Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

DSCN1265
O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.
Rosie e Alex são melhores amigos desde os 5 anos, daqueles que contam tudo um pro outro, e não conseguem ficar muito tempo sem se falar, seja por e-mail, bilhetes, telefone ou cartas. A vida dos dois já está planejada a muito tempo: Rosie irá estudar gerenciamento de hotéis, e Alex medicina, ambos em Boston, mas tudo muda quando os pais de Alex precisam ir para os Estados Unidos a trabalho um ano antes da formatura, deixando sua melhor amiga passar pelo último ano da escola sozinha.

Apesar de se comunicarem sempre por telefone e e-mails, ela sente que perdeu um pouco seu amigo, e o sentimento é amplificado ainda mais quando ele, que seria seu par no baile de formatura, não consegue chegar a tempo por causa do voo. Ela acaba tendo que ir com Brian (o chorão) e comete e erro de dormir com ele, e engravida.
Sem ter mais como estudar com Alex, Rosie fica em Dublim e passa a vida cuidando de Katie e se virando como pode, e ele também segue sua vida, arrumando uma namorada e casando-se com ela. A única amiga de Rosie, é Ruby, uma divorciada 10 anos mais velha que ela, que a entende completamente e a ajuda muito com Katie. E enfrentando várias barreiras para realizar seus sonhos, ela não abre mão de cuidar bem da sua filha, mesmo que isso interfira nos seus planejamentos.

Resenha

Devo começar dizendo que amo o filme, e já devo o ter visto umas cinco vezes desde o lançamento, e por amar o filme, sempre fiquei com aquele sentimento de: vou ler o livro e odiar o filme, como todos que reclamam que mudaram tudo, mas foi completamente ao contrário, não gostei foi do livro.
Simplesmente acontece é um livro em que tudo acontece, MENOS o planejado, e onde ao meu ver, nenhum dos dois tem a mínima força de vontade para conquistar aquele que ama, já que nenhum dos dois parece querer levantar a bunda da cadeira e mudar o relacionamento para serem mais felizes, arriscando-se um pouco.
Rosie é um poço de azar, engravida, não vai para a faculdade (oi? como se o bebê fosse desculpa para não estudar, já que mora com os pais e tem a ajuda deles), arruma empregos horríveis, se casa e o marido a trai, perde diversas oportunidades incríveis por sempre colocar a felicidade dos outros na frente da sua.
Sabe, vocês dois tem o pior timing do mundo. Quando vão aprender finalmente a alcançar um ao outro?
Alex ao contrário se deu super bem em Boston, pois vira um médico incrível, e apesar de seus dois casamentos não darem muito certo, ele permanece casado por bastante tempo, e tem dois filhos muito fofos. Mas, ele não amadurece, sempre que conversa com seu irmão sobre seus sentimentos, e Rosie vira o assunto, ele reclama que ela não veio, ela não fez isso, ela não faz aquilo, como se ele não pudesse largar tudo por alguns dias e correr atrás dela, falando pessoalmente que a ama.

O livro é todo estruturado em cartas, e-mails e bilhetes, e neles vemos não só os dois protagonistas conversando, mas a família de Rosie, Ruby, Katie, e até salas de bate-papo de divorciadas (que vamos combinar que são as partes mais engraçadas do livro), e até que isso flui bem, pois o tempo é bem mais acelerado e podemos ter a visão de dois ou mais personagens sobre o mesmo fato.
Simplesmente acontece é um livro sobre espera, sobre o quanto pode demorar para você conseguir realizar seus sonhos, e ficar com quem ama, porém mostra que mesmo que passe muito tempo, ainda vai valer a pena.

No geral, o livro não é TÃO ruim, mas eu não gostei por ser mais de 400 páginas sobre como tudo da errado, e muitas das atitudes que Rosie toma me irritaram, pois dava para ela realizar as suas necessidades e a dos outros ao mesmo tempo, mas ela sempre escolhe o caminho mais fácil. Em fim, eu preferi muito mais o filme, porque é mais rápido e fluido, e com mais cenas engraçadas, sem contar que os personagens tem mais garra e determinação que os do livro.

Ano: 2014 / Páginas: 448
Idioma: português
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 3/5

35 comentários:

  1. Olá Sabrina!
    Estou louca para ler esse livro a muito tempo. Mas ainda não assisti ao filme.... Embora que corremos este risco de amar o livro e odiar o filme, nem todos.... Já li livros e amei mais o filme rsrsrs
    Que bom que você amou o filme. Mas fiquei curiosa para conhecer de perto este drama e ter as minhas próprias impressões.
    beijos
    Ariana Silva
    Blog: ariabooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabrina, tudo bem? Gostei da sua resenha e ao mesmo tempo achei interessante, eu nunca li nenhum livro da Cecelia, mas muitos leitores elogiam a escrita e criatividade da autora. Contudo, já vi alguns leitores dizendo que Simplesmente Acontece não era tão bom, mas essa é a primeira vez que leio uma pequena comparação do livro e filme e encontro a opinião de que o filme é melhor. Eu realmente tinha pensado que 400 páginas é muita coisa e que ele poderia ser um pouco cansativo, bom que no filme melhoraram as falhas... Não sei se leria o livro, mas, acho a ideia da autora interessante..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  3. As vezes a história é até boa, mas o livro se torna irritante por conta de certos aspectos.
    Tenho mais vontade de ver o filme do que ler o livro =/
    Gostei da sinceridade na resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi. Não senti muita vontade de ver o filme, depois de sua resenha e os pontos que levantou, também não tenho vontade de ler o livro, então, se fosse para escolher, ficaria com o filme...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrinaaaa!
    Adorei a resenha e sua sinceridade. Bom, eu não sou fã de romances, incluindo que você não gostou então provavelmente não vou ler kkk mas sua resenha ficou maneira. Beijos
    Bruna
    http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo esse livro faz um bom tempo, mas sempre que estou com dinheiro para comprar acabo que gasto com outra coisa!
    Mas esse ano vou na bienal e com certeza com comprar esse livro! É uma das minhas prioridades no momento. Adorei a resenha e entendi um pouco mais sobre o livro, o que fez só minha vontade aumentar mais e mais.

    Beijos,
    Karine
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  8. Gente eu JAMAIS leria esse livro hahahaha
    Não gosto da autora, mas, mais que isso, vi o filme (e amei) e jamais saberei como é possível ler tantos desencontros em um livro. Não tenho muita paciência para essas coisas, sabe?

    Beijo
    http://versificados.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uma palavra depois de ler sua resenha: MEDO kkkkk
    Eu não assisti o filme ainda justamente por medo de não querer ler o livro depois e já fiquei com medo de saber que vc ama o filme e o livro não foi tão legal assim.
    Então eu vou ler primeiro kkkkkkkkk
    Acho que vou gostar, o livro é bem meu estilo.

    ResponderExcluir
  10. já aconteceu comigo, de acabar gostando mais do filme que do livro... nunca li nada da autora e só vi Ps. eu te amo, mas o único título que fiquei curiosa de ler foi A lista... Não curti a premissa de Simplesmente acontece =T

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu não assisti ao filme e nem li o livro.
    Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Acredita que nunca li nada da autora? Mas acredito que eu não gostaria muito deste livro em específico, pelos mesmos motivos que você citou. Eu não tenho muita paciência pra personagens assim. Também não assisti ao filme, mas acho que vou passar! rs.... Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu não assisti o filme e também não li o livro. Na realidade nunca li nada da autora, apesar de ter vontade.
    Gostei da sua sinceridade e ainda assim quero conhecer o livro, mas não será uma leitura que passarei na frente de outras. Vou deixar para futuramente, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sabrina, eu tenho muita vontade de ler esse livro, normalmente adoro os livros da Cecelia. Apesar que esse é um livro que muita gente gosta e muita gente não gosta, então não sei muito o que esperar. Mas adorei a sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sabrina!!
    tenho uma amiga que é apaixonada pelo livro, e sempre que pode me enche o saco para lê-lo, eu na verdade tenho muita vontade de ler ele mas vivo enrolando kkk. como você não vejo nenhum problema em assistir o filme primeiro, acho ate que vou fazer isso ;) adorei a resenha aliás.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu li esse livro e sinceramente tenho que confessar que achei ele tudo de bom.
    A escrita da autora é muito envolvente e nos faz entrar na história de uma tal maneira que nem sei explicar.
    Eu adorei a sua resenha. Ficou muito bem escrita. Você retratou bem a história. Eu ainda quero ler as outras obras da autora, porque ainda tenho alguns que quero muito ler =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-de-volta-para-casa.html

    ResponderExcluir
  17. Sabrina, escuto muito falar tanto do livro como do filme e tenho muita curiosidade em ambos.
    O livro já chama minha atenção por ter estrutura de cartas, e0mails e bilhetes.
    Espero gostar da leitura e, talvez, assim como você mais ainda do filme.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é tão famosinho e tal,
    mas eu não tenho tanto interesse assim em lê-lo
    quem sabe mais pra frente?
    Por enquanto não. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii, minha amiga já leu e disse que é muito bom, não tenho muito interesse por agora e por isso nem o filme eu assisti :/

    Abraços!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor!
    Ainda não li a obra, mas a colaboradora do meu blog amou esse estilo do livro (rs). Uma pena que você não curtiu. Acredita que ainda não assisti ao filme? Quero muito vê-lo! Pelo jeito, parece ótimo, haha. Só espero que entre adaptação e livro, ambos me agradem.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Comprei esse livro na promoção mas não tiver a oportunidade de ler ainda. Gostei muito da resenha!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler este livro, recentemente li umas das obra da Cecelia e amei! Sinceramente, estou muito curioso pela leitura, e ainda nem assisti ao filme, primeiro o livro, é claro!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá
    eu já vi esse filme e curti um pouco mas o livro eu nunca li e espero compra-l oem breve, achei a capa do filme muito top e pretendo comprar ela, kkk,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Não assisti o ilme ainda pq quero ler o livro primeiro, mas a opinião geral é que o filme é melhor, vou ver se consigo ler logo....
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  25. Iso é raro, o filme ser melhor que a obra, mas de vez em quando é assim ne? Foi bom ter visto sua opinião... acho que vou passar este livro, e ficar só com o filme!! rsrs

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  26. OI Sabrina!
    Já li outro livro da Cecelia e não gostei da escrita dela, sei que muita gente ama esse livro, mas não é muito minha cara, exatamente pelo que você disse, negatividade da personagem... Acho que não é agora que eu leria esse livro!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  27. Eu acho a história linda, mas o livro que cansou um pouco, pelo fato de que eu esperava mais que cartas e emails trocados. Te confesso que gostei mais do filme, que o livro. No livro demora 50 anos para eles caiarem na real, no filme ficou mais bonito e requitado. Você foi super sincera na resenha, isso é ótimo. Porém, Cecelia é um grande escritora, pena que perdeu a mão nesse.

    ResponderExcluir
  28. Ola, tudo bem?? Gostei muito da sua resenha! Este livro é muito amor <3 Achei um pouco chatinho e devagar mas gostei bastante dele!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  29. Oir, Sabrina, haha, muuulher cmo tu é paciente, eu msm tinha abandonado o livro, geralmente quando os personagens me irritam tanto eu n tenho paciencia, assim que esse livro chegou para mim eu sabia que n iria dar certo, por isso troquei por outro com uma amiga e ficou tudo bem :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  30. Acho que esse contexto onde os personagens se mostram lentos e meio que sem vontade de buscar o que querem meio que atrapalha a leitura, acaba nos desmotivando a continuar.
    Já tentei ver o filme mas desisti, não é o tipo de história que me atrai.

    Abraço
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oiee.

    Olha, eu tinha vontade de ler essa obra, no entanto com o tempo a vontade acabou.
    Sua resenha está ótima e me fez ver outro ponto de vista a respeito

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Eu não vi o filme e não li o livro. A história parece ser muito boa a nos prender no começo ao fim.
    Adorei a sua resenha e espero poder ler em breve.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oie, tudo bom?
    Eu assisti ao filme primeiro como você e consegui o livro em uma troca. Não li ainda, mas tenho uma ideia que a concepção é diferente e a passagem do tempo também. Acho que vou gostar do livro por causa do formato de cartas e emails, que eu adoro. Enfim, já tive essa experiência de gostar mais do filme. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá Sabrina,
    Não li e nem assiste ao final, ainda, mas vejo que as críticas são positivas para ambos. Só fiquei assustado com o tamanho do livro, e é bem como vc falou, poderia ser mais curto e dinâmico, mas ainda assim tenho interesse no livro.
    parabéns pela sua resenha.
    bjs.

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Eu vi o filme e achei ele mediano, pois eu estava querendo ver um filme de ação no dia. E ainda vi dublado, para piorar a minha situação com o filme. Não me interessei muito pela obra literária e o interesse sumiu depois da sua resenha, acredito que vou passar longe do livro.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir