Diário de Viagem 1: Provetá, Angra dos Reis

580694_pesok_morskaya-zvezda_rakushki_volnyi_3744x2654_(www.GdeFon.ru)

Ois pessoal, tudo bem?

Hoje vai começar o diário de viagem aqui no blog, vou mostrar pra vocês como foi a minha semana nessa linda ilha de Angra, na qual descansei, passei calor, relaxei e queimei.. rsrsr

Primeiramente vou situar vocês, mostrando onde eu estava e falar um pouquinho sobre Provetá.

Screenshot_34mapa-como-chegar-proveta-aventureiro

Foram 6 horas de viagem de vã, mais exatamente 1:45h de viagem de barco, para chegar na praia de Provetá, que é uma das praias de Ilha Grande.

mapa716

A praia de Provetá é bem bonita, com cerca de 500 metros de águas claras, areia grossa e amarelada, mar ligeiramente batido. Embora não seja uma praia focada no turismo, Provetá é a principal porta de acesso terrestre para a Praia de Aventureiro e a Praia dos Meros no lado oceânico da Ilha Grande.

A Vila do Provetá abriga a segunda maior comunidade da Ilha Grande, com aproximadamente 1500 habitantes, também a segunda em movimento econômico. É  habitada basicamente por pescadores e a atividade pesqueira profissional ainda é bastante ativa, porém o turismo vem se desenvolvendo na região a cada ano. Estão baseados em Provetá os maiores barcos pesqueiros de alto mar da região, que descarregam na cidade de Angra dos Reis. Também a pesca manual com linha e rede é muito praticada aqui.

Há pouca opção de hospedagem para atender os turistas que precisem pernoitar;

Não existe lan house e nem sinal de internet móvel, alguns moradores possuem antenas específicas para web, mas pela localização da vila o sinal é fraco;

Há alguns anos quase a totalidade da população era evangélica, ficou famosa com reportagens a respeito de sua cultura e costumes em meio a um cenário litorâneo, como por exemplo, tomarem banho de mar com roupas;  Hoje em dia a porcentagem de evangélicos diminuiu consideravelmente, abrindo novas portas para o turismo;

Agora vamos ao resumo do primeiro dia lá na Ilha.

Bom, marinheiro de primeira viagem é complicado. Depois de 6 horas de viagem em uma van um pouco confortável chegamos em Angra dos Reis, nos lindos 41' . Chegamos às 11h e o barco só saía às 13h. Então sentamos lá no barquinho e esperamos... O pessoal que estava conosco do lado da minha cunhada resolveram sair um pouco, perderam seus lugares e no final fomos todos apertados.

SAM_4149SAM_4150

No porto em Angra dos Reis. Vários barcos de pesca ancorados.

Quando finalmente o barco saiu estava completamente lotado, e quente, senhor! Nunca vi tanto calor. Foram 1:40h de longa espera, intercalando entre sentada, em pé, com um enjoo leve...

Vimos paisagens lindas, as serras que cercam Angra são perfeitas, e as ilhas então cada uma mais bonita que a outra. E o melhor de tudo, eu vi um golfinho, mais foi só por uns 3 segundos, e a câmera estava na sacola, até eu tirar de lá o barco já foi e o golfinho não pulou mais pra foto.

SAM_4157SAM_4161SAM_4152SAM_4155

Chegamos na ilha e o calor continuava, até buscarem o carrinho pra levar tudo que trouxemos mais calor, e sede... Mas quando descemos do barco deu pra ver peixes lindos passando debaixo do barco.

DSC00285

Quando chegamos na casa, mais uma decepção, casa pequena, de telha térmite, sem água direito ( pelo racionamento que estão fazendo) e morrendo de fome. E enquanto eu fui tomar um banho rápido, acabei ficando sem água pra beber, que compraram geladinha. Mas depois de colocar o biquíni, sem noção, nunca me senti mais feliz... A água geladinha, leves ondas, e sem queimar.

DSC00271DSC00272DSC00273DSC00274

Essa é a casa, agora imaginem 9 pessoas alocadas nesse cubículo.

À noite, voltando pro forno da casa mal conseguimos dormir, e pra piorar as minhas costas queimaram tudo da viagem no barco. Não tirei fotos da praia nesse dia, pois queria aproveitar bastante. E digo que apesar da decepção da casa, compensou muito.

SAM_4167SAM_4350

Esta vendo esse decote da blusa, então… ficou todo vermelho nas costas.

Então por hoje será só esse post pessoal, ao longo da semana postarei o dia 2, que ai sim vocês vão ver a praia.. rsrrs Se não o post de hoje ficará muito grande, porque a partir do segundo dia eu tirei fotos, muitas fotos!

Beijos e até amanha Smiley piscando

Nenhum comentário:

Postar um comentário