemplo de como nós mulheres sofremos inumeros abusos e preconceito por toda parte e por inumeros motivos..
    Adoro esse livro, pois ele também ensina muito as mulheres que querem um incentivo de superar esse tipo de trauma..
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OI, tudo bem?
    Eu tenho esse livro e o acho super interessante! Ele consegue mostrar o valor de todas as mulheres, independente de como elas sejam ou agem, com certeza um livro que todos deveriam ter em casa. Agora sou bem desencanada com meu corpo, mas não era assim, o livro também ajuda bastante nesse quesito de autoaceitação e valorizar a si mesmo, adorei.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Eu já vi muito as ilustrações desse livro nas redes sociais, e acho fantástica as ideias e preceitos que a autora utiliza na obra para levantar o astral e quebrar vários preconceitos com as mulheres. Amei as resenhas e as fotos.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que mulheres além de ser um livro que fala da discriminação que sofremos, coloca em xeque a discriminação que cometemos no dia a dia, afinal, nossa estrutura social é nos educar para ser racista, gordofóbico, sexista e depois chamar tudo de bullying...
    Parabéns pela ótima resenha. :D

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Acho esse livro maravilhoso, tanto pela edição quanto por tratar de um tema que anda tão em evidência como a discriminação que é cometida atualmente, acho que é um bom choque de realidade para algumas pessoas. Quero muito tê-lo um dia na minha estante.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  8. Oiie,

    Não sabia que esses desenhos eram de um livro, já tinham visto ele no facebook e achei super interessante. Existe mulheres de todas as formas, idades, jeitos, tamanhos mas são todas mulheres e devem merecer todo o respeito e serem amadas. Gostaria de muito de adquirir. Amei.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi Sabrina,
    Acho esse livro uma fofura.
    Fiz uma matéria sobre ele no blog assim que lançou.
    Acho a ideia da autora genial, e os temas abordados por ela, ainda geram muita polêmica.
    Lembro de ter colocado algumas das imagens na internet e choveu xingamentos até mesmo de outras mulheres.
    Esses das gordinhas ainda não tinha visto e amei :)
    O tipo de livro que vale a pena ter em casa :D

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    Esse livro é muito lindo só pelas fotos, já vi algumas resenhas dele, e é incrível como a sociedade é cega, que precisa tomar um puxão de orelha pra ver o que está fazendo, e ainda se acha no direito de está correto. É muito triste ver mulheres serem discriminadas pelo cabelo, pela pele, pelo peso, o mundo precisa acordar e ver que essas são atitudes de imbecis que não tem nada na cabeça.


    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  11. Empoderar as mulheres é tão bom e necessário. E esse livro vem para isso, para mostrar que tudo bem você ser fora dos padrões que nossa sociedade impõe, que você é linda e iluminada da maneira que é. Eu não posso dizer que já sofri preconceitos contra a minha aparência, mas luto junto com as outras para que todas não precisem passar por discriminações e preconceitos. Ótimo livro. Acho que todos deveriam ler.

    ResponderExcluir
  12. Sabrina, adorei a ideia desse livro.
    Porque trata de uma maneira leve um assunto tão importante.
    Os desenhos são maravilhosos.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Aaaaaaaaaaaah, acabei de conhecer esse livro e já estou apaixonada! Deu até vontade de abraçar ele, sabe?! Empoderamento das mulheres é um tema necessário nos dias de hoje, e esse livro é uma ótima ajuda. Ele serve tanto pra você ter em casa, quanto para dar de presente para aquela menina que se sente mal por não se encaixar nos padrões da sociedade. Parabéns pela sua resenha, eu amei!

    Beijinhos,
    Pizza and Books

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é muito lindooo! Já quero um pra mim! Essa é a quarta ou quinta resenha que leio sobre ele esses dias e todas foram super positivas. Ansiosa para tê-lo em mãos <3
    Adorei suas fotos!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito a ideia do livro que contar historias de mulheres felizes com seu corpo, gostei das figuras, de como desenha a mulher sensual sem ter o estereotipo que "sociedade" acha certa, quando a mulher é sensual e gostosa, é em qualquer forma e tamanho.
    Beijos

    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olha eu já vi esse livro na livraria, mas eu não cheguei a me interessar por ele não.
    Mas agora vendo as illustrações e lendo sua resenha eu fiquei bastante curiosa e achei muito fofo. Espero poder ter a chance de ler.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-na-mala-do-imigrante.html

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Esse livro é lindo, e uma ótima opção de presente rs'
    Verdade que a sociedade pega pesado com nós mulheres, somos criticadas até por pequenas coisas, coias bobas até... Esse livro deveria ser lido por todos! Adorei as ilustrações e as frases são as melhores haha...

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi! Acompanho o trabalho da autora desde o facebook e acho incrível! Muitas serviram de inspiração para mim. Estou doida para comprar o livro, acho que vale muito a pena. Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Acho que é um livro que todos deveriam ler, pois trata de esteriótipos que temos na nossa sociedade do século 21.

    ResponderExcluir
  20. Oi Sabrina!
    Adoro o trabalho da Carol Rosseti pela valorização da mulher e pela quebra de tabus que só servem para nos arrastar de volta à Idade Média. Sou louca para ter esse livro, várias cópias, para deixar bem exposto em casa e presentear os amigos, rsrs.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir