Feita de fumaça e osso–Laini Taylor

FEITA_DE_FUMACA_E_OSSO_1345917006B

 

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Avaliação: 3/5

Skoob | Submarino | Americanas | Amazon | Saraiva

Quando peguei Feita de fumaça e osso em uma troca no Skoob, achei que seria uma história fantástica, com elementos de anjos, demonios, guerra entre eles e pá, bem, não foi bem assim.

Neste primeiro volume, conhecemos Karol, uma menina que não tem família humana, tem um cabelo azul que já cresce dessa cor, faz desenhos de monstros e conta histórias sobre eles que parecem ser reais de tão detalhadas, além disso é completamente misteriosa, pois some do nada da escola, sem dar explicações a ninguém.

Karol foi criada por Quimeras, que são os dêmonios, desde pequena ela convive com Brimstone, o quimera que troca dentes por desejos, e Isa, a quimera que guarda os portais desse reino, e por isso sabe falar diversas linguas e tem tantos outros talentos. Apartir de uma certa idade, ela começou a trabalhar para o Quimera, indo recolher dentes pra ele ao redor do mundo, mas nunca sabe o que ele faz com esses dentes, e ele não se permite explicações.

Gênios não surgiam de lâmpadas, e peixes falantes não negociavam por suas vidas. No mundo inteiro só havia um lugar onde os humanos conseguiam desejos: na loja de Brimstone. E só havia uma moeda que ele aceitava. Não era ouro, ou charadas, ou bondade, ou qualquer outra bobagem de contos de fada, e não, também não era almas. Era mais estranho que qualquer uma dessas coisas.

Eram dentes.

É ai que entra o problema do livro, ao meu ver. Só nessa curta introdução da personagem, já conseguimos entender quem ela é, o que faz, e por quem é criada, mas a autora simplesmente dedica 70% do livro pra explicar isso, e no final, temos mais 20% para introduzir a explicação da função desses dentes, e quem é karol na verdade.

Ao decorrer da história, anjos começam a aparecer pelo mundo marcando os portais que levam ao mundo de Brimstone, mas ninguém faz nada a respeito, porque acham que os anjos não vão fazer nada, e Karol está por fora do assunto também, já que o seu pai de criação não compartilha nada disso com ela.

Em uma das buscas por dentes de Karol, ela é ataca por um anjo misterioso, com o olhar forte e sem emoções, e ela fica com a impressão que já conhece ele antes. E, em uma jornada com esse anjo, ela vai finalmente descobrir quem é, e o porque de sua vida ter tantos mistérios.

Aquele olhar.

O olhar dele era como um pávio aceso, deixando em chamas o ar entre os dois. Ele era a coisa mais bonita que  Karou já tinha visto. Seu primeiro pensamento, incongruente mas avassalador, foi o de memoriza-lo para poder desenhá-lo depois.

A segunda coisa em que pensou é que não haveria depois, porque ele iria matá-la.

Não posso contar mais que isso, se não darei spoilers, mas a história é basicamente isso, Karol nessa jornada de caçar dentes para seu pai adotivo, entra em uma guerra entre anjos e demônios, e precisa fazer de tudo para escolher seu lado, sem prejucar aqueles que ama.

Karol é uma personagem forte, sem dúvida, eu me encantei com ela, com seu jeito de não ligo pra que os outros pensam, sua liberdade, o fato de nunca mentir pra ninguém, mesmo que as pessoas não acreditem na verdade dela. Mas, ela não foi bem trabalhada, a autora enrolou de mais na história, e ao mesmo tempo que tinham ali umas 10~20 páginas que faziam eu ler desesperadamente, eu passava umas 100 páginas me arrastando, largando o livro nos cantos, e insistindo com a fé de que iria melhorar.

É claro que uma introdução de personagem é obrigatória, e saber do passado dela também, mas aqui houveram explicações de mais, e aquele mundo de quimeras, e um ódio milenar entre Anjos e Demônios não foi bem trabalhado, o foco na protagonista acabou apagando muito esse mundo, e arrastando completamente a narrativa.

A história é narrada ora em terceira pessoa, ora em primeira pessoa, como narrador temos Karol, e em muitos momentos também Akira possui alguns trechos, para explicar histórias do passado e presente.

A capa do livro é linda, toda metalizada e com um brilho diferente na máscara de Karol, a diagramação também é ótima com páginas amarelas e letras com um tamanho bom, e não encontrei nenhum erro gramatical ou falta de letrinhas.

A série tem 3 livros, e não sei se os outros são melhores, já que –acredito eu- que ela já foi muito bem introduzida, e não é necessário voltar nessas explicações nos futuros livros, assim, a história parece que nos próximos irá fluir mais, e quem sabe com o foco no que eu mais queria, nesse mundo dos quimeras e anjos. Nesse momento, eu não leria uma continuação, por falta de tempo mesmo, e por ter outros livros com prioridade, mas, quem sabe no futuro.

Sei que é muito chato quando um blogueiro passa suas emoções assim tão claramente na resenha, mas, é claro que pra você saber se vai gostar ou nao do livro, só lendo mesmo, pois sei que tem gente que ama essa série, só não vá com altas expectativas.

-Foi uma quimera… Uma quimera salvou minha vida. E eu me apaixonei por ela.

Feita de Fumaça e Osso - Feita de Fumaça e Osso # 1 - Laini Taylor

Ano: 2012 / Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Intrínseca

13 comentários:

  1. Oieee.
    Não é chato nada passar emoções na resenha tá!! Amoooooo
    Livros que são muitos explicados eu passo longeee e esse com certeza não vou ler.
    Acho a capa dele tbm muito linda ainda bem que não comprei pq seria só pela capa mesmo.
    Lê o segundo e depois me fala se vale a pena hihihi


    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola Sabrina, confesso que ainda estou na dúvida se leio ou não essa trilogia, gosto da premissa e dos elementos em si, mas algumas resenhas me desanimam por comentar que o livro muitas vezes se arrasta, mas vou tentar ler em outro momento. Quem sabe eu goste. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acho que a sua é a primeira resenha menos empolgada que leio sobre esse livro. Mas foi bom ver outro ponto de vista.
    Eu tenho o livro e confesso que tenho muita curiosidade sobre a história, só falta conseguir encaixá-lo na minha fila de leitura..rs
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha nao tao positiva assim, mas o que valeu foi a sua sinceridade, isso ja basta. Sobre o livro eu tenho na estante, mas nao li ainda, espero ler e gostar.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Até que enfim, encontrei alguém que não colocou esse livro num pedestal! Li "Feita de fumaça e osso" duas vezes, e em nenhuma delas consegui gostar completamente da história. Concordo que a autora se confundiu um pouco nas prioridades, e por mais que a Karol seja forte e etc, ainda assim não me pegou de jeito.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina!
    Que pena que você não gostou tanto do livro, mas que bom que foi sincera na resenha! Faz uns dois anos que li Feita de fumaça e osso e lembro que gostei muito da história e dos personagens, mas não sei como me sentiria se relesse hoje. Eu gosto bastante de romance sobrenaturais e achei incrível o universo que autora criou, agora fiquei com vontade de reler para ver se vou me incomodar com o excesso de detalhes :)
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olha uma das minhas colaboradoras já leu esse livro e resenhou em meu blog
    e gostou bastante. Acho que depende de cada um mesmo viu? Eu ainda não tive a chance de ler, mas eu já o peguei em ebook se não me engano. Quero conhecer a estória antes de julgar, até porque a gente nunca sabe.
    Eu gostei muito de tudo que você falou do livro e acho importante a gente também que quando passa algo despercebido, a gente retomar a leitura novamente sabe? Reler em outro momento. Porque as vezes o livro não funciona em certos momentos. Mas mesmo assim gostei das suas impressões. Espero ler em breve também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/setembro-nacional-bento-de-luca-e.html

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu ja tentei ler esse livro, mas abandonei logo nas primeiras paginas, eu n consegui me envolver com a leitura ^~
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  9. AMEIIIII A PREMISSA,
    Uma menina que não foi criada por humanos e o cabelo cresce azul :O
    Muito louco isso.
    Adorei sua resenha e a sinceridade nela, quero muiiito conferir o livro agora.
    Sempre tive curiosidade de ler, mas agora triplicou kkk

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Então, igual a vc, li apenas esse livro, não li as sequencia e não sei se vou ler (já faz um tempo que li) e tive essa mesma impressão que vc, por isso, fiquei com receio de ler a continuação. :(

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Esse livro nunca me atraiu, nunca tive curiosidade em ler. Depois de ler sua resenha, o pouco ânimo que eu tinha completamente desapareceu, vou passar essa leitura.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu acho essa capa bem bonita.
    No lançamento fiquei até interessada em ler, mas depois a empolgação passou.
    Estou precisando de livros que me instigue a ler, nada de coisas enfadonhas. Então esse não vai entrar pra mim lista de leitura.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii,
    Já li muitas resenhas muito positivas sobre o livro e fiquei um pouco desanimada quando você falou que a autora demora muito explicando o passado.. não sei se leria.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir