Resenha premiada: Birman Flint, e o mistério da pérola negra–Sérgio Rossoni

Birman Flint

 

O ano é 1920, e o mundo bem poderia ser o nosso não fosse habitado por animais que se comportam e vivem como nós.

Quando Birman Flint, repórter do Diário do Felino, ao lado do detetive Gallileu Ponterroaux e do amigo Bazzou, se vê às voltas investigando o misterioso assassinato de Karpof Mundongovich, agente rudanês membro do Conselho Imperial do Czar Gatus Ronromanovich, não poderia sequer imaginar o destino sombrio que os aguardava, lançando-os em meio a uma conspiração repleta de intrigas e assassinatos, transformando-os em peças de um jogo diabólico envolvendo membros de uma antiga seita e um misterioso artefato capaz de alterar o rumo de suas vidas para sempre.

.

 

Skoob – Avaliação: 5/5 - Ficção / Literatura Brasileira

Em uma manhã fria, Birman Flint, um gatuno repórter do jornal Diário do felino, é informado de um assassinato muito curioso, ocorrido na noite anterior, perto das docas. Um pequeno camundongo, foi morto por um golpe certeiro e quase fatal, mas que lhe garantiu o tempo necessário para se abrigar onde encontrariam seu corpo, e as misteriosas pistas que ele deixou para encontrarem seu assassino.

Esse camundongo, era Karpof Mundongovich, um agente imperial Rudanês, que ao que tudo indica estava em uma missão especial, que nem o governo de seu país desconfiava, e que acabou muito mal. Suas pistas são enigmáticas: uma cobra feita com seu próprio sangue, em volta de sua medalha imperial, que representa a honra e dedicação ao seu líder Czar, e um caderno com anotações e símbolos desconexos, que não fazem nenhum sentido algum a qualquer observador local.

Caberá a Flint, com a ajuda de seu amigo camundongo Bazzou, e do detetive Galileu Ponterroaux, embarcar rumo a Rundânia, para investigar as pistas deixadas por Karpof, e descobrir o motivo de seu assassinato.

DSCN1759

Resenha

Birmam Flint e o mistério da pérola negra, é o primeiro livro de uma série, que acontece no ano de 1920 em um mundo bem parecido com o nosso, com a única diferença de que são animais que o habitam.

Um dos dedos da pata dianteira esquerda embebido em sangue, apontando para a medalha presa à fina corrente que arrancara do próprio pescoço, quem sabe num último gesto, deixando-a ali propositalmente rodeada pelo círculo, não um círculo qualquer, mas linhas feitas com o próprio sangue cuja forma surgia diante de Birman Flint como um ser assustador, quase demoníaco, arrancando um miado surpreso do gato ao deparar-se com a figura.... - uma cobra....

Nesse primeiro livro, vemos um ‘mundo’ completamente novo, mas bem parecido com o nosso em alguns aspectos. Esse mundo descrito pelo autor é perfeito, por meio de uma narrativa criativa e fluida, o cenário se constrói diante de nossos olhos, e somos apresentados a detalhes históricos, de culturas, seitas ocultas, detalhes místicos, que me fizeram pensar de onde o autor tirou tanta criatividade, pois quando você lê, parece que tudo é muito real. Tudo isso da um ar tão fascinante na história, que é impossível você não ficar imaginando tudo isso depois, e principalmente, ficar brincando de criptografar frases em Uruk.

Do meu rugido surgirá a luz divina, que nos guiará por caminhos escuros.

Tenho que ressaltar a linda edição desse livro. A capa é linda, toda escura e representando alguns personagens importantes na história, e por dentro, temos essa ilustração do brasão da dinastia Romromanovich e da sua árvore genealógica. O acabamento do livro também é ótimo, as páginas são amareladas e com uma fonte ótima para não cansar a vista.

DSCN1752

A história é completamente repleta de aventuras e mistérios. Com apenas algumas anotações que a princípio não fazem sentido algum, eles vão descobrindo enigmas ligados a seitas, religiões antigas, conspirações políticas, e passados que muitos julgavam ser apenas uma crença se revelando como verdade.

É o que costumo dizer, jovem camundongo, confie sempre no destino. Neste caso, refiro-me aos meus informantes espelhados por cada canto dessa cidade maldita.

O ritmo do livro é bem fluido, todo narrado em 3ª pessoa, o que da uma visão mais ampla para o leitor, a fim de compreender as coisa que os personagens não percebem a primeira vista. Mas é a partir da página 100 mais ou menos, que tudo fica completamente eletrizante, pois o leitor é jogado na investigação com os personagens, e fica completamente eufórico para descobrir o quão grande é o mistério que envolve a morte do camundongo.

DSCN1757

O que mais gostei aqui, é que o autor não se apressa em lhe dar todas as explicações para os mistérios, são pequenas pistas aqui e lá que o repórter e seus companheiros descobrem que contribuem para solucionar o que está acontecendo, que se mostra algo muito mais grandioso que somente um assassinato qualquer, e que pode mudar o rumo do país e das coisas que conhecem até hoje.

E o final, quando muitas coisas são reveladas, você fica temendo pela vida do repórter e seu amigo, pois estão envolvidos até a cabeça com uma coisa muito mais grandiosa do que esperavam, e fica naquela anciosidade, de ler o próximo logo, e descobrir se vão conseguir sair inteiros dessa ou não.

Seu instinto como repórter dizia-lhe que havia ali uma boa história, muito embora não conseguisse imaginar o quão profunda poderia ser.

E quem estiver em São Paulo no dia 14/11/2015, poderá comparecer no lançamento do livro, na livraria Martins Fontes.

Por fim, gostaria de dizer que me encantei muito com o livro, e achei esse mundo muito interessante, principalmente depois que o autor citou nas páginas finais que algumas partes foram inspiradas em histórias reais, e os lugares descritos são inspirados no mundo real mesmo, Rússia, Sibéria… Recomendo o livro para todos que gostam de uma boa fantasia, um bom livro investigativo, e principalmente, para todas as idades.

facebook.com/birmanflint/

teste

 

Ficou interessado por esse livro? Que tal participar do sorteio?

É só preencher o formulário abaixo, que contém várias entradas diárias, e esperar até dia 07/12 onde será feito o sorteio, e eu entrarei em contato com o ganhador.

Capa-BX-4

a Rafflecopter giveaway

(Observações:

- O sorteio começará no dia 06/11/2015 e terminará dia 07/12/2015.
- O resultado será anunciado no blog, e nas redes sociais, em até 48h.
- Entrarei em contato com o sorteado, e o mesmo deverá responder o email em 48h, caso não ocorra, será feito outro sorteio.
- Nas opções de curtir as páginas, é necessário curtir, e não apenas visitar.
- Prestem atenção a data do sorteio para que o Facebook não descurta a página, invalidando assim seu nome caso seja sorteado.
- O prêmio será enviado pela assessoria do livro, em até 60 dias. Não nos responsabilizamos por extravios dos Correios ou endereço errado. Caso o livro do ganhador volte, será avaliado se será enviado novamente ou não.
- Os marcadores enviados serão aleatórios, alguns extras serão enviados pelo blog também.

28 comentários:

  1. Olá :) Amei a resenha! *o* É a primeira resenha que leio sobre esse livro, fiquei fascinada pela história, achei o enredo incrível e instigante, achei super legal e criativo esse mundo. O mistério deve ser envolvente. Fiquei com muita vontade de ler, sua resenha despertou minha curiosidade. :D Participando do sorteio. *-* beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks/

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interesante o livro porque ele é boa fantasia, um bom livro investigativo e foi ainda baseados em fatos reais, amei sua resenha
    Participando^^

    ResponderExcluir
  3. Meu Aniversario é dia 7/12 tomara que eu ganhe ^^

    ResponderExcluir
  4. AHHH que tudo esse livro, amei a capa, as ilustrações e a criatividade do autor. Uma obra ambientada no século 20 *-*

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. O GFC não está funcionando, quando voltar a funcionar eu sigo o blog :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora!
      Limpe os cookies do seu navegador, e ele volta a aparecer :)

      Excluir
  6. As ilustrações nesse livro são lindas demais, encantada com a historia e com a edição do livro.

    ResponderExcluir
  7. Uau! Achei a história interessantíssima!!! Fiquei com muita vontade de ler o livro, parece ser do tipo que eu iria amar, já estou participando da promoção.

    ResponderExcluir
  8. Mega amo esses tipos de histórias e claro que não poderia deixar de participar do sorteio.
    Estou aqui na torcida.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sabrina!
    Achei a premissa do livro bem interessante e diferente! Um livro onde o mundo é todo habitado por animais!
    A diagramação do livro parece realmente linda.
    Gostei da história envolver mistério então estou participando do sorteio e espero ganhar quem sabe.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Confesso que o livro não me atraiu, embora as ilustrações estejam lindas.
    Ainda assim, ótima resenha a sua!
    Boa sorte aos participantes do sorteio!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. poxa, fiquei bem curiosa com a leitura, ainda mais tendo animais como protagonistas :D
    a edição tá linda mesmo, e já tô participando do sorteio, vai que, né... rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    Adorei o livro, a capa e as ilustrações são lindas.
    E a premissa é bem interessante.
    Participando..
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas adoro os títulos da chiado, por isso fiquei animada com sua resenha. No entanto não sei se farei essa leitura tão já, pois não é do gênero que costumo ler, sabe?

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Esse é meu primeiro contato com a obra, e gostei bastante, ansiosa pra conhecer essa realidade de uma terra abitada e dominada apenas pelos animais, e essas ilustrações incríveis amei mesmo, espero ter a chance de ler.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  15. Apesar de ser um livro que no momento não compraria, eu gostei muito do enredo, até para indicar em sala de aula, quem sabe... Infelizmente, no momento não estou muito entusiasmada para ler livro juvenil.

    ResponderExcluir
  16. Gente que tudo, adoro livros assim que não há pressa de desvendar os mistérios.
    Espero que ganhe o livro, bem perto do meu aniversário vai ser.
    Ótima resenha por sinal.
    http://k-secretmagic.blogspot.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  17. Ai eu adorei a proposta do livro, principalmente por que amo gatos e tem um como principal, já desejo esse livro para ontem. Sou super fã do gênero juvenil, apesar de tecnicamente não ter mais idade para isso, mas quem se importa quando a aventura vai ser boa.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, flor!
    Menina, como ignorar uma resenha como essa?! Eu adorei a premissa do livro. Sou fã de fantasia e mistério, saber que o autor – com uma narrativa fluída e muita criatividade – deu vida a um contexto no qual os personagens são animais, me deixou encantada! Espero embarcar nessa aventura e conhecer esse primeiro volume de uma série que parece valer muito a pena! O que mais me atraiu foi a riqueza cultural que você destacou na resenha. Fiquei muito curiosa.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Hey,
    Achei esse livro muito interessante. Um enredo bem diferente. Fiquei curiosa para ler mais, ainda mais porque gosto do gênero suspense. Já tô participando da promoção e torcendo muito para ganhar.
    Beijos,
    Dois Dedos De Prosa

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostei da premissa do livro achei uma boa ideia para um universo alternativo. O acabamento parece ser uau, e a resenha foi muito boa.
    Se tiver oportunidade com certeza lerei.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. O livro parece conter uma estória cheia de mistérios e aventuras!! Gostei das características dos personagens, uma vez que são bem parecidas com as dos humanos!! E um pouco de suspense sempre é bem vindo!!

    ResponderExcluir
  22. Olá, achei o livro com a premissa parece bem interessante, adoro histórias baseadas em fatos verídicos.
    Estou participando, parabéns pela resenha.
    E boa sorte pra mim....kkkkkk
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha e fiquei apaixonada no livro. Quero muiiiiiiiiiiiiiito ler.
    Pulou na frente de vários livros na minha lista de desejados ;)

    ResponderExcluir
  24. Participando liviaandre74@gmail.com Uma Vida Real mais eu como Protetora acho q os animais seriam melhor Administradores.

    ResponderExcluir
  25. Sem face, mas desejo boa sorte a todos e uma ótima leitura ao ganhador(a).
    Bjss

    ResponderExcluir
  26. A história é repleta de aventuras e perigos com um toque de sobrenatural.
    A narrativa é fluída e instigante, bem descrita acerca dos personagens e cenários que além de tornar a leitura prazerosa mexe com nossa imaginação o tempo todo. A trama é bem elaborada, temos uma boa dose de suspense, mistério, enigmas ligados a uma seita obscura, conspirações, interesses políticos e religiosos.
    Solange Antuano

    ResponderExcluir