O Natal de Poirot - Agatha Christie

DSCN1250

Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho...

Simeon Lee é um velho arrogante, que fazia o que queria sempre e tinha uma moral duvidosa. Quando jovem fez seu dinheiro com os diamantes da África, e não deixava ninguém lhe passar a perna, dando-lhes os castigos necessários. Mulherengo, saia com várias mulheres diferentes, mesmo estando casado, e tendo vários filhos legítimos (e ilegítimos também), o que era um desgosto para a sua família.

Ele criou quatro filhos e uma filha: Alfred Lee, George Lee, Harry Lee, David Lee e Jennifer Lee. Cada um tinha uma personalidade diferente: Alfred era o bajulador, não conseguia fazer nada além do que o pai mandasse, George era um político ganancioso e sem cérebro, só conseguia pensar na pensão que recebia do velho pai, Harry era um espírito livre e festeiro, saiu cedo de casa para viajar no mundo, e sempre ligava pedindo ajuda ou dinheiro, David era o filho da mamãe, o que mais odiava o pai por ter tratado tão mal sua mãe, e Jennifer, que fugiu de casa cedo com um espanhol e morreu poucos anos depois.

Seus filhos são sua maior chateação, nenhum filho foi capas de lhe dar netos, nenhum tem personalidade marcante ou um pingo de inteligência, e isso só faz com que o velho os atormente mais, sendo um método deles pagarem por todo desgosto do pai. Até sua falecida esposa fora um desgosto, pois depois do casamento vivia chorando pelos cantos.

-Deus, que mulher! E depois? Sempre se lamentando e chorando… Ela não tinha fibra, esse era o problema de Adelaide. Se tivesse me enfrentado! Mas nunca o fez. Nem uma única vez.

-Criar uma família… deus, que família! – Soltou um grito esganiçado e súbito, uma gargalhada feroz. – Veja só! Olhe só para eles! Nenhum teve um filho sequer para dar continuidade! O que há com eles? Não têm sangue meu em suas veias?

Então, para atormentar mais os filhos, Simeon resolve juntar todos no Natal em sua casa, mas é claro que não seria um Natal normal, neste ele aproveita para falar tudo que pensa sobre eles, que mudará o testamento e cortará muito dinheiro que dá aos filhos, já que Pilar, filha de Jennifer, irá morar com eles agora.

DSCN1249

A família fica enfurecida, mas sai do quarto do velho como pede, e durante o jantar, ouvem um grito assustador, móveis sendo arrastados e quebrados, quando chegam ao quarto, tudo está trancado e o velho jaz morto no chão.

O superintendente da polícia sr. Sugden e o coronel Johnson têm que intervir para solucionar esse mistério, e para lhes ajudar, chamam ninguém menos que Hércule Poirot, o melhor detetive do país, que aceita o desafio. Com quase nenhuma pista, e uma casa cheia de suspeitos, eles terão muito trabalho pela frente, até que os suspeitos comecem tropeçar por si só.

Resenha

Nunca tinha lido nada da Agatha Christie, tinha um box que comprei no Submarino há uns 3 anos parado na minha estante, e quando participei da Maratona de Inverno, decidi que seria bom ler pra ver se eu gostava, já que a autora é muito querida por todos.

No começo da história vemos o velho Simeon como um velho chato e arrogante, mas ao decorrer do livro vamos percebendo que ele não é assim porque quer, mas porque está farto de pessoas que não se impõem, e nisso entra seus filhos, quatro homens que não sabem fazer nada sem o dinheiro do velho, e que não construíram nada de produtivo até hoje.

- Moinhos do diabo, melhor dizendo! Nada havia de santo em Simeon Lee. Poderíamos dizer que era o tipo de homem que vendera a alma ao diabo e se divertiria com a barganha! E era orgulhoso, também, orgulhoso como Lúcifer.

O velho é assassinado, e Hércule Poirot é chamado para ajudar no caso. A medida que eles vão interrogando os que estavam na casa no momento, e os funcionários, vamos vendo eles escondendo segredos, pois dão depoimentos que não coincidem, e você começa a desconfiar de um, depois muda pra outro… Como o interrogatório não surge efeito, eles decidem ficar junto com a família alguns dias para ver como elas se saem sob pressão, tendo ali o investigador na casa 24 horas.

As pessoas mais calmas e meigas são, em geral, capazes das mais súbitas e inesperadas violências. Por uma simples razão: quando perdem o controle, perdem-no completamente!

No final, Hércule começa a nos narrar os fatos que reuniu nesses dias que estava na casa acompanhando os familiares, empregados e visitantes, e nos sentimos em um dos episódios de CSI, pois ele nos descreve com tanta certeza o que aconteceu que ficamos de boa aberta, e pensando, é, faz sentido! O assassino é revelado, e fiquei de queixo caído quando ele disse quem é, que é claro que não vou dizer o nome, mas posso falar que de todos os meus suspeitos, ele nem estava perto.. rrssrs

Agatha nos dá um livro policial muito criativo, com muitas intrigas familiares, com segredos por todos os lados e principalmente uma investigação simples, e direta, de modo que o leitor não fica perdido em detalhes técnicos.

Aconselho a mesmo quem não gosta de livros investigativos, que leiam esse livro, pois o foco aqui não é o velho ter morrido, e sim os segredos das pessoas, que nos mostram a toda hora que ninguém é o que aparenta ser.

Depois de ler esse livro, despertei meu amor pela autora, e com certeza trarei mais resenhas dela aqui pra vocês.

Ano: 2009 / Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Nova Fronteira

Skoob

42 comentários:

  1. Adoro Agata!
    Tenho todos os livros dela!
    Que bom que gostou. Vai gostar de todos!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tem um tempo que meu amor pela autora foi despertado.
    Sério, minha meta é até o fim do ano ter todos os livros dela.
    Sua resenha ficou impecável, só me deixou com vontade de reler tudo da autora :D

    ResponderExcluir
  3. agatha é foda, li um único livro dela e adorei, e ter os box dela são minha meta kkkk

    ResponderExcluir
  4. amo Agatha, tenho vários livros dela na estante, a maioria já lida. <3 O natal é um dos meus preferidos... Tbm fiquei pasma com aquele final hehe

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nunca li nada da Agatha, não sei o motivo. Gostei bastante da premissa desse livro e acredito que seria uma ótima primeira impressão ;)

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Também nunca li nada da autora, e acho que é a primeira resenha que to lendo de algum livro dela se não me engano e gostei, sua resenha é bem escrita, com detalhes. Vou colocar ele na minha lista de leitura!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li nada da Agatha, apesar de ter um livro dela aqui em casa. Acho a premissa desse livro bem interessante, já anotei a dica e espero dar chance a autora em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esse foi o primeiro livro de Christie que eu li!
    Depois desse, tenho mais 40 em casa!
    Amo demais essa autora e estou feliz em saber que você gostou tanto!
    Leia Morte nas nuvens e A casa do penhasco =)

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Agatha Christie arrasa! Recentemente li Os Elefantes não Esquecem, também com Poirot. Gostei bastante.
    Concordo com você quando diz que ele desvenda os casos com uma certeza, que nos deixa de boca aberta.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Tenho alguns livros dela aqui, mas não li ainda, acredita?
    Mas tudo o que é dela eu quero.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina, o livro parece incrível, morro de curiosidade de ler algo da autora e acho que esse seria ótimo para começar. Eu amo livros de suspense policial, e até hoje só ouço coisas boas da autora :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Não sou fã desse gênero, mas muitas pessoas já me indicaram os livros da Agatha, então estou curiosa para ler. Tenho uma das obras dela aqui na fila de não lidos, mas ando enrolando...haha' Já tinha lido sobre "O natal de Poirot" antes, mas não sabia que era tão intrigante.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhum livro da Agatha,
    mas tenho muita vontade.
    Minha lista de desejados nunca deixa o dela chegar.
    Mas adorei a resenha e a dica do livro!
    Acho que irei começar por ele.

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada da Agatha, mas tenho mta curiosidade por ser uma autora ícone do gênero. E esse parece interessante. Mto boa a resenha!!
    dicassliterarias.blogspot.com.br - Coluna Idalan

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sabrina. Tudo bem?
    Romance policial é um dos meus gêneros favoritos! Eu adoro os da autora e até faz tempo que não leio nada dela. Amo esse suspense e só descobrir o que aconteceu no final. O assassino nunca é quem eu imaginei também, rs. Leia alguma coisa do Harlan Coben, tu vai gostar.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Confesso que eu adoro os livros policiais, mas menina eu tenho ate vergonha de dizer que nunca li nada da Agatha, gostei muito da sua resenha e acho que como disse é uma boa forma de começar.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Oi Sabrina, sua linda, tudo bem
    Essa autora é minha Diva!!!!!!!! Sou suspeita para falar, pois adoro todos os livros dela. Confesso que não lembro quem é o assassino desse, pois li quase todos os livros dela nos tempos de escola. Mas eu nunca consegui descobrir o assassino, acredita, não tem ninguém como a autora. Te aconselho a ler O Caso dos Dez Negrinhos, insuperável!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amei sua resenha, flor, e me senti com sorte. Acho que tenho o mesmo box que você, haha. E nunca li nada da autora, então, saber que vou curtir essa leitura me faz feliz. Legal que o personagem parece arrogante, mas na verdade é um velho apenas frustrado com as pessoas. Ao mesmo tempo, curti saber que nada é o que parece.

    Beijos, flor!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sem querer ser chata, mas o nome da autora é Agatha, com "h", rsrs. Eu também não li nada da autora, mas quero muito mudar isso, pois como adoro romance policial, é até uma vergonha não ter lido nada da Agatha Christie. :/
    A trama de O Natal de Poirot me interessou bastante, vou comprar o box também!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando da autora, mas nunca tive a oportunidade de ler nada da Agata, mas estou com três livros dela e um deles com certeza sera minha próxima leitura.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Sabrina, eu não sou de ler livros policiais/investigativos.
    E já tentei ler Agatha, mas não consigo a leitura fica arrastada e me dá sono.
    Ou seja, não é mesmo pra mim.
    Acho que é questão de gosto porque meu noivo adora.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bem?

    Amo os livros da Agata Christie! Ainda não li esse livro mas amei sua resenha!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu também tenho um box parado há uns 3 anos kkkk
    Mas ainda não me animei para ler os livros :P
    Um dia eu prometo ler!

    ResponderExcluir
  24. Ahhhh meu Deus, eu preciso ler algo da autora.
    Sempre coloco um livro dela no carrinho mas no final da compra, tiro.
    Amei sua resenha, fiquei com vontade de conhecer o velho e aposto na menina kkkkk.
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  25. Nunca li nada dela também , para ser bem sincera acho que nunca li nada deste gênero policial/investigativo , não consigo me interessar sabe , mais sempre tem muitas criticas positivas em relação aos livros da Agatha, então acredito que sejam bons, sua resenha esta muito boa . tentarei dar uma chance a este livro
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. oi ^^
    eu sou doida pra ler algo da autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler. gostei da sua opinião
    apesar de não ser mt meu estilo de leitura, todo mundo fala tão bem dessa mulher que eu sou muito curiosa.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  27. Oi sabrina!
    Eu até gosto de livros investigativos, mas não vou com a Agata! Não sei porque a escrita dela não me cativa, não me prende, então seria um livro que eu passaria!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  28. Oiee.

    Nunca li nada da autora, mas de tanto ver leitores falando dela fico curiosa, mas sei que me depararei com uma leitura densa ao menos para mim

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Acredita que eu só li um livro da Agatha? Eu amei e quero ler todos os livros dela, então com O Natal de Poirot não seria diferente. Adoro os enredos e as investigações presentes nas histórias. Me sinto como em um filme. Entendo completamente seu encantamento pelo livro e espero poder lê-lo também em breve.
    Adorei sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Olá. Gostei muito da autora não focar tanto na morte do personagem.
    Eu nunca li nada da autora e creio que quando tentei não estava em um bom momento pois desisti.
    Mas talvez um dia eu volte a tentar.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  31. Fiquei curiosa para saber esses segredos heim
    Nunca li nada da Agatha Christie e saber que esse foi o primeiro livro dela que vc leu e gostou me anima muito.
    A premissa é interessante e vou ler com certeza

    ResponderExcluir
  32. Olár!
    Nunca li Aghata Christie, mas essa semana comprei um exemplar de Morte no Nilo. Bem mais porque minha mãe gostava na infância, estou tentando fazer com que ela volte a ler. É obvio que não vou perder, né? Espero ser o primeiro de muitos outros da autora.
    Abraços.
    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu gosto pra caramba da Aghata, mas esse não é um dos seus melhores livros. Se eu começasse por esse, eu nunca me entregaria a seus romances loucos. Mas pelo visto, você amou! Leia os outros dela, você vai gostar bem mais!

    ResponderExcluir
  34. Oieeeeeeeeeeeeeeeeee
    Acredita que nunca li nada da autora :o
    Acho que assim como você devo começar por esse
    Gosto de livros policias e esse me parece bem legal
    Faz resenhas dos outros livros :D
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olha eu gosto bastante de livros investigativos, mas como tu disse que envolve mais os segredos dos personagens também acho interessante, mas eu não sei se pegaria para ler esse livro no momento. Mas mesmo assim gostaria de conhecer algumas obras da Agatha Christie de investigaçao sabe? Eu acho que são estórias que normalmente me prendem mais. Mas eu gostei muito da sua resenha e a trama me pareceu bastante envolvente. Espero poder conhecer qualquer hora =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-penultimo-capitulo.html

    ResponderExcluir
  36. Amo a escrita da Agh!
    Todos os livros que eu li dela foram leituras maravilhosas e que me deram muito conhecimento e vontade de ler sempre mais.
    Aposto que você também vai gostar.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Agatha, acredita? É que eu não costumo ler esse gênero literário, mas tenho curiosidade em ler algo dela porque é uma autora muito bem comentada e pela sua resenha esse livro é muito bacana e essa capa está linda *o* Enfim, gostei muito da sua resenha, espero um dia ler algo da autora e ser conquistada assim como você foi.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oii!

    Estou louca para ler um livro da Aghata! Já anotei a dica e espero poder ler logo :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Nunca li os livros da Agatha, mas todos falam muito bem das histórias dela.
    Fiquei muito curiosa pra saber que é que matou o velho. E que família mais maluca essa.
    Adorei a sua resenha e anotei a sua dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oie, tudo bom?
    Livros policiais são bons, mas da Agatha Christie são melhores ainda. Eu adoro as histórias do Poirot, mas não li esse ainda.
    Gosto da forma instigante com que ela cria as tramas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Sabrina! Sou surpresa para falar de livros policiais pq são meu gênero favorito <3
    A Agatha é mestre! Fera!
    Bjs

    Blog Coisas da Juu Top Comentarista

    ResponderExcluir
  42. Agatha é a minha diva.
    Eu li o Natal de Poirot há muito tempo e amei completamente a leitura.
    Mais uma vez ela conseguiu me enredar na sua trama tão bem formulada e conduzida.
    Que legal que você gostou. Agatha é vida!
    Beijos

    ResponderExcluir